Lista: 7 adaptações audiovisuais da obra de Victor Hugo

05/03/2022 - POSTADO POR EM Conteúdo, Filmes E Séries

No último fim de semana teria sido o 220º aniversário de Victor-Marie Hugo, autor, poeta e dramaturgo francês responsável por obras-primas como Os Miseráveis e Corcunda de Notre-Dame (dentre as mais conhecidas). Seus livros não tornaram-se memoráveis somente nas páginas, mas também nos teatros, telonas e telinhas!

Para quem quer começar a ler os calhamaços do autor ou se interessa pelas temáticas abordadas, ver uma adaptação audiovisual pode auxiliar e enriquecer a leitura. Pensando nisso, para homenagear o 220º aniversário de Victor Hugo, trouxemos aqui opções para todos os gostos. Confira!

Uma das maneiras de adaptação utilizadas para obras relativamente longas é através dos seriados; desta forma, é possível contar as histórias fielmente, sem suprimir tantos detalhes (e o detalhismo define bastante o trabalho do autor). Seu livro mais famoso, Os Miseráveis, é o mais roteirizado para a televisão. Dentre as versões mais conhecidas do respectivo livro, temos:

1) Les Misérables (2000)

A minissérie francesa de Josée Dayan, Les Misérables (2000) conta com Gerard Depardieu no papel de Jean Valjean, John Malkovich como Inspetor Javert e Charlotte Gainsbourg como Fantine; tem também participação de veteranos do cinema europeu, como a atriz Jeanne Moreau e o ator Otto Sander. Possui quatro episódios, com duração total de 6 horas.

Imagem: Divulgação

2) Les Misérables: Shōjo Cosette (2007)

A série animada japonesa Les Misérables: Shōjo Cosette foi produzida pela Nippon Animation. Com 52 episódios (cada um com 26 minutos), o anime teve uma ótima recepção tanto por parte do público, como por parte dos fãs de dramas históricos, sendo parte de uma série de animações baseadas em clássicos da literatura, a World Masterpiece Theater.

Imagem: Divulgação

3) Les Misérables (2018)

A produção da BBC de 2018 foi roteirizada por Andrew Davies, responsável por minisséries como Orgulho e Preconceito (1995) e Guerra e Paz (2016), e dirigida por Tom Shankland. No elenco, temos Lily Collins no papel de Fantine, Dominic West como Jean Valjean, David Oyelowo como Inspetor Javert e Josh O’ Connor como Marius Pontmercy, além de vários outros nomes conhecidos, a exemplo de Olivia Colman, Erin Doherty, e David Bradley. A minissérie conta com 6 episódios, cada um com 1 hora de duração.

Imagem: Divulgação

Já para quem prefere narrativas mais curtas, muitos foram os filmes produzidos a partir dos livros de Victor Hugo; vê-se também uma maior variedade de títulos, incluindo histórias como O Homem que Ri e O Corcunda de Notre-Dame.

4) O Homem que Ri (1928)

Para quem curte ou quer começar a ver filmes mudos, O Homem que Ri, dirigido por Paul Leni, é uma ótima dica. O drama acompanha a vida de Gwynplaine, um homem que quando criança foi deformado para sempre exibir um sorriso, mas que é bastante gentil e nutre uma paixão por Déa, sua amiga de infância e parceira de trabalho no espetáculo itinerário do artista Ursus. O filme é de 1928, com Conrad Veidt no papel de Gwynplaine e Mary Philbin como Déa. Curiosamente, o visual utilizado por Gwynplaine na película inspirou o Coringa, da DC.

Imagem: Divulgação

5) Les Misérables (1995)

A adaptação francófona Les Misérables, de 1995, inova com uma abordagem diferente da narrativa do clássico: ao invés de tratar das temáticas de maneira literal, o longa de Claude Lelouch retrata a história a partir de personagens originais, que têm suas vidas espelhadas nas dos personagens de Victor Hugo. O filme conta com a participação de Jean-Paul Belmondo interpretando Henri Fortin e Michel Boujenah no papel de André Ziman.

Imagem: Divulgação

6) O Corcunda de Notre-Dame (1996)

O Corcunda de Notre-Dame da Disney é sempre uma sessão nostálgica para quem assistiu ao filme quando criança. A adaptação musical conta com nomes famosos fazendo parte da dublagem, como Demi Moore, Kevin Kline e Jason Alexander. A história retrata a vida de Quasímodo, o amável tocador de sinos da Catedral de Notre-Dame, em Paris. Lançado em 1996, o filme recebeu nomeações ao Oscar e ao Globo de Ouro por sua trilha sonora, sendo parte da “Era da Renascença” do estúdio do Mickey.

Imagem: Divulgação

7) Os Miseráveis (2012)

E, para quem está na vibe dos Oscars, o premiado e épico Os Miseráveis do diretor Tom Hopper é uma boa pedida para “esquentar os motores”. O filme foi uma tentativa de trazer o teatro musical para as telas, e nele as músicas utilizadas são parte do musical composto por Claude-Michel Schönberg, tendo suas versões em inglês produzidas por Cameron Mackintosh. No elenco, temos tanto atores mais conhecidos no universo do teatro, como Samantha Barks e Aaron Tveit, como também nomes de Hollywood, a exemplo de Anne Hathaway, Hugh Jackman, e Helena Bonham Carter.

Imagem: Divulgação

Bônus: Victor Hugo, Inimigo do Estado (2018)

Victor Hugo, Inimigo do Estado, do canal France 2, consiste em uma biografia do autor sobre um período complicado tanto para sua vida quanto para a França. A minissérie de 4 episódios situa-se em 1848, em meio aos conflitos entre os nobres e Napoleão Bonaparte. O contexto é digno de uma obra de Victor Hugo, principalmente por ser também um drama familiar. Criada por Iris Bucher e com direção de Jean-Marc Moutout, Yannick Choirat interpreta Victor Hugo, com Isabelle Carré no papel de Juliette Drouet, amante do autor e Nade Dieu interpretando Adèle Hugo, sua esposa.

Imagem: Divulgação