Veredito de Riders Republic

02/11/2021 - POSTADO POR EM Jogos

Após o sucesso estrondoso de Among Us e Fall Guys, chegou a vez da Ubisoft apostar em jogos sociais com o lançamento de Riders Republic para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series S/X

O título de esportes radicais é o que chamamos de Massive Multiplayer Playground (MMP). Basicamente, você pode explorar um mapa enorme com sua bike junto com milhares de jogadores, tudo ao mesmo tempo. Pode parecer um caos, mas é bastante divertido.

Confira agora o que achamos de Riders Republic! 

Esportes e suas experiências 

Como estamos falando de um jogo de esportes radicais, a primeira coisa que precisamos mencionar são as modalidades exploradas. Ao todo, são três: esportes de bicicleta (Mountain Bike), esportes da neve (Ski e Snowboard) e esportes aéreos (Wingsuit e Rocket Wingsuit). E claro, cada uma tem suas particularidades e desafios. 

Você pode escolher a modalidade que tiver mais afinidade para construir sua carreira profissional em uma das opções: Bike Race, Bike Tricks, Snow Race, Snow  Tricks e Air Sports. Na minha experiência, tive mais afinidade com os esportes da neve e da bicicleta.

É marcante a sensação de pilotar sua bike e fazer altas manobras enquanto salta de um penhasco. O medo é constante até aterrissar e conseguir a desejada pontuação perfeita. Se cair um pouquinho fora da pista e “tremer”, já sabe que vai pontuar bem menos. 

Como joguei o título da Ubisoft no PS5, confesso que tive uma frustração em relação às funções do DualSense. Diferente de Far Cry 6, Riders Republic não possui funções para os gatilhos e nem vibrações diferenciadas, então é como se você estivesse jogando ainda na geração passada de consoles. 

Seria perfeito se o estúdio tivesse investido nessa função, para que quando a gente estivesse numa estrada de areia, por exemplo, fosse possível sentir o caminho esburacado, igual aconteceu em Far Cry 6. Infelizmente, a Ubisoft perdeu a oportunidade de deixar essa experiência mais imersiva. 

Imagem: Divulgação

Um mundo aberto daqueles

Uma coisa é certa: não há o que reclamar da dimensão desse mundo aberto. O mapa é simplesmente enorme e repleto de atividades. Você pode percorrer tudo e ainda aproveitar para treinar manobras radicais, coletar colecionáveis, comprar novos equipamentos e tirar fotos belíssimas, além de fazer missões e participar de competições

Para você ter uma noção, o mundo é dividido em SETE regiões totalmente diferentes, com clima árido, gelado e tudo mais. Temos: Mammoth Mountain, Yosemite Valley, Grand Teton, Sequoia, Bryce Canyon, Zion e Canyonlands.

E digo mais, existem locais onde é possível praticar todos os esportes. É sério, você vai encontrar competições alucinantes que necessitam de maestria na bike, snowboard e wingsuit. A parada é radical! 

E o multiplayer? 

É aquela coisa, né. Você está explorando as regiões e sempre tem gente ali perto fazendo alguma coisa, seja uma manobra espetacular ou caindo dos penhascos (rsrs). Essa dinâmica deixa tudo mais divertido e, principalmente, vivo. 

Agora, focando no multiplayer, é possível desafiar um amigo em partidas privadas tradicionais no modo Versus, ou no modo Vale Tudo, onde você compete com doze jogadores do mundo todo. 

Independente da opção desejada, não vai faltar desafio ou rival para superar. É incrível como tem gente que joga melhor que você, parece até bruxaria. Por isso, é o que sempre digo: o brasileiro não tem um minuto de paz. Tem horas que você é muito humilhado e tem horas que você é menos humilhado (rsrs). E tá tudo bem, tá tudo radical! 

Imagem: Divulgação

Patrocinadores reais

Para quem é fã de jogos de esportes radicais, já está acostumado com a presença de patrocinadores. Em Riders Republic, tem grandes marcas que vão lhe ajudar a ganhar dinheiro e equipamentos raros, como Red Bull, Ford e Canyon

Cada patrocinador tem seus requisitos e você deve obedecer se desejar crescer na carreira esportiva. Não tem muito mistério, se você quer focar no ciclismo, é só seguir as necessidades da Canyon, por exemplo. 

Imagem: Divulgação

Veredito 

Riders Republic é um bom jogo para quem ama esportes. Não vai faltar coisas para fazer nesse mundo aberto criado pela Ubisoft, desde tirar fotos de manobras radicais até encontrar colecionáveis raros. 

O jogo peca apenas em pontos básicos que já foram estabelecidos em títulos anteriores que saíram para a nova geração. A ausência de funções relacionadas ao gatilho do DualSense é frustrante, e também não temos a tradicional dublagem em português.  

Apesar disso, o título se mostra competente e faz uma entrega satisfatória para o segundo semestre de 2021. E aí, vai encarar Riders Republic

Imagem: Divulgação

Pontos Positivos:

  • Mundo aberto interessante 
  • Modo online competitivo 
  • Modalidades perfeitas 

Pontos Negativos:

  • Versão de PS5 não utiliza os gatilhos 
  • Jogo apenas legendado, sem a dublagem tradicional da Ubisoft

Nota: 8,5