Veredito da 3ª temporada de You

17/10/2021 - POSTADO POR EM Séries

You recém estreou sua terceira temporada na Netflix, depois de adiamentos nas filmagens por conta da pandemia, e com um final que deixou todos os fãs da série sedentos por uma continuação. Nós do Roteiro Nerd viemos trazer para vocês o veredito dessa tão aguardada história.

Todo casal tem problemas

A série se inicia exatamente onde a segunda terminou: com Love (Victoria Pedretti) prestes a dar a luz e Joe (Penn Badgley) conhecendo sua nova vizinha (que parece ser a obsessão da vez). Mas nem tudo são flores para o casal. Para começar, o fato de que o bebê é um menino abala muito o protagonista, enquanto sua esposa luta para se encaixar nos padrões suburbanos.

A vizinha de Joe, Natalie (Michaela McManus), é uma mulher muito segura de si, corretora de imóveis, bem casada com o publicitário Matthew (Scott Speedman) e com um enteado de 19 anos, Theo (Dylan Arnold). A nova obsessão do psicopata só parece crescer com os detalhes que ele vai descobrindo sobre ela… Enquanto tenta desesperadamente criar um vínculo com seu filho, Henry.

Contudo, Joe não toma o devido cuidado, e com Love ao seu lado, logo acontece algo que obriga os dois a utilizar a Terapia de Casal (um eufemismo e ironia muito bem programada) para salvar essa união.

Imagem: Divulgação

Atualizando o roteiro

Nas duas primeiras temporadas de You, o espectador já percebeu um padrão, o que torna complicado para a série engajar novas reviravoltas. Enquanto uma parte dos fãs quer que continue seguindo a fórmula porque gosta do ritmo da série de suspense, jogadas inteligentes e humor ácido, a outra parte parece exigir uma atualização de roteiro. Na terceira temporada, decidiram ouvir esse lado.

Mesmo que a produção seja baseada na saga de Caroline Kepnes, é bom lembrar que ela não é fiel às obras, e em certo ponto até se distancia. Por isso, mesmo com o terceiro livro (intitulado Você Me Ama e que está em pré-venda pela editora Rocco), este não pode ser a única fonte para os acontecimentos da temporada. Contudo, é bom lembrar que a autora é parte da equipe de produção de You, e faz questão de usar os livros como referência.

Por isso, a equipe de roteiristas tomou a decisão de alterar a ordem dos fatos como eram apresentados nas temporadas passadas, além de adicionar temas relevantes, como negacionismo na saúde e influência digital. 

Essas temáticas foram muito bem abordadas, mas os responsáveis tiveram problemas para preencher as lacunas entre elas, causando uma quebra de ritmo óbvia, por vezes, cansativa e até problemática em algumas situações.

Imagem: Divulgação

O amor mata

É verdade que nessa parte tentam nos forçar uma imagem de Joe como um pai amoroso e totalmente focado em sua tarefa, assim como Love no papel de mãe. Mas, no início, fazem isso com tanto afinco e foco, que quando tentam dar espaço aos temas abordados e a questão principal do roteiro, descredibilizam os discursos individuais do protagonista.

Além disso, se pode afirmar que o amor não apenas mata, mas promove um verdadeiro festival. Enquanto as duas primeiras temporadas mostram mortes bem posicionadas e necessárias para o roteiro seguir, o novo ano segue o caminho oposto.

E, convenhamos, quem espera a domesticação de um casal de psicopatas por causa do filho, já estará com um prato cheio de surpresas.

Imagem: Divulgação

Veredito

You já tem sua quarta temporada confirmada pela Netflix, mas sem data de lançamento, e com o final que teve, acho muito necessária essa notícia para os ansiosos de plantão. Essa terceira parte veio para nos tirar da sessão de comodismo dentro da série, para bom ou para mal, dependendo do seu nível de apego aos personagens.

Por falar neles, há novas caras surgindo no enredo e, infelizmente, nem todas parecem que irão permanecer, e alguns até mesmo forçam uma química pouco existente para seu propósito. O que pode ser um problema enorme para o futuro da série, que já fez uma aposta muito alta alterando o ritmo que vinha mantendo.

A terceira temporada traz também o problema da empatia. Sempre gerando uma crise de consciência para quem assiste e gosta de Joe, a série pareceu esquecer, por diversas vezes, esse fator muito importante, mesmo com questões do passado dele vindo à tona para tentar nos causar esse sentimento. 

Sentimos falta, na verdade, de uma segunda voz na narrativa, por mais tempo, para que possamos acompanhar You acontecendo com o dinamismo e inteligência que a série se fundamentou. Para finalizar, essa temporada exige de nós um pouco mais que as demais, mas nada que já não tenha acontecido com outras séries.

Pontos positivos

  • Atualização da narrativa
  • Novos personagens carismáticos

Pontos negativos

  • Quebra de ritmo
  • Falta de química e empatia
  • Praticamente uma versão

NOTA: 7.8