Veredito de Assassino por Acaso

12/06/2024 - POSTADO POR EM Filmes

Que tal um filme de assassino que mistura comédia e romance? Parece algo impossível, mas o novo longa do diretor Richard Linklater (Boyhood), Assassino Por Acaso (2024), tem exatamente esses ingredientes. Conferimos o longa e vamos contar nossas impressões.

Enredo 

Um tímido e solitário professor universitário, Gary (Glen Powell) começa a fazer “bicos” em operações da polícia para capturar bandidos ao se passar por um assassino de alugar. 

Até que, fazendo um desses trabalhos, ele conhece Madson (Adria Arjona), uma mulher que quer o contratar para matar o marido abusivo. Encanto pela moça, Gary fica divido entre seguir o protocolo da polícia ou realmente ajudá-la a eliminar o homem.

Imagem: Divulgação

Diversão em cena

O roteiro do filme é eficaz, conseguindo entreter e divertir o espectador por meio de um humor aplicado de forma inteligente, mas não inovadora. O ritmo da trama é fluido e evita digressões desnecessárias, mas a apresentação do personagem principal no primeiro ato é um pouco arrastada. Algumas soluções para os problemas apresentados são bastante óbvias, mas, surpreendentemente, funcionam dentro do universo criado.

É interessante notar como Powell sustenta bem o papel de protagonista. Ele explora de forma crível todas as nuances de Gary, desde seu comportamento tímido até sua versão assassina, que é extrovertida e confiante. Isso faz o espectador acreditar que essas personalidades se complementam, refletindo quem ele é e quem ele deseja ser.

Imagem: Divulgação

História real

Por incrível que pareça, Assassino por Acaso é baseado em uma história real. Em 2001, um artigo publicado no Texas Monthly pelo jornalista Skip Hollandsworth apresentou Gary Johnson, um falso assassino que conseguiu se manter tão discreto que seus vizinhos jamais suspeitaram de suas atividades.

Gary serviu na Guerra do Vietnã por um ano e, em 1989, foi contratado pelo gabinete de um promotor público para trabalhar como investigador. Ele então começou a se disfarçar como assassino de aluguel para prender uma esposa que queria contratar seus serviços para matar o marido.

A mandante do crime foi presa, e Gary foi considerado um excelente profissional, sendo até chamado de ator, devido à sua habilidade em conduzir disfarces.

Imagem: Divulgação

Veredito

Assassino por Acaso é uma comédia divertida que adiciona romance sem ser piegas ou apelativa. As piadas funcionam bem, e o roteiro é interessante e bem construído, com exceção de algumas soluções muito óbvias, mas que ainda assim combinam com a atmosfera da produção.

A montagem do filme é bem feita, e a direção é dinâmica sem ser cansativa. O elenco entrega papéis bem construídos e carismáticos, e o casal principal tem excelente química e ótimo timing para as piadas.

Pontos positivos:

  • Montagem
  • Direção 
  • Elenco
  • Texto

Pontos negativos:

  • Ato de apresentação lento
  • Algumas soluções são óbvias 

NOTA: 8/10