Veredito de Um de Nós Está Mentindo

26/02/2022 - POSTADO POR EM Séries

Um de Nós Está Mentindo é a nova série da Netflix baseada no livro homônimo da estadunidense Karen M. McNaus, de 2017. A produção foi criada por Erica Saleh, e estreou no Brasil esse mês, e nós do Roteiro Nerd viemos lhe contar sobre o mistério que é essa história.

Mantenha seus segredos escondidos

A história vai se focar inicialmente em cinco estudantes do último ano da escola, que em um dia atípico foram parar na detenção. Estranhas coincidências os levaram até aquele momento, mas não é esse o maior mistério e sim que, dos jovens ali presentes, um deles não saiu com vida.

Simon (Mark McNenna), conhecido por ser dono de um site de fofocas da escola, e sofrer muito bullying por isso, foi a vítima. Choque anafilático foi a causa da morte. Outro ponto importante para saber dessa charada, é que o garoto havia prometido soltar quatro chocantes segredos em seu site. Vocês conseguem adivinhar de quem?

Addy (Annalisa Cochrane), a garota linda e popular, Cooper (Chibukem Uche), o atleta mais promissor do time, Bronwyn (Marianly Tejada), a jovem que luta por uma vaga em uma das universidades mais importantes do país, e Nate (Cooper van Grootel), que está em condicional por venda de drogas, são os mais interessados em manter seus segredos escondidos, e os principais suspeitos.

Imagem: Divulgação

Se eu tivesse que adivinhar

A ideia da série é muito boa. Um clima de mistério surge logo que você começa. Não apenas o assassinato, que com certeza é o foco e o maior trunfo do roteiro, mas também é interessante saber como essas pessoas se conectavam e seus relacionamentos.

Infelizmente, essas relações não chegam a ser bem desenvolvidas, e o personagem mais carismático está morto. O que peca muito na qualidade da série. Os protagonistas não conseguem entregar uma sincronia ou profundidade em seus motivos – talvez pelo fato de que todos já estejam com mais de 25 anos e sua empatia com o colégio tenha acabado há anos -, e pior, parece que estão apenas querendo se livrar das cenas.

Se eu tivesse que adivinhar, diria que a Peacock (streaming dos EUA responsável pelos direitos de produção) buscou deixar a série muito bem editada para que não fosse comparada a Riverdale (2017- ), mas acabou esquecendo o público-alvo da história. Com isso, entregando adolescentes clichês, que por qualquer motivo que seja, acham que possuem autonomia e maturidade pra resolver um assassinato.

Imagem: Divulgação

Veredito

A história não é ruim. Ela, na verdade, entrega seu objetivo, que é o de entreter, não há como negar sua consistência. Você realmente quer saber quem foi o assassino, e o motivo muda a cada episódio, que te deixa ansioso pelo desfecho. O roteiro é bem cuidadoso nessa questão, apesar de algumas vezes deixar você mais confuso do que chocado.

O desfecho da série deixa aberta a possibilidade da sua renovação, que possui espaço para tal, visto que o livro em que ela é baseada faz parte de uma trilogia. Além disso, o fato de que ela está no top 10 de diversos países, pode ajudar a abrir portas… Mesmo que não consiga ver um Emmy no futuro dela.

Pontos positivos

  • Roteiro
  • Consistência

Pontos negativos

  • Atuação
  • Falta de público-alvo

NOTA: 6.5