Veredito da 2ª temporada de Sex Education

26/01/2020 - POSTADO POR EM Séries

Depois de um sucesso inesperado com a sua primeira temporada em 2019, “Sex Education” está de volta com o seu segundo ano. Os alunos de Moordale continuam enfrentando inúmeras questões de acordo com sua sexualidade, mas será que Otis (Asa Butterfield) dará conta de aconselhar todo mundo? Neste veredito vamos contar para vocês as nossas impressões sobre a nova temporada.

Educação sexual

Na segunda temporada de “Sex Education” vemos que os alunos da escola Moordale continuam precisando de bastante orientação em relação à questões de saúde sexual. Logo no primeiro episódio acredita-se que um surto de clamídia está se espalhando pelo ar, assim, metade dos estudantes colocam máscaras e se juntam a uma histeria coletiva.

É preciso que Jean (Gillian Anderson) explique sobre a doença durante uma assembleia convocada pela diretoria e acalme a todos. A partir disso ela é convidada para melhorar o currículo de educação sexual da escola. Nesse meio tempo o seu filho, Otis, está descobrindo o próprio corpo, enquanto tenta se encaixar com a própria namorada. Eric (Ncuti Gatwa) está chamando a atenção do novato do colégio e Maeve (Emma Mackey) irá enfrentar novamente complicações com sua família.

Foto: Divulgação

Relacionamentos

Um ponto forte da temporada foi a expansão da trama. Enquanto no ano anterior fomos pegos pelo plot da clínica sexual para adolescentes, dessa vez ela é deixada um pouco de lado em detrimento de outras narrativas que ganham mais destaque. A série já conseguiu fazer com que nós nos importássemos com os personagens, então esse mote não é mais tão necessário, criando um espaço para merecidos desenvolvimentos.

Cada um dos estudantes está passando por questões envolvendo sexualidade e amadurecimento, dessa maneira eles passam a temporada desenvolvendo esses pontos de maneiras distintas. Com Jean distribuindo conselhos na escola, o trabalho de Otis é menos requisitado, dando a ele tempo para ficar com Ola (Patricia Allison), porém ele ainda tem dúvidas quanto a ter relações sexuais com ela.

Vemos também Eric se envolvendo com Rahim (Sami Outalbali), o novo estudando francês da escola. Embora ele seja agradável e confiante, e sem receios de expressar seu afeto pelo rapaz em público, Eric fica abalado com o retorno de Adam (Connor Swindells). O antigo bully claramente ainda tem muitas questões internas para resolver, mas alcança um bom aprofundamento na temporada atual, esperamos que isso se mantenha no futuro. 

Foto: Divulgação

Temas abordados

Os novos episódios também continuam a abordar temas sensíveis e que precisam de discussão. Com o retorno da mãe de Maeve, a vemos lutar novamente com questões de confiança, além de encararmos uma pessoa que está batalhando com seu vício em drogas e que tenta manter uma boa relação familiar mesmo assim. 

A sororidade feminina está de volta e com ainda mais força, não é exagero colocar as alunas de Moordale com um grande destaque da temporada. E, sem spoilers, nós somos agraciados com uma cena equivalente àquela do “It’s my vagina”, mas dessa vez ainda mais profunda e emocionante.

Foto: Divulgação

Veredito

Com o seu novo ano “Sex Education” se consagra como uma das produções mais bem trabalhadas da Netflix, ela consegue abordar temas importantes e relevantes de uma maneira natural, que conversa com seu público-alvo, ou seja, os adolescentes. São poucas as obras voltadas para esse público que conseguem falar de sexualidade de maneira tão verdadeira e clara.

Além do roteiro fluido e da boa direção, também merecem destaques os atores, que conseguem dar vida a personagens cativantes, além de extremamente identificáveis. É um prazer ver como as relações da série conseguem ser bem construídas, soando verdadeiras de uma maneira que conversa bastante com a fase da vida que a maioria dos protagonistas está passando. 

A Netflix ainda não renovou oficialmente a série para uma terceira temporada, mas com o grande sucesso de crítica e público isso é apenas uma questão de tempo. Só nos resta aguardar pelo próximo ano e que ele só engrandeça ainda mais essa narrativa tão bem realizada.

Pontos Negativos

  • Forçação de alguns casais
  • Final que se utiliza de um certo clichê teen

Pontos Positivos

  • Atuações excelentes
  • Tramas bem desenvolvidas
  • Abordagem sensível de temas importantes

NOTA: 9,5