Veredito de Assim Você me Mata

21/04/2022 - POSTADO POR EM HQs/Livros
Post thumbnail

Assim Você me Mata é um livro da autora estadunidense Karen M. McNaus, nome responsável também por Um de Nós está Mentindo – obra que o Roteiro Nerd já fez um veredito especial que você pode encontrar aqui.

Seguindo a mesma vibe de suspense, o livro foi publicado no Brasil pela Editora Galera, do Grupo Editorial Record. Confira a seguir a nossa opinião!

Fazendo coisa errada, em uma péssima hora

“As pessoas estão falando absurdos dela.”

Pag 104, cap8

O livro tem um início (e até enredo) muito semelhante a Um de Nós está Mentindo, mesmo que não seja uma continuação, só que dessa vez, são três estudantes fazendo coisa errada, em uma péssima hora. Ex-amigos do fundamental, Cal, Ivy e Mateo são os protagonistas que tiveram seus caminhos completamente separados na entrada do colegial.

Acontece que o destino aparentemente queria pregar uma peça neles. Um dia, não tendo muito o que fazer, o trio resolve matar aula depois de um dia que eles gostariam de esquecer na escola… Até que o que estava ruim, acaba se tornando pior, quando eles seguem outro colega (que também estava matando aula) até o local de sua morte.

Imagem: Divulgação

Já li esse livro antes

“- Como é? – Cal pisca enquanto Ivy abre a agenda.- Calma aí. Isso é… Vocês… Foram vocês que roubaram a bolsa dela?”

Pag 153, cap 11.

Se você acabou de terminar outro livro da autora, e engata em Assim Você Me Mata, tem a clara noção de que parece já ter lido aquele livro antes – isso porque as semelhanças com Um de Nós Está Mentindo são inescapáveis de comparação. O início lento, a unidade na voz (mesmo que agora sejam apenas três e não seja tão sutil a mudança do narrador), até mesmo os protagonistas e o foco da história trazem ao leitor a sensação de que já conhece essa história.

Contudo, é justo apontar que há sim uma melhora na escrita. Notamos não apenas um aumento gradual do suspense, como a personalidade dos personagens também parece melhor desenvolvida. Mesmo que seja bom deixar isso claro, o leitor pode ainda sim confundir a obra com outros títulos de Karen.

Imagem: Divulgação

Veredito

“- Você estava com a cabeça no lugar quando resolveu vender drogas?- rebato.”

Pag 203, Cap 15.

Mais uma vez, o público do livro é para quem gosta de um suspense adolescente bem cheio de clichês e sem grandes surpresas. Previsível é a melhor forma de descrever o desenrolar da história, mesmo que possa tentar surpreender quem o lê (mas acaba falhando por não saber entregar melhores conflitos). Por fim, a indicação é adequada para os leitores de romance que curtem tramas e narrativas simples.

Pontos positivos

  • Melhora da escrita
  • Escrita simples

Pontos Negativos

  • Muito semelhante a outra obra
  • Previsível 
  • Início lento

Nota: 6.5