Análise de Hogwarts Legacy

10/02/2023 - POSTADO POR EM Jogos

Hogwarts Legacy finalmente está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X/S, Xbox One e PC. Desenvolvido pela Avalanche Software e publicado pela Warner Bros. Interactive Entertainment, o título permite que os jogadores explorem o mundo de Harry Potter de uma nova perspectiva, criando seu próprio personagem e experimentando as aventuras e desafios da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts

Confira agora o que achamos! 

Leia também:

>> VALE A PENA MONSTER HUNTER RISE NO PS5?

História e ambientação 

O jogo se passa no século XIX, anos antes dos eventos de Harry Potter, e segue o nosso personagem enquanto ele se matricula em Hogwarts e desvenda um mistério sombrio que ameaça a escola e o mundo mágico. O jogador pode escolher sua Casa, aprender magias e cuidar de criaturas mágicas, fazer amigos e inimigos, e participar de missões pelos corredores e salões de Hogwarts. Inclusive, a personalização é completa, dando a oportunidade de criar um personagem verdadeiramente único.

Desde o primeiro segundo de gameplay você vai se apaixonar por cada detalhe, principalmente se for desse universo. A ambientação é fiel à série de livros e filmes de HP, com gráficos detalhados e efeitos sonoros que ajudam a criar uma sensação autêntica de imersão no mundo mágico. É impossível não se emocionar quando você chega no salão principal e tem sua Casa revelada pelo Chapéu Seletor

O mundo aberto é riquíssimo e cheio de atividades divertidas para fazer. O mapa recria fielmente a escola de magia e seus arredores, incluindo florestas, vales, cavernas e muito mais. Os jogadores podem viajar em sua vassoura ou usando outros meios de transporte mágicos, como portais e teletransporte. Isso adiciona ainda mais profundidade e imersão à experiência de jogo, permitindo que as pessoas sintam que estão realmente explorando um mundo mágico.

É muito fácil perder o foco na missão principal e gastar horas só explorando e descobrindo novas aventuras. Talvez, este seja o maior ganho do título: sempre garantir uma surpresa e emoção a cada esquina. Então, se prepare para ganhar mais de 40 horas apenas para cumprir a campanha principal e realizar algumas missões secundárias. 

No geral, a história de Hogwarts Legacy é rica e imersiva, garantindo aos jogadores uma chance única de explorar o mundo mágico de Harry Potter. A combinação de personagens familiares, decisões que afetam o resultado final da narrativa e uma trama envolvente fazem da história uma parte importante da experiência. Sem dúvida alguma esta é a melhor obra desde Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011).

Imagem de divulgação de Hogwarts Legacy

Sistema de combate

O gameplay é uma mistura de ação, RPG e exploração, disponibilizando uma variedade de opções e mecânicas. Os jogadores podem personalizar seu personagem escolhendo sua aparência, habilidades mágicas e estilo de jogo, e desenvolver suas habilidades ao longo da jornada.

A ação se desenrola em combates de magia, onde podemos usar feitiços e poções para enfrentar inimigos e completar missões. Ao subir de nível, é possível escolher o tipo de magia que querem dominar, desde ofensivas como o “Expelliarmus” e “Avada Kedavra”, até defensivas como o “Protego”. Para isso, há uma árvore de talentos para todo tipo de jogador, seja aquele que gosta de jogar furtivamente ou aquele que quer se tornar um bruxo das trevas. 

Sobre os comandos em si, não há muito o que se preocupar. Tudo funciona de forma intuitiva, e no PlayStation 5 o DualSense dá um show de “vibrações” sempre quando disparado um novo feitiço. Também é massa ouvir o nosso jogador falar o nome dos feitiços, dando vários gatilhos para quem já assistiu os filmes da franquia. 

No geral, o gameplay é simples e deve garantir combates desafiadores. Porém, quando chegar em determinado momento do jogo, talvez tudo fique mais repetitivo, já que todas as magias podem ser desbloqueadas entre 50 e 60% da campanha. Na minha percepção, este jogo nada mais é do que uma grande experiência, então a maioria dos recursos são simples. Claramente quando houver uma sequência tudo será ampliado. É nisso que mais penso! 

Imagem de divulgação de Hogwarts Legacy

Performance

A performance pode variar dependendo do hardware do jogador. Como joguei no PlayStation 5, posso falar que o desempenho desse console é suave, com uma taxa de quadros estável e tempo de carregamento curto. As cenas são detalhadas e cheias de vida, com uma ampla variedade de personagens, criaturas e paisagens. A iluminação e os efeitos visuais são impactantes e realçam a beleza e a imersão do mundo de Hogwarts.

No entanto, alguns jogadores podem experimentar problemas, como engasgos, baixa taxa de quadros e tempo de carregamento longo. Isso pode ser causado por um hardware menos potente, configurações inadequadas ou outros problemas técnicos. Para garantir a melhor performance, os jogadores devem verificar se seu hardware atende aos requisitos do sistema antes de jogar.

Imagem de divulgação de Hogwarts Legacy

Veredito 

Hogwarts Legacy é o jogo que todos sonhavam! É visível o cuidado e o amor que a Avalanche Software aplicou em cada detalhe na história e no mundo aberto. O sistema de combate em tempo real é outro destaque, permitindo ao jogador usar magias e habilidades para enfrentar inimigos, tornando a jogabilidade mais dinâmica e emocionante. 

No entanto, o título tem suas falhas. A jogabilidade também pode se tornar repetitiva após um tempo, com missões e tarefas se repetindo. O jogo também tem pequenos bugs, incluindo travamentos e problemas de desempenho que podem te chatear em algum momento.

Mesmo assim, Hogwarts Legacy é um dos melhores produtos dos últimos 20 anos da franquia, e consegue superar com facilidade o desastre que foi Animais Fantásticos (2016 – ) no cinema. Então, fique tranquilo e faça já suas malas para a escola de magia.  

Pontos positivos:

  • História empolgante
  • Mundo aberto e ambientação ricos em detalhes
  • Sistema de combate divertido
  • Personalização do personagem
  • Modo multiplayer co-op

Pontos negativos:

  • Jogabilidade repetitiva
  • Bugs e problemas técnicos

NOTA: 9/10