Veredito de Gêmeo Maligno

11/08/2022 - POSTADO POR EM Filmes
Post thumbnail

Nesta quinta-feira, dia 11 de agosto, o filme de terror Gêmeo Maligno (2022) estreia nos cinemas brasileiros. Distribuído pela Paris Filmes, o longa conta com Teresa Palmer, estrela de Meu Namorado é um Zumbi (2013). Conferimos o título e vamos contar nossas impressões.

⛔ Ajude o Roteiro Nerd e contribua com até R$ 1.

>> Leia também o Veredito de Trem-Bala.

História

Em Gêmeo Maligno, Rachel (Teresa Palmer) é uma mulher que sobreviveu a um grave acidente de carro que  matou um dos filhos gêmeos. Após a tragédia, sua família decide se mudar para a Finlândia, em uma cidade pacata e rural. Ao chegar no local, todos passam a ser aterrorizados por eventos nada normais e por forças malignas que acabam trazendo à tona verdades difíceis e chocantes.

O filme não é longo e acaba tendo um ritmo um tanto lento demais, o que pode deixar o espectador cansado ainda no primeiro ato. O roteiro peca por não introduzir absolutamente nada da dinâmica familiar antes do acidente. Essa escolha até faz sentido para justificar o grande plot twist, mas não precisava deixar tudo de fora, já que isso ajudaria o espectador a se importar mais com aqueles personagens e se envolver mais com a história. Não precisava ser algo longo, talvez uma pincelada rápida sobre a família, uns três minutos, já resolveria.

Mesmo com esse problema, o ritmo lento consegue construir uma atmosfera realmente aterrorizante, apesar dos pouquíssimos sustos que o longa proporciona. Mesmo assim, eles realmente fazem sentido e ajudam a deixar a história realmente assustadora.

Imagem de divulgação de Gêmeo Maligno

Sustos reais

Quem foi adolescente nos anos 2000 com certeza vai lembrar de assistir filmes de terror com a galera. Na época, os filmes de possessão e sobrenaturais estavam muito em alta e era muito comum reunir o pessoal não só para assistir, mas para aproveitar e dar aquele susto no colega.

Essa é uma tendência que claramente está voltando, e de uma forma bem elegante. Dessa vez, os filmes estão cada vez mais com enredos onde os sustos são poucos, mas realmente assustadores. Talvez isso deva porque o público que era adolescente cresceu e se tornou mais exigente, coisa que é bem válida.

Até agora, dos filmes de terror que foram lançados esse ano, a tendência dos sustos “elegantes” se mostrou bem forte e vem sendo bastante elogiada, não só pela crítica, mas também pelos espectadores.

Imagem de divulgação de Gêmeo Maligno

Veredito

Gêmeo Maligno é realmente um filme assustador. Ele sabe usar o elemento sobrenatural com maestria, além disso o uso de sangue e violência são feitos de maneira dosada, sem exagero, em momentos que realmente fazem sentido. Outro ponto positivo é que os personagens são inteligentes, não são estúpidos e ingênuos nas suas ações, o que ajuda e muito o longa a cair no gosto do público.

O roteiro não é perfeito, falta introduzir melhor os personagens e como eles viviam antes do acidente que mudou a vida deles. O plot twist é simplesmente genial. É praticamente impossível imaginar o fim do filme. Com certeza esse é o ponto alto, surpreende bastante.

Sobre os sustos, é inegável não se assustar, simplesmente porque é impossível estar preparado para eles (e olha que eu tentei). A trilha sonora é bem sinistra, o que ajuda muito a manter um clima assustador.

Pontos positivos:

  • Plot twist
  • Sustos
  • Temática
  • Trilha sonora

Ponto negativo:

  • Roteiro esqueceu de introduzir melhor os personagens e a história em si.

Nota: 8,5