Veredito de Meu Pai

09/04/2021 - POSTADO POR EM Filmes E Oscar

Quem aí já começou a se preparar para o Oscar 2021? Um dos grandes indicados à premiação é o filme Meu Pai, que figura em 6 categorias, incluindo Melhor filme, Melhor ator para Anthony Hopkins e Melhor atriz coadjuvante para Olivia Colman.

O longa chega aos streamings Now, Itunes, Sky Play, Vivo Play e Google Play hoje, dia 9 de abril. Veja agora tudo o que achamos sobre a produção.

Relação pai e filha

Anthony (Anthony Hopkins) é um homem idoso de 81 anos que mora sozinho em um apartamento em Londres. Por causa da idade avançada, sua filha Anne (Olivia Colman) tenta ajudar sua rotina contratando cuidadoras para ele. Mas devido à sua forte personalidade, Anthony não aceita nenhuma delas.

Em um determinado momento, Anne precisa se mudar para Paris e não pode deixar seu pai sozinho. Então ela tenta novamente outras cuidadoras, que recebem mais resistência ainda de Anthony. Ela procura então incansavelmente convencer seu pai, sempre de uma forma extremamente carinhosa, a aceitar ajuda.

Além da idade avançada, Anthony passa a ter problemas de saúde, o que preocupa mais ainda a filha. Enquanto isso, o pai demonstra muito sofrimento só de imaginar ter que se distanciar da primogênita. 

Imagem: Divulgação

Sutileza nos detalhes

Meu Pai certamente é um daqueles filmes que você precisa assistir com muita atenção, mas que consegue prender o espectador. Com um enredo muito bem construído, sem muitas firulas e extremamente elegante, o longa encanta por contar um drama comum a diversas famílias de uma forma cuidadosa e que traz a visão da situação dos dois lados.

O envelhecimento como tema no cinema não é novidade, envelhecer sempre será atual e pode ser contado de formas diferentes. É impossível escolher apenas um lado, a todo o  momento somos levados a ser empáticos tanto à Anne, quanto a Anthony. Ainda nos primeiros vinte minutos, começamos a derramar uma lágrima (ou pelo menos ter vontade), justamente pela identificação que temos com algum dos personagens.

Anthony e Anne vivem uma espécie de dança, onde o tempo todo eles estão “trocando de papel”, já que o suposto curso natural da vida é que os filhos sejam cuidados pelos pais, mas sabemos que nos anos derradeiros isso pode mudar.

Imagem: Divulgação

Atuações

O filme é relativamente curto, cerca de 97 minutos de duração, porém o roteiro deu espaço para todos os atores entregarem o máximo dos seus personagens. É claro que precisamos reconhecer todo o talento de Olivia, conhecida por The Crown (2016 – ), e sua expressividade que ultrapassa as telas e toca nossas almas. 

Quanto a atuação de Anthony Hopkins, é simplesmente ver o quão sublime e emocionante são suas cenas, em especial os momentos em que suas falas são longas e, ao invés de tirar a nossa atenção, faz a gente ficar mais vidrado. Tudo que senti falta do ator em Dois Papas (2019), somos presenteados neste enredo.

Preciso também chamar atenção para a forma como a narrativa evita clichês e trabalha com inúmeras metáforas. Aliás, o formato do filme é bem metafórico, o que exige mais atenção do espectador.

Imagem: Divulgação

Veredito

Surpreendentemente, o filme é dirigido por um estreante no mundo do cinema, o francês Florian Zeller. Posso afirmar com toda certeza que o diretor fez uma grande estreia e é alguém em quem ficar de olho futuramente, principalmente porque o longa faz a utilização em certos momentos de uma linguagem muito comum no teatro

Esse fato se deve a, originalmente, a trama ser uma peça de teatro, que também foi escrita por Florian e inclusive chegou a ser apresentada aqui no Brasil.

Normalmente, filmes com curta duração correm o risco de deixar alguma parte importante do roteiro de fora ou não sanar todas as dúvidas de quem está assistindo. Aqui temos um exemplo do contrário. O longa foi cirúrgico e deu o devido tempo para cada personagem, com o desenvolvimento necessário e termina com um desfecho condizente.

As atuações são excepcionais, não à toa as indicações dos protagonistas ao Oscar. Além dessas categorias e da principal da noite, o longa também está indicado em Edição, Design de Produção e Roteiro Adaptado. Creio que Meu Pai tenha chances em Melhor ator e Roteiro, já que são os principais pontos fortes do filme. O texto permite que Anthony dê o melhor de si, além de tentar explorar o seu talento ao máximo.

Pontos positivos

  • Excelente atuações
  • Roteiro interessante
  • Narrativa fluída e inteligente
  • Sutileza nos detalhes da trama

Ponto negativo

  • Não é um filme para qualquer espectador, exige que quem esteja assistindo se dedique a prestar atenção.

NOTA: 10