Veredito de Trek To Yomi

07/05/2022 - POSTADO POR EM Jogos
Post thumbnail

Não demorou muito e aqui estamos para falar sobre o novo lançamento da Devolver Digital: Trek to Yomi, que está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X e Microsoft Windows.  O título se inspira nos clássicos filmes de samurai pós-guerra, para contar uma história sobre deveres e promessas, bem ao estilo Ghost of Tsushima (2020)

Vem com a gente e confira o que achamos do jogo!

História cativante 

Assim como na história de Jin Sakai, o nosso protagonista de Trek to Yomi, Hiroki, passa por um enorme trauma e busca vingança para se redimir, tendo que fazer escolhas duras entre dever e honra. Afinal, todo bom samurai deve seguir o código de conduta, e quebrá-lo nunca é uma opção fácil. 

A narrativa foi desenvolvida sobre dois pilares importantes: o Japão do Período Edo (1603 – 1868) e a mitologia xintoísta, com ambientação repleta de conflitos e mortes. Para quem não sabe, a crença xintoísta acredita que os deuses estão em toda parte, habitando cada árvore ou, até mesmo, rocha. E parte da história explora essa crença por meio de contos sobre os espíritos ancestrais kami do nosso herói.

Não há como negar que Trek to Yomi gera um efeito “nostálgico” perante tanta coisa da cultura oriental. Diversos elementos chamaram a minha atenção logo no primeiro trailer, como película preto e branco, samurais, dojo e guerras. Muito do material foi inspirado nas exposições do museu Edo em Tóquio, e ainda contaram com ajuda de experts japoneses nativos para garantir que tudo estivesse fiel.

De modo geral, a história apresenta uma experiência bastante imersiva e coerente ao que se propõe, mesmo que seja um pouco clichê e repita muita coisa já vista em filmes. A duração da campanha deve ir de 5 a 7 horas, dependendo da habilidade do jogador em derrotar os inimigos. Porém, como não estamos falando de um jogo de preço cheio, o conteúdo está mais que suficiente para o valor cobrado, que pode variar de R$ 37,99 até R$ 104,90 nas lojas online.

Veredito de Trek To Yomi
Imagem: Divulgação

Gameplay divertido 

Aqui, temos um gameplay simples mas satisfatório. Basicamente, é possível realizar ataques leves, ataques pesados, bloqueios e disparar armas de longo alcance. Um inimigo comum, por exemplo, pode ser finalizado com apenas dois ataques leves. O desafio em si está no momento da execução dos golpes, onde o jogador necessita encontrar uma abertura na defesa do oponente para desferir cortes com sua katana

A dificuldade aumenta um pouco quando o embate acontece contra chefões. Aí, nada é tão simples,  e não adianta só apertar os botões de forma aleatória. É preciso ter calma e paciência para executar os ataques com precisão, pois caso contrário não acertará nenhum golpe e morrerá em segundos. É simples assim! (rsrs)  

Outro ponto importante que precisamos comentar é a linearidade. O jogador sempre estará indo para frente e nunca há muito espaço para exploração. O lance é seguir, matar inimigos e pegar checkpoints. Neste aspecto, a Devolver Digital poderia dar a oportunidade do jogador em viver mais esse mundo tão rico de elementos. Tipo: seria massa ter um mapa para ir e voltar quando quiser, tanto para coletar colecionáveis quanto para comprar equipamentos. 

Inclusive, o jogo carece de personalização do personagem, árvore de habilidades e equipamentos. A falta desses elementos impossibilita criar novos golpes e dinâmicas recompensadoras. Ghost of Tsushima tem muito a ensinar para Trek to Yomi.

Veredito de Trek To Yomi
Imagem: Divulgação

Gráficos e trilha 

Talvez o ponto mais alto do jogo seja o estilo preto e branco aplicado em 2D. O título foi desenvolvido usando a Unreal Engine 4 e garantiu cinemáticas belíssimas e gameplay encantador. Simplesmente, não temos o que falar de ruim, apenas parabenizar pelo excelente trabalho da Devolver Digital

A trilha sonora não fica para trás, e brilha de igual para igual com o visual. O timbre da espada e o barulho de madeira queimando são alguns exemplos do que podem ser ouvidos com realismo na história de Hiroki.

Veredito de Trek To Yomi
Imagem: Divulgação

Veredito

Trek to Yomi vale a pena? Vale demais, principalmente para quem ama a cultura japonesa. Mesmo com história clichê e pouca personalização do personagem, o jogo consegue empolgar e divertir com sua gameplay cheia de ação e desafio. Independente da plataforma, você vai gastar um valor justo para conhecer as dores e dilemas de Hiroki. O título é uma ótima pedida para finalizar no final de semana! 

Pontos positivos

  • História cativante 
  • Gráficos sensacionais 
  • Trilha encantadora 

Pontos negativos

  • Gameplay simples 
  • Ausência de personalização 
  • Muito linear e pouca exploração

NOTA: 8