“Steven Universe” já é um dos queridinhos do mundo dos desenhos. Criado por Rebecca Sugar, a animação foi lançada em 2013 e tem até agora 122 episódios. A história, que mistura ação, comédia, drama e ficção científica, acompanha os dias de Steven, um garoto que mora com suas tutoras, as Crystal Gems, alienígenas rebeldes que protegem a Terra das ameaças de Homeworld, seu planeta natal.
É interessante ver como, apesar de não terem sexo biológico definido, todas as Gems aparentam ser mulheres de vários tipos. Na realidade, elas possuem um núcleo rochoso, do qual se manifestam suas habilidades e aparências. Steven, como híbrido, também possui uma gema. Rose Quartz, líder da Revolução, abre mão da própria vida para fazer com que Steven exista, doando sua gema ao menino e tornando-se sua mãe.
“Steven Universe” é um exemplo de como abordar delicadamente certas questões, como relacionamentos abusivos ou as expectativas que temos das pessoas. E como já foi dito, trabalha com muitas figuras femininas. Aqui, falaremos um pouco sobre como o universo da animação é rico na representação dessas protagonistas e como elas se relacionam dentro do desenho.
Vale destacar que esse especial contém alguns spoilers da trama.
Crystal Gems
As Crystal Gems são reminiscentes de um exército rebelde que no passado salvou a Terra de uma invasão. As Diamonds, líderes de Homeworld, pretendiam colonizar o planeta no intuito de criar mais Gems, pois nosso planeta seria rico nos elementos que compõem as Gems. De uma guerra com muitas perdas para ambos os lados, as Rebeldes conseguiram manter duas coisas: a Terra livre das Gems e um trio composto por Garnet, Pearl e Ametyst.
Enquanto Garnet possui uma clara posição de liderança, Pearl se estabelece como uma estrategista, e Ametyst, como uma lutadora incansável. É delas o dever de educar Steven e garantir que ele seguirá um caminho bondoso, como o de sua mãe, Rose. As “CGs” geralmente discordam sobre como ajudar o garoto e, por vezes, esperam que ele tenha as mesmas atitudes da mãe. Entre si, são extremamente companheiras, mas as inseguranças e feridas do passado acabam gerando pequenas crises. Do trio, uma das CGs, Garnet, na verdade é uma fusão!
Ruby, Sapphire e Garnet
Rubies são basicamente soldados. Elas voam em missões de batedores, indo a lugares em busca de informações. São ingênuas e passionais. Por outro lado, Sapphires são aristocratas, Gems diplomáticas e racionais. Durante a guerra contra Homeworld, uma Sapphire foi enviada à Terra para auxiliar na guerra contra as rebeldes. Protegida por várias Rubies, sua comitiva foi surpreendida por um ataque das CGs. Com Sapphire machucada, uma das Rubies decidiu tomar conta de sua gema e, ao fazer isso, fundiu-se a ela. É nesse momento que nasce Garnet, resultado de uma fusão da irritada Ruby com a cuidadosa Sapphire.
O relacionamento delas é totalmente baseado em amor, o que as caracteriza como uma “fusão permanente”. O mais legal disso é como o tema é abordado. Sapphire e Ruby pertencem a classes diferentes e, portanto, não deveriam ficar juntas segundo a hierarquizada sociedade das Gems de Homeworld. Mas a questão de ambas terem formas femininas jamais é levantada. Esse tema se repete no amor platônico de Pearl por Rose. Tratado de forma muito natural, o amor entre essas figuras femininas é um dos pontos fortes na série animada.
Connie, Steven e Stevonnie
Connie Maheswaran é aprendiz de Pearl. Inicialmente, ela é apenas amiga de Steven, mas com o tempo acaba envolvendo-se mais com as CGs. Preocupada com Steven e com seu planeta, Connie decide treinar a arte da espada. Durante um treinamento, ela revela ter fortes sentimentos por Steven.
O crescimento emocional de Connie na série é visível: ela surge como uma menina tímida, introspectiva e com pouca auto-confiança, mas ao longo dos episódios Connie se torna uma pessoa independente, corajosa e extrovertida. É por amadurecer não só emocionalmente, mas também em suas técnicas de combate que Connie funde-se à Steven, formando Stevonnie, uma moça que luta com o Escudo e a Espada de Rose. Stevonnie dança muito bem e é excelente motorista, além de ser naturalmente cativante.
Rose Quartz
Rose é, sem dúvidas, a personagem com mais camadas na história de Steven. Inicialmente a série mostrava bastante como ela era uma Gem amorosa, apaixonada pela biologia da Terra e fiel a seus ideais. No entanto, os últimos episódios revelam um lado menos romântico da personagem. Steven descobre, confuso, tudo o que Rose fez para garantir a vitória na guerra contra Homeworld: Quartz despedaçou Pink Diamond, responsável pela colonização da Terra, prendeu a amiga Bismuth – que tinha planos de destruir definitivamente as Gems –, entre outras ações não tão felizes como as que Pearl e as outras CGs gostam de citar. Rose ainda é, até onde sabemos, a única Gem a gerar um ser humano.
Rebecca Sugar
Formada pela School of Visual Arts de Nova Iorque, a artista foi contratada pela Cartoon Network para trabalhar com o desenho “Hora de Aventura”. Talentosa, ela logo ganhou espaço no canal e lançou “Steven Universe”, um desenho muito diferente de tudo o que o canal já transmitira. Eu arrisco dizer que é o programa mais sensível da grade regular da CN e, dentre os atuais sucessos, é o que de longe mais educa e diverte. Rebecca levou o desenho animado do mainstream a um outro patamar, onde as inseguranças, medos e prazeres dos personagens são vistos de maneira muito natural, por mais que ainda permeado de símbolos de sci-fi.
“Steven Universe” não é recheado de personagens pitorescos, mas que apesar de suas idiossincrasias são extremamente humanizados. Não é sobre um garoto que foge de suas responsabilidades ou que gosta de pregar peças nos outros, mas um menino gordinho (ainda confuso sobre seu corpo e seu lugar no mundo) e sensível. Quando possível, age como uma criança e, como todo ser humano, amadurece. Rebecca Sugar ainda é autora de várias das canções que aparecem no desenho, sendo a intérprete da música de encerramento, “Love Like You”, além de ser a primeira mulher a criar um desenho na emissora Cartoon Network!