Veredito de Pisque Duas vezes

22/08/2024 - POSTADO POR EM Filmes

Zoë Kravitz faz sua estreia na direção com o novo thriller feminista Pisque Duas Vezes (2024), estrelado por Naomi Ackie e Channing Tatum. Assistimos ao filme e falaremos nossas impressões.

Aviso: o longa contém gatilhos de violência sexual.

Enredo

Frida (Naomi Ackie), uma garçonete comum, decide se infiltrar em uma festa luxuosa, onde conhece Slater King (Channing Tatum), um bilionário que optou por uma vida mais tranquila ao comprar uma ilha remota

King convida Frida para passar um tempo em sua ilha com seus amigos, mas ela não imaginava as coisas estranhas que aconteceriam lá.

Imagem: Divulgação

Nas teias do bilionário

O enredo do filme é instigante, com um plot que inicialmente parece inverossímil, mas que ganha sentido ao refletirmos sobre como bilionários da vida real já chegaram a se aproveitar de sua posição para assediar mulheres. 

Entretanto, o roteiro apresenta alguns furos que deixam questões importantes em aberto. Ainda assim, o longa triunfa em grande parte devido às decisões visuais da direção, que ajudam a preencher essas lacunas.

As personagens femininas são muito interessantes, com o filme conseguindo desenvolver de forma satisfatória a trama de cada uma, mesmo com o estereótipo da “loira burra” sendo revisitado. A protagonista Frida, no entanto, fica em segundo plano em comparação à coadjuvante Sarah (Adria Arjona), que tem uma história de fundo mais intrigante e bem trabalhada. Outra coisa bem relevante é como a sororidade feminina é abordada, sem frescuras ou falsidades.

Imagem: Divulgação

De atriz a diretora 

Zoë Kravitz, filha do cantor Lenny Kravitz e da atriz Lisa Bonet, iniciou sua carreira em 2007 com papéis em grandes filmes como Sem Reservas (2007) e Valente (2007). Ela ganhou mais notoriedade na mídia ao protagonizar a série Big Little Lies (2016-) da HBO, e talvez seu papel mais conhecido seja o de Mulher-Gato em Batman (2022).

Na direção de Pisque Duas Vezes, Zoë demonstra inteligência ao optar por planos abertos e closes em momentos de tensão. O uso da câmera, que avança e recua em cenas específicas, é o maior trunfo do filme. Para uma estreia, ela superou todas as expectativas.

Imagem: Divulgação

Veredito 

Pisque Duas Vezes é um thriller envolvente que apresenta o feminismo de forma direta, sem exageros. O enredo acerta ao destacar a sororidade feminina, sem cair em romantizações. Infelizmente, o roteiro peca ao deixar pontas soltas que são importantes para a trama fluir.

O elenco entrega ótimas performances, com destaque para Adria Arjona, que poderia ter caído no estereótipo com sua personagem, mas optou pelo caminho mais difícil e deu personalidade a ela.

Pontos positivos:

  • Elenco 
  • Direção 
  • Plot

Ponto negativos:

  • O roteiro deixa furos importantes para o desenrolar da trama

NOTA: 8,5