Veredito da 3ª temporada de The Umbrella Academy

20/06/2022 - POSTADO POR EM Séries
Post thumbnail

No dia 22 de junho estreia a terceira temporada de The Umbrella Academy (2019 – ). Baseada nos quadrinhos criados por Gerard Way e Gabriel Bá e adaptados pela Netflix, a série conquistou milhares de fãs que aguardam ansiosamente os novos episódios. Nós já conferimos o novo ano e vamos contar nossas impressões.

Troca de família

Após conseguir salvar o mundo do apocalipse, os irmãos Hargreaves voltam para os dias atuais e descobrem uma nova linha temporal onde eles foram substituídos por outras pessoas na atual timeline. Agora, a Umbrella Academy deu lugar aos Sparrows, além disso, eles também não são reconhecidos pelo seu “pai”.

O roteiro é bem interessante e inteligente, conseguindo ser irônico sem apelar. As piadas são feitas de forma sútil, funcionando como alívio após momentos muito pesados. Outro aspecto interessante é como o roteiro consegue deixar todos os personagens brilharem sem deixar nenhum de fora, contando tudo aquilo que é relevante para o espectador.

Dessa vez, finalmente, temos a oportunidade de ver mais de Luther (Tom Hopper), e ele deixa de ser apenas um personagem “bobão”, é como se tivesse amadurecido depois de ter passado tanta coisa. Outro personagem que conseguimos ter uma maior conexão é Diego (David Castaneda) que deixa de ser um mero coadjuvante, tendo direito a um arco próprio.

Imagem: Divulgação

Muito além de clichês

A essa altura do campeonato já estamos cansados de tantas séries e filmes de super-heróis. The Umbrella Academy vem justamente para ser um respiro, dando uma nova cara para esse gênero, mas sem ser uma paródia da Marvel ou DC como The Boys (2019 – ) faz.

Nessa nova temporada conseguimos ver além dos heróis ou da viagem no tempo, acompanhando um enredo que busca contar a história de uma família desajustada, enfatizando como os abusos do pai geraram traumas diferentes em cada, moldando a personalidade e até mesmo suas motivações para usar os poderes. 

Vale ressaltar que a forma como a viagem no tempo foi feita é bem interessante, mostrando que quando se volta pro passado, alguma consequência vai existir e alguém pagará pelo que foi feito ou desfeito. Nisso, a série consegue deixar a história um tanto mais crível e evita se distanciar tanto da verossimilhança.

Imagem: Divulgação

Veredito

Com toda certeza essa é uma das melhores temporadas de The Umbrella Academy, principalmente por conseguir aprofundar nas histórias de cada um dos personagens através de seus arcos que, mesmo de forma rápida, conseguem contar apenas o essencial e encantar o espectador.

Mais uma vez a produção acerta na escolha da trilha sonora e como cada música foi escolhida para uma situação específica, casando perfeitamente bem. Talvez, Gerard Way tenha participado bem mais da produção do que imaginamos.

Ainda não sabemos se haverá uma quarta temporada. Caso não haja, a forma como a terceira temporada acabou ficou com uma brecha gigantesca e não funciona como um final para a história, porém como season finale funciona bem. Um outro aspecto que me incomodou, foi o CGI, que fica bem evidente em algumas cenas.

Pontos positivos

  • Ótima narrativa
  • Desenvolvimento dos personagens
  • Ótima trilha sonora

Pontos negativos

  • Algumas cenas o CGI fica mais aparente 

NOTA: 9.0