Veredito de Besouro Azul

17/08/2023 - POSTADO POR EM Filmes

Finalmente o longa da DC Comics estrelado pela atriz brasileira Bruna Marquezine chegou aos cinemas. Besouro Azul (2023) foi alvo de inúmeros problemas em sua produção, mas estava sendo esperado ansiosamente pelo público do Brasil. Conferimos o filme em uma sessão a convite da Warner e vamos contar nossas impressões.

>> Leia também o veredito de Ursinho Pooh: Sangue e Mel.

Enredo

Jayme (Xolo Mariduena) é um jovem que acabou de se formar e volta para sua cidade. Filho de uma família mexicana, ele enfrenta dificuldades financeiras e vive uma vida simples ao lado dos entes. Enquanto isso, Jenny (Bruna Marquezine) é uma jovem herdeira de um conglomerado tecnológico. O caminho dos dois acaba se cruzando quando um artefato pertencente à família de Jenny cai em posse do Jayme.

Besouro Azul é um filme dinâmico e cheio de ação, com personagens interessantes que de alguma forma se completam. O enredo possui inúmeras referências às novelas mexicanas, em especial a trilogia das Marias produzida pela Televisa, na década de 1990. Esse elemento ajuda a dar um tom cômico a várias cenas, mas também ajuda a apelar para valores considerados importantes como as relações familiares e lealdade.

Claro que o filme não é perfeito e tem pequenos problemas no terceiro ato apresentando alguns furos de roteiro e continuidade, porém não chegam a atrapalhar a boa experiência do espectador. Com relação ao enredo ele é extremamente fluido e leve, mesmo quando apela para emoções, não perdendo o seu tom principal.

Brasil nas Telonas

Que Bruna Marquezine é uma atriz fenomenal é impossível negar e é muito gratificante ver seu talento receber a chance de ser contemplado nos cinemas de todo o mundo. Vale ressaltar que Besouro Azul inicialmente não iria para as telonas, mas apenas seria lançado em streaming. 

Com a entrada de James Gunn e a mudança dos executivos na DC, muitos projetos foram modificados ou cancelados. Besouro Azul foi um deles, e recebeu uma maior atenção e investimento para ser lançado nos cinemas.  Em entrevista ao Mamilos Podcast em 2021, Bruna revelou que quase esteve em The Flash, no papel da Supergirl.

Essa dança das cadeiras na DC foi bem benéfica para Bruna, já que The Flash fracassou nas bilheterias e recebeu críticas negativas tanto do público quanto da própria audiência. E ter a atriz como uma das estrelas traz um destaque gigantesco para sua carreira e a coloca nos radares de outras possíveis produções.

É válido ressaltar que o primeiro fim de semana é importantíssimo para o reconhecimento do trabalho de Bruna, em especial aqui no Brasil. Quão melhor sucedido for Besouro Azul, melhor não só para carreira de Marquezine, mas até mesmo o cinema nacional pode se beneficiar de alguma maneira. Lembro também que devido a greve de atores e roteiristas, o elenco do filme fica impossibilitado de participar de pré-estreias e eventos de divulgação.

Imagem de divulgação de Besouro Azul

Veredito

Besouro Azul é um filme cativante, que não inova, apenas tem o intuito de divertir o espectador, mas cativa quem está assistindo de forma diferente. Para o público que assistiu novelas mexicanas, várias referências explícitas vão ser praticamente um afago, já para aqueles que não conhecem, ainda vão funcionar como um alívio cômico.

O enredo apresenta pequenos problemas no terceiro ato que deixa o filme com os acontecimentos finais muito corridos, além de erros pontuais de continuidade. O roteiro é simples, mas funcional, focado em personagens sem muitas camadas, mas que nem precisam ter.

O elenco é interessante, mas Bruna Marquezine chama atenção com seus olhares e com a forma como ela brinca com a câmera. A atriz parece estar completamente confortável em uma grande produção mesmo não tendo o inglês como sua segunda língua perfeita.

Pontos Positivos:

  • Atuação de Bruna Marquezine
  • Enredo fluido e simples, mas funcional e divertido
  • Referências à novelas mexicanas

Pontos Negativos:

  • Pequenos erros de continuidade
  • Último ato corrido

Nota: 8/10