Veredito de Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre

12/02/2021 - POSTADO POR EM Filmes

Finalmente vamos saber como termina a história de Lara Jean (Lana Condor) e Peter Kavinsky (Noah Centineo) em Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre (2021). A franquia é uma adaptação da trilogia de livros da autora norte-americana Jenny Han e conquistou diversos fãs na Netflix, sendo um dos grandes sucessos da plataforma.

Se você ainda não conhece a história, te aconselho a ler essa matéria com cinco motivos para assistir ao primeiro longa. Já se você quer refrescar a memória e saber o que aconteceu no filme passado, clica aqui e veja o veredito que fizemos. Agora vamos falar tudo o que achamos do encerramento dessa amada trilogia. Confere aí!

Mudanças e futuro

Após passar as férias com toda a família visitando a Coreia do Sul, Lara Jean volta para o último ano de escola enquanto espera o resultado da seleção da Universidade de Stanford. Enquanto isso, Peter já havia sido aceito na instituição por meio de uma bolsa de estudos de esportes.

Já tendo feito milhares de planos e super ansiosa para estudar na mesma universidade do namorado, Lara Jean acaba se desesperando e procurando uma alternativa ao descobrir que não vai para Stanford. A moça fica ainda mais triste por temer que seu relacionamento com Peter termine por conta da distância, a qual eles não estão acostumados.

A vida da família Song Covey está prestes a mudar também, já que o patriarca da família, Dr. Covey (John Corbett), vai casar com sua vizinha Trina (Sarayu Blue). Tudo isso contribui para Lara Jean ter um último ano de escola bastante agitado.

Imagem: Divulgação

Amadurecimento

É impressionante ver como a personagem Lara Jean cresceu e amadureceu desde o primeiro filme. Se antes parecia ser uma menina um tanto mimada, insegura e meiga, agora ela está tomando suas próprias decisões e, principalmente, deixando de ser aquilo que os outros esperam dela.

O fato dela não ter sido aceita em Stanford com toda certeza deu um super “upgrade” na personalidade dela. Veja bem, pela a primeira vez ela finalmente pensou um pouco mais nela antes de tomar uma decisão importante. É claro que Lara não virou a pessoa mais autônoma do mundo, mas ver essa mudança sutil em sua persona, tornou o enredo do filme mais agradável. 

Se no segundo filme a insegurança de Lara Jean quanto ao seu relacionamento era um grande incômodo, agora ela vê que não pode deixar suas escolhas de vida atrás do namoro. Observamos no enredo uma garota que sabe que mudanças são inevitáveis,  por isso ela precisa fazer escolhas e arcar com as consequências.

Vale ressaltar que Lara ainda é a mesma moça sonhadora, romântica e bastante ligada à família. Porém, posso afirmar que ela agora sabe melhor o que quer e ser protagonista da própria vida.

Imagem: Divulgação

Veredito

É bem verdade que o último filme da franquia é aquele que tem menos romance dos três, porém ele foi o que mais cresceu no quesito roteiro. Apesar de algumas falhas, como falas um tanto desnecessárias, vemos que o enredo está bem mais fluido que o do filme anterior. Além disso, ele deu espaço para que os personagens secundários participassem mais e não ficasse como um acessório de narrativa.

Já quanto à direção, algumas escolhas são interessantes, principalmente quando ela usa closes no rosto de Lara Jean nos momentos em que ela precisa decidir algo, realmente faz sentido. Algumas cenas são mais dinâmicas, com cortes, o que conversa muito bem com a temática adolescente e toda sua efervescência. 

O tempo inteiro o filme vai tendo pequenos momentos de tensão e resolução, o que o deixa com mais de um único ponto de clímax. Essa escolha poderia não ter dado certo, mas funciona bem para a proposta. É claro que talvez tenhamos muitos momentos de tensão e alguns poderiam ter sido retirados ou unido com outro.

Como desfecho da franquia, Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre funciona muito bem, pondo fim onde precisava pôr. Além disso, é um verdadeiro presente para os fãs, que finalmente podem se orgulhar de um final digno para essa encantadora história de amor.

Pontos positivos

  • Roteiro bem adaptado
  • Direção que se destaca
  • Boa finalização para a franquia

Pontos negativos

  • Diálogos desnecessários
  • Certas cenas de tensão dispensáveis

NOTA: 9