Veredito de Marty Supreme

22/01/2026 - POSTADO POR EM Filmes

Timothée Chalamet produz e estrela Marty Supreme, filme que acaba de chegar aos cinemas. Com uma divulgação bastante agressiva, o longa recebeu 9 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator. Mas será que o filme é realmente bom? Já conferimos Marty Supreme e contamos a seguir nossas impressões.

Enredo

Marty Mauser (Timothée Chalamet) é um jovem golpista norte-americano que tenta arrecadar dinheiro para poder jogar pingue-pongue e participar de campeonatos com os melhores jogadores do mundo. Seu grande objetivo é mudar sua realidade, deixando para trás a vida de simples vendedor de sapatos na loja do tio.

Marty Supreme adapta a história de vida do jogador Marty Reisman. O roteiro é dinâmico e conduz a narrativa de forma rápida, concisa e direta. Somado a isso, o filme foi rodado em 35mm, o que confere ao enredo uma sensação de aconchego e ajuda a construir a aura do protagonista: alguém que, apesar de tudo, merece vencer na vida. Isso faz com que o espectador não tenha outra alternativa senão se sentir empático com o personagem.

Timothée Chalamet entrega uma interpretação memorável. Ele se doa completamente ao papel, a ponto de esquecermos que estamos vendo um ator interpretando um personagem. O papel caiu como uma luva, não apenas fisicamente, mas também pelo estilo de atuação e pela entonação vocal, que se encaixam perfeitamente. Como resultado, Chalamet recebeu diversas indicações a prêmios importantes, incluindo o Oscar e o Globo de Ouro, saindo vencedor em algumas dessas premiações.

Um pouco da história real

Marty Reisman nasceu em 1930, em Nova Iorque, em uma família simples de judeus. Após sofrer uma espécie de colapso emocional, encontrou no pingue-pongue uma forma de superar seus traumas. Aos treze anos, venceu seu primeiro campeonato, uma competição municipal júnior.

Apesar do talento, chegou a ser contratado para perder partidas em um clube de luxo na Broadway. Ainda assim, conquistou três medalhas no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa, na categoria individual.

Marty tornou-se o jogador mais velho a vencer um campeonato de pingue-pongue, aos 67 anos, em 1997. Pelo grande destaque no esporte, assumiu a presidência da Associação Norte-Americana de Tênis de Mesa, cargo que ocupou até 2012, ano de sua morte.

Veredito

Marty Supreme é um filme empolgante, com um roteiro dinâmico e muito bem executado. A adaptação joga luz sobre uma história pouco conhecida e, no mínimo, curiosa. Tudo é feito com bastante cuidado para deixar o espectador o mais imerso possível na narrativa, o que conta muitos pontos a favor do longa.

A montagem contribui para tornar a história mais envolvente, assim como a trilha sonora. Ainda assim, trata-se de um bom filme que dificilmente será lembrado no futuro, por não apresentar algo realmente marcante ou inovador.

Timothée Chalamet constrói um personagem que, apesar de sua trajetória tortuosa, gera empatia imediata no público. Além disso, as cenas de pingue-pongue são coreografadas de forma praticamente hipnotizante e exigiram grande entrega física do ator.

Pontos positivos:

  • Montagem
  • Roteiro
  • Enredo
  • Timothée Chalamet

Nota: 10