Veredito de Sailor Moon Eternal – O Filme

10/06/2021 - POSTADO POR casino tropez EM plataforma nova de jogo fortune tiger

Sailor Moon Eternal – O Filme é a mais nova produção da franquia Sailor Moon. Dividido em duas partes de 1h21min cada, os filmes chegaram pela plataforma da Netflix e vieram cobrir o arco Circo da Lua da Morte (Dream), que já havia sido adaptado na série original dos anos 90. 

A animação foi dirigida por Chiaki Kon, que esteve na direção da terceira temporada do reboot Sailor Moon Crystal, roteirizada por Kazuyuki Fudeyasu (Black Clover) e produzida pela Toei Animation e o Studio Deen. Nós conferimos o longa e vamos contar nossas impressões.

O brilho da lua nova

O filme começa exatamente onde termina a terceira temporada de Sailor Moon Crystal, então sim, é necessário assistir o anime para acompanhar o filme, ou pelo menos conhecer a história de Sailor Moon o suficiente. Esse início se dá com a tentativa de Chibiusa de voltar para o século 30 e a entrada de Usagi no colegial.

A tentativa é ofuscada por causa de um eclipse solar e a chegada de uma misteriosa nave diante do olhar das Sailors e de Mamoru. Intrigados, eles observam a montagem do Circo da Lua da Morte na cidade. Nesta mesma noite, Chibiusa tem um sonho misterioso com um pégaso que implora a ajuda de uma Pequena Dama para salvar seu mundo.

Tudo isso parece mais uma questão a ser resolvida para as Sailors no século 21. Mas, quando Chibiusa tenta voltar mais uma vez para o tempo que pertence, elas percebem que talvez algo ainda precise ser resolvido em seu treinamento.

Imagem: Divulgação

Dublagem e representatividade

Sailor Moon é uma franquia famosa no Brasil, que teve sua primeira adaptação ainda nos anos 90 apresentada nas TVs do país pela Rede Manchete, com sua primeira dublagem feita pelo estúdio Gota Mágica. Já nos anos 2000, licenciada pelo Cartoon Network, o anime foi redublado pela BKS, e mesmo com grandes críticas alcançou altos índices de audiência. 

Contudo, em Sailor Moon Eternal a Netflix chegou com uma nova dublagem para o público, e esse sim, parece ser o real problema do filme. Para quem gosta de assistir com o idioma original, talvez essa questão nem seja uma problemática, mas para aqueles que desejam partir para o português brasileiro, vão ter surpresas desconfortáveis com o roteiro

O anime, que já tinha grande parte dos seus termos traduzidos para o nosso idioma, optou por deixar algumas palavras, não no japonês original, mas em inglês. O roteiro da dublagem então acaba perdendo o sentido e a fala fica desconexa durante várias cenas.

Sailor Moon Eternal, no entanto, opta por manter uma das melhores características da franquia: sua representatividade. Nós já havíamos falado sobre a Representatividade LGBTQIA+ em Sailor Moon aqui no Roteiro Nerd, e no decorrer do filme vemos essa questão ser trazida ao público novamente por personagens como Haruka, Michiru, Hawk Eye (Olho de Águia) e Setsuna.

Imagem: Divulgação

Veredito

Sailor Moon Eternal é um filme muito bem-adaptado para os fãs da franquia que desejavam ver um final para Sailor Moon Crystal, e estavam desgostosos, sem saber o que seria feito desde 2017.

A animação possui alta qualidade, com trilha sonora de Yasuharu Takanashi, que já foi responsável pela sonoplastia das duas primeiras temporadas do anime. Destaque também para a letra da abertura “Moon Color Chainon”, que foi escrita pela própria Naoko Takeuchi, mangaká de Sailor Moon.

Contando, principalmente, a história do planeta escondido dentro da Terra e a maldição da Lua, Sailor Moon Eternal também traz para nós todas as possíveis transformações que um fã de garotas mágicas pode desejar. Ainda mostra o cuidado nostálgico que uma franquia que busca ser fiel ao mangá (mesmo com tempo limitado) deve ter.

Pontos positivos

  • Boa adaptação
  • Qualidade de animação
  • Representatividade

Pontos negativos

  • Dublagem brasileira

NOTA: 9,5