Veredito de Muito Esforçado

09/06/2025 - POSTADO POR EM Séries

Chegando ao Prime Video de fininho e sem muita publicidade, Muito Esforçado (Overcompensating) é uma comédia romântica com temática gay e é uma boa pedida para quem quer desopilar e descomprimir. Confira a seguir nossas impressões sobre a série produzida pela A24 que tem dado o que falar desde a sua estreia.

Heartstopper para grandinhos

Muito Esforçado é criada e protagonizada pelo ator e comediante Benito Skinner. Baseada em uma história real, a série acompanha Benny, um ex-jogador de futebol popular dos tempos de Ensino Médio (e, claro, no armário) que acabou de entrar na universidade e precisa se encaixar, entender e aceitar a sua própria sexualidade.

Os personagens são apresentados por meio de suas qualidades e defeitos, mostrando que não existe mocinho ou vilão, que ninguém é totalmente bom ou ruim. Afinal, assim como o protagonista, todo mundo está tentando encontrar seu lugar no mundo e se deparando com situações de embate entre o que eles querem de verdade e como eles acabam agindo para fazer parte de um grupo e que, muitas vezes, acabam magoando a si e àqueles com quem criam uma relação.

Imagem: Divulgação

American Pie para gays

Como uma proposta de comédia que se passa num campus de universidade, fala-se quase que o tempo todo de sexo, sem vergonha de usar palavras ou até imagens mais explícitas. Porém, tudo é feito de uma forma que você não se sente constrangido com a situação cômica, como na grande maioria dos “besteiróis” voltados ao público hétero.

O roteiro também apresenta, de forma divertida, a caricatura da famosa necessidade incessante do homem de performar sua masculinidade de todas as formas possíveis – e que poderíamos até chamar de toscas se não fosse tão real. Inclui-se nisso o próprio protagonista, tentando se misturar desajeitadamente entre os héteros para se sentir minimamente aceito (quem nunca?).

Imagem: Divulgação

Veredito

Além de ser cheia de reviravoltas divertidas, a série conta com um elenco que conquista a simpatia do espectador desde sua primeira aparição, com destaque para a colega de quarto de Carmen, totalmente sem filtro (no bom sentido), que protagoniza os diálogos e as situações mais divertidas. A trupe como um todo demonstra ótima química em cena, misturando rostos menos familiares com estrelas já conhecidas pelo público, incluindo a participação de uma artista que chega para cantar uma (ou mais) músicas pras gays.

A série não aborda o tema LGTBQIAPN+ com um tom pesado e cheio de drama, apesar de trazer no roteiro falas importantes se você prestar atenção. Por isso, ela tem ingredientes para fazer rir, emocionar e, não duvido, literalmente chorar. Ainda é extremamente maratonável e os oito episódios da temporada não são cansativos: quando você percebeu, acabou.

Muito Esforçado cria espaço para uma continuação que pode (ou não) aprofundar as questões apresentadas e desenvolver ainda mais seus personagens. Ficamos na torcida para que o Prime Video renove a produção para novas temporadas.

Pontos positivos

  • Roteiro leve e descontraído
  • Participações especiais
  • Elenco cativante

Pontos negativos

  • Não tem (para o que se propõe)

Nota: 10