Veredito de Round 6

29/09/2021 - POSTADO POR EM Séries

Mais novo sucesso da Netflix, a série sul-coreana Round 6 tem figurado no top 10 da plataforma desde sua estreia e está perto de bater Bridgerton (2020 – ) como a produção original mais vista na história do streaming. Quer saber o por quê dessa fama toda? Confira agora no nosso veredito.

Batatinha frita 1,2,3

Seong Gi-Hun (Lee Jung-jae) é um homem divorciado e que acumula mais e mais dívidas a cada dia. Com medo do que o seu cobrador irá fazer com ele caso não o pague, ele aceita participar de uma série de jogos com outras centenas de pessoas endividadas.

O grupo é encarcerado em um complexo misterioso, onde começam a jogar diversas brincadeiras infantis comuns na Coreia do Sul com o objetivo de ganhar uma bolada em dinheiro o suficiente para nunca mais terem dívidas. O problema acontece quando os jogadores percebem que ser eliminados do jogo custará as suas vidas.

Imagem: Divulgação

Apostando alto

Por trás dessa ideia inicial, que lembra produções como Jogos Mortais (2004), Jogos Vorazes (2012) e Battle Royale (1999); ao envolver os personagens em desafios extremamente arriscados e por motivos obtusos, Round 6 é feliz em apresentar cada vez mais camadas em sua narrativa.

E mesmo que siga Seong Gi-Hun a princípio, a série vai apresentando novos personagens e os seus dilemas a fim de criar empatia com outras pessoas e, consequentemente, fazer com que o público tema por suas vidas.

Além disso, a trama foge do recurso de flashbacks para mostrar o passado desses personagens (algo já bem batido) e consegue abordar esse ponto de uma maneira menos esperada e mais criativa.

Imagem: Divulgação

Tensões e quebras

A narrativa de Round 6 consegue manter o espectador bastante interessado em todos os seus mistérios. Fora o jogo, também acompanhamos inúmeras subtramas que podem nos revelar mais acerca do que está acontecendo ali.

Mesmo conseguindo manter todo esse interesse, ainda assim a série sofre com alguns problemas de ritmo, mostrando cenas que quebram momentos de tensão ou então se alongam mais do que deveriam.

Também podemos perceber certas decisões questionáveis e momentos que exigem um pouco mais da nossa suspensão de descrença, mas nada que comprometa a experiência do público.

Imagem: Divulgação

Veredito

Round 6 consegue ser um grande acerto da Netflix. Mesmo que sua narrativa pareça batida pelas comparações que já informamos, o conteúdo se aprofunda em camadas surpreendentes.

A série toca em pontos diversos como fanatismo religioso, machismo, xenofobia e, principalmente, problemas financeiros. Ela faz você questionar até onde uma pessoa tem capacidade de ir para ganhar dinheiro, mas sem parecer moralista ou “piegas”.

A questão das pessoas ricas e do grande esquema que envolve a execução dos jogos fica mais para o final, mas não deixa de marcar presença. O fim ainda nos deixa com ótimas brechas que podem ser exploradas em uma possível segunda temporada.

Pontos positivos

  • Ótima narrativa
  • Bom desenvolvimento de personagens
  • Abordagem de questões profundas

Pontos negativos

  • Quebra de ritmo
  • Cenas que se alongam mais do que deveriam

Nota: 9,5