Veredito de Olija

13/02/2021 - POSTADO POR EM Jogos

Você também é fã dos jogos publicados pela Devolver Digital? Conhecida por títulos de grande sucesso como Fall Guys, Carrion e Catana Zero, a empresa norte-americana já começou o trimestre bem com o lançamento de Olija, disponível para PC, Nintendo Switch, Xbox One e PS4.

Inspirado em produções como Out of this World e Prince of Persia, o jogo indie foi desenvolvido por um homem só, Thomas Olsson, da Skeleton Crew Studios, com a promessa de trazer uma história marcante repleta de grandes embates e desafios para os jogadores.

Mas será que vale a pena jogar? Confira agora o nosso veredito

Uma jornada sobre conhecimento 

Em Olija, temos a história de Faraday, um homem que sai com um pequeno grupo de marinheiros em busca de ajuda para salvar seu povo. Porém, como nem tudo é fácil, um imprevisto acontece e todos da embarcação acabam naufragando e sendo levados até Terraleva.

Ao chegar nesse local estranho e repleto de mistérios, Faraday tem como objetivo encontrar todos os seus tripulantes perdidos, e por tabela acaba descobrindo e combatendo forças sombrias que assombram Terraleva. Assim, o nosso protagonista precisa aprender a lidar com as armas, monstros e desafios para conseguir retornar para casa

Durante sua jornada, você terá que explorar diversos espaços e ilhas desta localidade com ajuda de um navegador local, sendo basicamente uma versão mais simples de Assassin’s Creed Odyssey. O que não vai faltar é aventura e itens para coletar e ficar ainda mais forte. 

Imagem: Divulgação

Estética em pixel  

Não temos dúvidas que o jogo possui gráficos em 16 bits, mas o que é importante reforçar é o trabalho realizado para entregar cenários e personagens bem construídos e cheios de detalhes. Em muitas das localidades, você terá grandes referências ao Japão Feudal, e se você for assim como eu, gostará de tudo isso.

E como nada anda só nesse jogo, a trilha sonora vem para dar muito sentido e voz para tudo que acontece ao longo da narrativa indie. Os efeitos são bem feitos e não desapontam em nenhum momento. Você terá prazer em matar os monstros e ouvir os zunidos (rsrs). 

Imagem: Divulgação

Aquela jogabilidade que gostamos!

O sistema de combate é simples e nada de muitas invenções aqui, o que é bom e garante uma excelente jogabilidade. Você deverá usar um botão para atacar com o arpão, outro para sua arma secundária, uma esquiva, pulo e outro botão para jogar o arpão em itens e inimigos. 

Quando a tela estiver cheia de inimigos e em momentos de chefão, você deverá mostrar suas capacidades e criar combos com as armas secundárias e estratégias mais específicas para vencer o mal. Ah.. e não vai faltar opções de armas e chapéus para lhe dar vantagens e habilidades exclusivas.  

Além do combate clássico, também encontrará breves desafios de puzzle. Isso se dá ao fato de você usar o arpão para se teletransportar para onde o equipamento estiver fincado ou, até mesmo, carregá-lo com eletricidade para abrir mecanismos.

Veredito 

Olija é um excelente jogo de aventura com aquele toque de desafio na medida certa. Durante toda a jornada de Faraday, você certamente não irá se cansar e nem ficar entediado, pois a curiosidade só aumentará a cada fase e mistério resolvido para descobrir o desfecho final de tudo. 

O novo título publicado pela Devolver Digital chega para dar um sentimento quentinho no coração para quem adora jogos em 16 bits e curte matar monstros ao som de uma boa trilha sonora. Você não vai se arrepender de explorar Terraleva

Pontos positivos

  • História cativante;
  • Variedade de equipamentos e armas
  • Cenários de brilhar os olhos
  • Trilha sonora marcante 

Pontos negativos

  • Poucos puzzle
  • Pouca variedade de inimigos

NOTA: 9