Lista: 5 motivos para assistir O Homem da Castanha

08/10/2021 - POSTADO POR EM Séries

Ultimamente a Netflix vem investindo bastante em produções de suspense e mistério, como a minissérie Clickbait (2021).

Agora é a vez da produção dinamarquesa O Homem das Castanhas, na qual uma detetive passa a investigar uma série de crimes bárbaros contra mulheres e, perto dos corpos, são encontrados uma bonecos feitos com castanhas secas.

Conferimos a série e vamos mostrar cinco motivos para assistir.

1. Roteiro interessante e inteligente

Uma boa história de detetives e investigações precisa ter no mínimo um bom argumento e acontecimentos que fazem sentido. No caso de O Homem das Castanhas temos exatamente isso, com pistas que vão sendo dadas nos momentos certos e coerentes com o acontecimento. Além disso, a investigadora principal, Naia (Danica Curcic), sabe como conduzir a ação e tem falas bem inteligentes.

O mais interessante é que não tentam inventar a roda, apenas destrincham o argumento principal em seis episódios de cerca de 50 minutos de duração, com vários momentos que deixam o espectador interessado, além de surpreender nas cenas de mistério.

Quanto às cenas dos crimes, tudo é colocado de uma forma onde faz sentido e chega a parecer bem real, inclusive em muitos momentos pode gerar gatilhos em que está assistindo.

Imagem: Divulgação

2. Uma produção estrangeira

Pode parecer pouco relevante, mas o fato de ser uma produção feita fora dos Estados Unidos dá chance ao público de conhecer obras de qualidade em outros eixos. Não é a primeira produção da Netflix feita na Europa, já que Silêncio da Floresta (2020) foi gravada na Polônia com um elenco local e, recentemente, entrou no catálogo do streaming Desaparecido Para Sempre (2021), produzido na França.

Ao que se sabe, a Netflix encomendou mais de 10 adaptações de histórias de mistério e suspense do autor Harlan Coben e, muito provavelmente, devem ser gravadas também pela Europa

Apesar de ainda pouco conhecidas, salvo séries como Dark (2017 – 2020) ou Round 6 (2021), obras estrangeiras não costumam receber tanta atenção no mercado global, porém quanto mais produções como essas forem feitas, maiores as chances de se tornarem populares.

Imagem: Divulgação

3. Protagonismo feminino

O personagem da investigadora Naia não é simplesmente interessante por ser uma mulher em uma posição ocupada na maioria das vezes por homens, mas por ela não ser submissa

Ver o dilema de uma mulher que precisa ser mãe e trabalhar fora de casa de uma forma não romantizada é no mínimo que não se costuma ver por aí. Naia tem uma filha de cerca de oito anos e também é uma detetive brilhante admirada pelos colegas.

Além da investigadora, temos uma ministra de Estado, Rosa (Iben Dorner), que volta ao cargo um ano depois de perder sua filha de forma brutal. Essa personagem tinha tudo para ser sofrida e cheia de lamentação, porém não, temos outra mulher forte em uma posição de chefia, que também precisa se dividir entre o trabalho e o lar. O mais interessante é que não é colocado em nenhum momento que o acontecimento poderia ter sido causado por ela trabalhar fora de casa.

Imagem: Divulgação

4. Reviravoltas

Assim como Clickbait, O Homem das Castanhas é cheio de plot twists, principalmente em momentos que você achava que sabia de tudo, o que garante o interesse do espectador. A melhor parte disso é que são muito bem feitos e geram bons ganchos para os próximos acontecimentos.

Mais uma vez: mérito do roteiro bem construído! É praticamente impossível não querer maratonar para saber logo quem é o assassino e qual sua motivação. Além disso, o tempo parece não passar porque é fácil se envolver justamente com essas reviravoltas da história.

Imagem: Divulgação

5. Final surpreendente

Muita gente acha que o final é a parte mais importante do enredo de uma história, e, de certa forma, é verdade. Quando o fim não é interessante, o espectador tende a ficar frustrado, mesmo que todo o resto da história seja boa.

Bem, em O Homem das Castanhas o final além de ser totalmente inesperado é intrigante e com muita ação, praticamente de tirar o fôlego. 

Até agora não sabemos se a série receberá uma segunda temporada, porém não se preocupe, ela tem um final interessante e que, caso não seja continuado, satisfaz a questão principal. Mesmo assim ainda é possível dar continuidade com pontas sutis que ficaram soltas.

Imagem: Divulgação