Crunchyroll: saiba tudo sobre o streaming de mídia asiática

13/04/2020 - POSTADO POR EM Animes / Mangás

A Crunchyroll é um serviço norte-americano focado na transmissão online de conteúdo asiático tais quais anime, doramas, games e mangás. O site foi fundado em 2006 por um grupo de amigos graduados na Universidade de Berkley, e hoje possui escritórios em São Francisco e Tóquio, além de ser membro da Associação Japonesa de Animações (AJA).

A empresa, mesmo com restrições de licenciamento das distribuições, nos quais nem todos os conteúdos estão disponíveis em todas as regiões, oferece mais de 1000 títulos de séries asiáticas (animes e dramas, além de títulos em mangás). E em 2017 passou de um milhão de inscritos pagantes.

Atualmente, a Crunchyroll também é responsável pela distribuição da Kodokawa nos Estados Unidos, editora japonesa responsável por títulos como “Tenshi Muyo” e “Neon Genesis Evangelion”, além de parcerias com os estúdios americanos Funimation (Dragon Ball Z) e NBCUniversal. Em 2019, após uma reestruturação, o serviço passou a fazer parte da Warner Bros.

Como funciona?

Explicando de uma forma simples, a Crunchyroll pode ser chamado de “Netflix para Otakus”, por isso, para acessá-lo você precisa de um login e senha. Dentro do sistema você pode escolher a legenda que desejar e o áudio original, lembrando que a disponibilidade varia de acordo com o conteúdo. Você pode ingressar na plataforma de duas maneiras:

  • Grátis: Com conteúdo limitado, qualidade de 480p e propagandas no decorrer dos episódios, além de uma limitação ao catálogo e a data de acesso aos episódios.
  • PREMIUM: Por uma taxa mensal de R$ 24,90, o conteúdo se torna ilimitado, qualidade 1080p, sem propagandas, sem limitações ao catálogo e data de acesso. Além disso, os 14 primeiros dias são gratuitos.

Além disso, é possível organizar sua lista de animes, escrever comentários e resenhas sobre as produções e os episódios, além de interagir com outros usuários. A Crunchyroll, além do site, também possui um aplicativo compatível com sistemas Android, iOS (iPhone) e SmartTV.

Foto: Divulgação

Catálogo e diferencial

O principal diferencial da Crunchyroll para as demais plataformas de streaming que possuem conteúdo asiático em seu catálogo está na quantidade. Com mais de mil títulos, o usuário pode acessar um grande número de animes disponíveis em seu país com lançamento simultâneo (desde que possua assinatura PREMIUM), ou logo após seu lançamento. Além de também ter à disposição outros tipos de produções, como mangás, games e doramas. 

Alguns exemplos de títulos disponíveis no serviço são “My Hero Academia”, “Haikyuu!!”, “Black Clover”, “Boruto: Naruto Next Generations”, “Toradora!”, entre outros. Além disso a Crunchyroll iniciou a produção de animes originais, visando o lançamento de oito produções para 2020, o primeiro, “In/Spectre”, já está liberado na plataforma e o segundo, “Tower of God” está com seus episódios sendo lançados semanalmente. O restante das animações segue ainda sem data de previsão.

Foto: Divulgação

Anime Awards

Desde 2017, a Crunchyroll também é responsável por realizar o Anime Awards (ou Crunchyroll Anime Awards), que seleciona os melhores do ano. Os juízes são escolhidos por diversas partes do mundo, e em cada categoria são selecionados seis animes indicados. Essa lista é disponibilizada para o público de forma online para sua escolha. No ano de 2019, o vencedor como Melhor do Ano foi “Demon Slayer”, e você pode conferir o nosso veredito da produção aqui.

Foto: Divulgação