Entenda o universo de Duna

18/10/2021 - POSTADO POR EM Filmes E HQs/Livros

Nova adaptação da obra clássica de Frank Herbert, os longas de Duna de Denis Villeneuve têm um elenco de peso e trazem a grandiosa história de ficção científica para as telonas.

Mas, para quem não está familiarizado com a saga criada pelo autor, pode ficar meio perdido com o enredo e os novos termos que vemos nesses filmes. Pensando nisso, trouxemos esse guia com alguns dos conceitos básicos apresentados em Duna para você conferir.

Leia também:

>VEREDITO DE DUNA

>VEREDITO DA GRAPHIC NOVEL DE DUNA

>VEREDITO DE DUNA 2

História da obra

O primeiro livro de Duna (1965), que é a inspiração para os dois longas de Villeneuve, conta uma história que se passa muitos anos no futuro. Na trama a humanidade já expandiu as suas fronteiras para outros planetas, mas eliminou a tecnologia das máquinas por temer que a destruísse.

No início da obra somos apresentados à Casa Atreides, que está sendo enviada para comandar o planeta Arrakis, cujo principal produto é o mélange, especiaria essencial para diversos aspectos da vida naquele universo.

Porém, o lugar é uma armadilha preparada por uma Casa inimiga, os Harkonnen, os antigos comandantes de Arrakis. Nesse meio tempo, o herdeiro dos Atreides, o jovem Paul, começa a se dar conta que a mudança de planeta pode despertar habilidades únicas para ele e representar um caminho sem volta.

Imagem: Parte do elenco da adaptação de Duna (2021)

Quantos livros tem a saga?

Duna é o primeiro livro de uma saga criada pelo escritor Frank Herbert, que é composta por mais cinco continuações: O Messias de Duna (1969), Os Filhos de Duna (1976), O Imperador-Deus de Duna (1981), Os Hereges de Duna (1984) e As Herdeiras de Duna (1985).

Depois da morte do autor o seu filho, Brian Herbert, deu continuidade à saga, expandindo o universo com 12 novas histórias. Porém, muitos dos fãs não consideram esses livros como canônicos e nenhum deles foi publicado no Brasil até o momento.

Imagem: Livros da saga Duna

Principais termos

Por ser uma ficção científica passada muitos anos no futuro e com uma sociedade quase que inteiramente modificada, é natural que Duna use termos que possam parecer estranhos à primeira vista. Não é à toa que o livro vem acompanhado de um glossário no final.

Para que você não estranhe tanto o uso desses termos no longa, vamos explicar aqui alguns dos principais.

Arrakis, ou Duna

Planeta desértico, também conhecido como Duna, é o único produtor de mélange da galáxia, e portanto, um lugar que dá poder imediato a quem o controla. Não possui habitantes nativos, mas é povoado por um grupo que chegou em suas terras há muitos anos: os Fremen.

Imagem: Arrakis na adaptação de Duna

Mélange, ou especiaria

Produto que pode ser coletado unicamente em Arrakis e tem grande valor de mercado por ser amplamente usado para expandir as habilidades dos Mentats. Se ingerido em grandes quantidades tende a causar dependência

Em Duna a especiaria faz parte do ar e por isso seus habitantes possuem os olhos azuis, sem nenhum resquício de branco, característica encontrada apenas nos que consomem regularmente o Mélange.

Shai Hulud, ou vermes de areia

Espécie nativa de Arrakis que costuma viver sob as dunas de areia do planeta. São essenciais na produção do Mélange e muito territorialistas, por isso ao ouvir batidas rítmicas na superfície, os vermes de areia cruzam o deserto em busca dela. Um evento que costuma produzir esse barulho é a extração de especiaria.

Imagem: Verme de areia na adaptação de Duna

Mentat

Classe de cidadãos altamente treinados para realizar feitos supremos de lógica. Funcionam como computadores humanos, servindo de conselheiros e comandando as viagens espaciais. Utilizam o Mélange para expandir suas habilidades.

Fremen

As tribos livres de Arrakis e habitantes do deserto, sendo os únicos que possuem real habilidade de sobreviver lá. Não são originários do planeta, mas viveram por lá tempo o suficiente para se considerarem nativos

Possuem técnicas, roupas e acessórios que os permitem sobreviver ao clima desértico. Também são dotados de olhos completamente azuis, sem nenhum resquício de branco, por conta da exposição constante à especiaria.

Imagem: Zendaya como Chani, do povo Fremen, na adaptação de Duna

Sardaukar

Companhia de guerreiros extremamente hábeis e fanaticamente devotos ao imperador. No universo de Duna não há força militar capaz de rivalizar com os Sardaukar, dessa forma os Imperadores Padishah lançam mão desse recurso sempre que seu reinado está ameaçado.

Bene Gesserit

Como são chamadas aquelas que passaram por uma antiga escola de treinamento físico e mental. Só são treinadas mulheres nessa entidade, que ganham habilidades sobre-humanas, podendo reconhecer até os mínimos sinais emitidos por uma pessoa e com um alto controle próprio. 

São colocadas em posições estratégicas nessa sociedade, como concubinas ou esposas de grandes líderes, para fins de manipulação. Muitas vezes são chamadas de bruxas por outras pessoas.

Imagem: Rebecca Ferguson como Lady Jessica, uma Bene Gesserit, na adaptação de Duna

Kwisatz Haderach

Seria a versão masculina de uma Bene Gesserit, com poderes mentais e orgânicos que viriam a unir o espaço e o tempo. A irmandade busca chegar até essa pessoa por meio de aprimoramento genético

No início de Duna, a Reverenda Madre, líder das Bene Gesserit, levanta a hipótese de Paul ser o Kwisatz Haderach, o submetendo ao teste do Gom Jabbar.

Muad’dib

Nome do rato-canguru adaptado a Arrakis, uma criatura mística para a mitologia Fremen, os muad’dibs são vistos como guias para o povo nativo, que batiza o profeta de suas crenças com o nome do animal. Ao ser resgatado pelos Fremen após um golpe, Paul adota o nome Muad’dib, solidificando seu status divino na tribo.

Imagem: Timothée Chalamet como Paul Atreides na adaptação de Duna

Gom Jabbar

Usado no um rito de passagem das Bene Gesserit, o Gom Jabbar é um poderoso veneno usado no teste a qual todas as aprendizes da ordem são submetidas antes do início de seu treinamento. Uma simples gota pode matar instantaneamente um ser humano adulto.

Treinado por Lady Jessica nas doutrinas das Bene Gesserit, Paul é um dos primeiros homens em séculos a ser testado pela ordem.

Lisan Al-Gaib

Seu nome significa “A Voz do Mundo Exterior”. Nas lendas dos Fremen é um profeta que virá de outro planeta para salvar o povo nativo, trazendo água e prosperidade para o planeta deserto de Arrakis.

Quando Paul chega a Arrakis e, posteriormente, se junta aos Fremen, a tribo passa a acreditar que ele seja esse profeta.