Lista: 5 fatos importantes sobre o fim de WandaVision

16/03/2021 - POSTADO POR EM Séries

WandaVision chega ao fim com a façanha de ter surpreendido o público, que semana após semana criou inúmeras teorias. Dona de um formato bem diferente, a minissérie produzida por Kevin Feige para o streaming Disney+ abriu com chave de ouro a fase quatro do MCU

Para comentar sobre o fim,  trouxemos um pequeno guia sobre a série. O texto a seguir está repleto de spoilers, por isso se você ainda não assistiu, veja primeiro a nossa matéria sobre o que saber antes de começar o seriado.

Como tudo começou

Algumas semanas após os acontecimentos de Vingadores:Ultimato (2019), Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) vai até a cidade fictícia de de Westview, onde decide morar com seu amado Visão (Paul Bettany) e levar uma vida tranquila. Porém, como nada com esse casal é normal, alguns acontecimentos passam a levantar suspeitas de que algo muito estranho estava acontecendo.

A passagem de tempo da vida da família é um pouco excêntrica e lembra muito algumas das séries de comédia mais famosas da história da tv. A cada novo episódio, temos uma década diferente e uma nova sitcom homenageada.

Apesar de Wanda e Visão estarem vivendo uma suposta vida tranquila, os dois estavam sendo procurados pela S.W.O.R.D., que montou uma verdadeira operação de guerra para descobrir tudo que se passa além da redoma de Westview

Imagem: Divulgação

Quem é a Agatha?

Quem diria que a vizinha enxerida da Wanda, Agnes (Kathryn Hahn), seria nada mais que a temida e icônica bruxa Agatha Harkness. Nos quadrinhos, a personagem surgiu na década de 1970 como uma babá nas hqs do Quarteto Fantástico. Diferente da minissérie, nas histórias ela tem uma aparência bem mais velha.

Agatha sobreviveu ao Julgamento das Bruxas de Salém. Seu clã, Filhas da Liberdade, é conhecido pelo um alto treinamento no mundo da magia, chegando a ser um dos que mais se destacam por isso. Além disso, sobre este evento, ela fala que sobreviveu justamente por ser a mais forte, sendo uma espécie de seleção natural. Na série temos um flashback que mostra algo semelhante, mas lá a bruxa é julgada por suas companheiras por violar regras do coven.

No mundo das hqs, Agatha conheceu Wanda em 1985, no volume dois do quadrinho Vision & Scarlet Witch. Na história, o casal vai trabalhar junto do Quarteto Fantástico, enquanto a bruxa prestava seus serviços domésticos. Agatha então passa a atuar como uma espécie de mentora da Wanda, após perceber o seu potencial mágico, e para isso ela usa uma entidade do caos chamada de Chthon.

Imagem: Divulgação

O que é o Darkhold?

O Darkhold aparece pela primeira vez no MCU no final do episódio sete, no porão da bruxa Agatha e pode vir a se tornar um dos itens mais temidos dentro desse universo. O livro pode ser chamado também de grimório, já que em seu interior temos uma coleção de feitiços, rituais, encantamentos e magia.

Dentro das hqs ele também é conhecido como Livro dos Pecados, começando a ser escrito por Chthon, primeiro praticante da magia das sombras. Sua aparência assustadora e bem de filme de terror tem a ver com a forma como ele foi feito. Suas páginas são de ferro e o seu conteúdo têm relações com a alteração da realidade e o caos

Uma curiosidade envolvendo a Feiticeira Escarlate e o Darkhold é que no terceiro volume da hq Avengers, na década de 1990, as energia ctônicas da heroína aparecem como forma de manipulação da realidade, e provavelmente é no grimório que tem o feitiço.

Pensando em tudo isso, não é à toa que Agatha fala para Wanda que através daquele livro ela poderia liberar a maldade e o caos. Agora sob o título de Feiticeira Escarlate, Wanda passa a estudar o Darkhold para descobrir tudo sobre seus novos poderes e tudo o que o livro pode lhe mostrar sobre, como vemos no finalzinho do último episódio.

Imagem: Divulgação

Quem é o Visão Branco?

Antes de qualquer coisa, preciso te lembrar que o Visão “original” é um sintozóide criado por Ultron, que tem em seu corpo um dos materiais mais resistentes do MCU, o vibranium, e sua mente ativada pela Jóia da Mente. Quando Tony Stark (Robert Downey Jr.) tenta ativá-lo, ele insere no corpo o que sobrou da inteligência artificial chamada J.A.R.V.I.S..

Após sua morte, a S.W.O.R.D. confisca seu corpo e começa a desmontá-lo, tentando criar a partir daí uma coisa nova. Em determinado momento o objetivo se torna construir algo capaz de “derrotar” Wanda. Assim, tem origem o que chamamos de Visão Branco, que foi ativado usando resquícios dos poderes da Feiticeira Escarlate e que, diferente do original, não possui sentimentos, sendo unicamente uma máquina.

É durante o conflito entre as duas versões (a nova e aquela que estava no Hex com Wanda), tanto físico quanto intelectual, que o Visão Branco começa a ganhar personalidade. No fim do conflito ele recebe acesso à todas as suas memórias e aparentemente parte em busca de mais respostas sobre si. Sobre a sua volta ao MCU, por enquanto só podemos especular, mas é algo que deve acontecer. 

O Visão Branco na série pode ser entendido como uma espécie de metáfora, não só porque com as memórias podemos acreditar que assim ele ganhou uma “essência”, mas também porque, como disse a própria criadora da série Jac Schaeffer, “ali ele deixou de ser o Visão da Wanda”. Então, é a partir daquele momento que ele finalmente tem seu momento de se entender e descobrir qual o seu lugar no mundo.

Importante ressaltar também que o personagem é uma referência direta aos quadrinhos. No arco Vision Quest, Visão é sequestrado e desmontado. Posteriormente ele é remontado por Hank Pym, mas o antigo Homem-Formiga não consegue dar a pigmentação correta ao herói, nem tampouco restaurar sua personalidade, deixando-o mais robótico que humano.

Imagem: Divulgação

A participação de Wanda em Dr. Estranho 2

Agatha comenta em uma dos últimos episódios da minissérie que Wanda é mais forte que um tal de Mago Supremo. Com essa afirmação, muitas ideias surgiram na cabeça dos fãs, principalmente quando lembramos que a Feiticeira Escarlate foi confirmada no segundo filme do Dr. Estranho (Benedict Cumberbatch).

Até agora, só temos duas referências à personagens com magia no MCU, Wanda e Dr. Estranho. Sabendo do título do segundo longa do herói, Dr. Estranho no Multiverso da Loucura, e que o Darkhold também pode funcionar como algo para alterar a realidade, não é difícil criar teorias.

Os estudos de Wanda sobre o Darkhold podem levá-la a distorcer a realidade novamente, agora de uma forma bem mais “potente”, já que possui poder para tal e também a ferramenta necessária. Não acredito que ela se torne uma vilã, mas, assim como fez a minissérie, é possível usar suas emoções para que a feiticeira faça algo que em sã consciência não faria, provavelmente tentando resgatar o seus filhos, como ficou implícito na cena pós-créditos.

Pensando nessa possibilidade, talvez o Dr. Estranho seja na verdade um mentor para ela e sirva de ajuda para entender todas as possibilidades do Darkhold. Mas vale ressaltar que isso é apenas uma teoria e que, até o lançamento, não poderemos afirmar nada com certeza.

Imagem: Divulgação