Análise de Call of Duty: Modern Warfare 2

23/10/2022 - POSTADO POR EM Jogos
Post thumbnail

Após o sucesso estrondoso de Modern Warfare I (2019), a nova era de Call of Duty está chegando e se chama Modern Warfare 2! O jogo será lançado no dia 28 de outubro para PC, PS4, PS5, Xbox Series X|S e Xbox One, mas quem comprou na pré-venda já pode jogar toda a campanha. 

Esta análise será focada somente sobre o que achamos do modo história e não terá nada de multiplayer online. Vale falar que recebemos uma cópia do jogo pela Activision e agradecemos pela parceria. 

Confira agora o que achamos do MW II

Ajude o Roteiro Nerd e contribua com até R$ 1.

>> Leia também a Análise de Dragon Ball The Breakers

História marcante

Antes de qualquer coisa queria falar que sempre fui mais fã do modo campanha do que propriamente do multiplayer online. Normalmente quando compro um jogo na pegada de COD, compro pela história em si e não pelo online. Então, será o modo história que vai definir se a minha experiência foi positiva ou negativa dentro de um jogo. 

Para a minha surpresa Modern Warfare 2 possui a maior história de toda a franquia. Temos 17 missões ao redor do mundo que podem render entre 6 e 10 horas de gameplay. Isso permitiu que os diretores e produtores pudessem construir uma narrativa rica em detalhes sem nenhum tipo de pressão.

Infelizmente ainda é normal encontrar jogos de guerra em primeira pessoa onde a história é corrida e nunca fica em primeiro plano. Tudo é motivado pela ação e poucos são os diálogos e cutscenes, o que impede uma construção de uma relação afetiva com o público. Isso pode ser visto até mesmo dentro da franquia de COD, como Call of Duty: WWII (2017).

Porém, em Modern Warfare 2, conseguimos ver com clareza uma narrativa bem construída com personagens carismáticos e plot twist arrepiante. Ghost, Soap, Gaz, Laswell, Capitão Price e Alejandro Vargas estão ótimos e todos possuem seu momento de tela. Não é à toa que o jogo ultrapassa a duração padrão de 3 ou 4 horas, pois cada personagem tem tempo para se desenvolver e crescer dentro da trama. 

Sem dúvida alguma esta é a melhor campanha da franquia, pois equilibra perfeitamente a história com elementos de ação e aventura. A partir de agora, este deve ser o padrão que a Activision deve seguir. Não queremos mais narrativas vazias e muito menos curtas! 

Gameplay alucinante

Durante toda a jornada, você vai se deparar com diferentes tipos de fase, e talvez este seja um dos pontos que mais brilhe em Modern Warfare 2. É visível a preocupação da equipe de desenvolvedores de garantir uma experiência rica para os jogadores. O título reúne momentos como comandar sistema de mísseis de avião, dirigir carros para combater terroristas, invadir sistema de câmeras, explodir tanques e, até mesmo, mergulhar em portos europeus. 

Quando falo isso, você deve estar se perguntando se faz sentido ou não para trama, e só posso te dizer uma coisa: faz todo o sentido. Nenhuma missão é aleatória ou jogada no meio da narrativa. Por isso parabenizo a Activision por garantir esse equilíbrio entre história e ação, que ninguém até então tinha alcançado com tanta maestria no mercado. 

Mesmo tendo muitas missões, a duração de cada uma é longa e bastante satisfatória. Não espere passar menos que 40 minutos, e dependendo da dificuldade e habilidade o tempo ainda pode aumentar. Nunca foi tão satisfatório acabar com o terrorismo pelo mundo!  

Experiência de nova geração

Modern Warfare 2 foi feito para jogar nos consoles de nova geração. Nenhum PS4 ou Xbox One será capaz de captar e exibir a beleza do fotorrealismo aplicado pela Activision. É assustador o quanto bonito estão os cenários, chegando a causar uma confusão na cabeça da pessoa: isso é real ou um jogo?? Tive esse questionamento várias vezes, principalmente por conta do efeito de iluminação. Não é coincidência que a missão sediada em Amsterdã ganhou destaque nas redes sociais. 

Como tive a oportunidade de jogar no PS5, foi possível testar todas as funcionalidades do controle DualSense e do fone de ouvido Pulse 3D. Os gatilhos adaptáveis e as vibrações são sensacionais, e tornam a experiência muito mais imersiva. Para você ter uma noção, cada arma tem seu peso no gatilho e imprime uma noção quase que real do sentimento de realizar um disparo. 

Ao somar isso com o Pulse 3D, o jogador fica completamente entregue ao universo de COD, já que o acessório trabalha e distribui corretamente os sons e barulhos dos ambientes. Você consegue ouvir de qual direção o tiro ou a voz do adversário vem. Por exemplo: No meio de uma guerra, saber de onde o tiro vem é importante para tomar ações imediatas e prevenir a morte. 

Imagem de divulgação de Call of Duty: Modern Warfare 2

Veredito

Se você leu todo o texto e chegou até aqui, está claro que Modern Warfare 2 é um excelente caminho para a nova era de Call of Duty. O jogo da Activision dá uma aula no mercado ao criar uma campanha envolvente com personagens carismáticos sem deixar a ação de lado. 

A nova geração de consoles foi muito bem aproveitada, e entrega a experiência mais sólida para os jogadores. O momento finalmente chegou e agora você só saberá o que é COD de verdade se tiver um PS5 ou Xbox Series X|S!

Imagem de divulgação de Call of Duty: Modern Warfare 2
Imagem de divulgação de Call of Duty: Modern Warfare 2

Pontos positivos:

– História marcante

– Missões surpreendentes

– Gameplay desafiador

– Gráficos com fotorrealismo

– DualSense e Pulse 3D dão um show a parte 

Pontos negativos:

– O jogo tem fim (rsrs) 


NOTA: 10/10