Vale a pena jogar Doom Eternal no Nintendo Switch?

01/01/2021 - POSTADO POR EM Jogos

Após o estrondoso sucesso de Doom (2016), vencedor do prêmio de Melhor Jogo de Ação de 2016 no The Game Awards, a sequência Doom Eternal (2020) finalmente chega para Nintendo Switch, com port realizado pela Panic Button. Presente nas principais listas de melhores títulos de 2020, o game desenvolvido pela Bethesda veio para consagrar tudo que já havia sido mostrado antes e trazer ainda mais sangue e horror para os fãs.

Confira agora o nosso veredito e descubra se realmente vale a pena jogar no console da Nintendo.

P.S: Doom Eternal já está disponível para Xbox One, PS4, PC e Nintendo Switch.

O inferno agora é na Terra

Lembram de Doom (2016)? Aqui, a história inicia sem uma ligação clara com o seu antecessor. O fato é que você começa Doom Eternal com uma invasão demoníaca em larga escala da Terra, e, por algum motivo, sua própria nave espacial é um castelo.

A guerra está em andamento por um bom tempo até que o Doom Slayer finalmente chegue ao planeta. O personagem passa o resto do jogo parando a invasão e matando os Sacerdotes do Inferno, que são apoiados pelos funcionários da UAC e se transformaram em cultistas do Inferno para ajudar no embate.

Na primeira jogatina é possível levar entre 16h e 20h para finalizar tudo. Não ache que por focar na ação e adrenalina, o título terá uma campanha curta e sem emoção, pois estará totalmente enganado. Inclusive, para entender mais da história, o jogador terá que encontrar e prestar bastante atenção em todos os itens colecionáveis espalhados pelos mapas, o que pode aumentar ainda mais o seu tempo de jogo. 

Se procura uma narrativa clara e bem contada estilo The Last of Us – Parte II (2020), não vai encontrar aqui, mas fique tranquilo porque ao invés disso você achará muitos demônios para exterminar de todas as formas e jeitos possíveis. E você vai gostar, principalmente se for fã da franquia! 

Imagem: Divulgação

Roda bem ou mal no Switch? 

Responsável por ports como Doom e Wolfenstein II: The New Colossus para o Switch, a Panic Button conseguiu fazer um bom trabalho com Eternal e entregar um jogo fluido e sem grandes problemas ou travamentos. Podem ficar tranquilos que NÃO será nenhum Cyberpunk 2077 da vida, recheado de bugs. 

É impressionante que o game rode tão bem no console da Nintendo, isso sem mencionar o fato de que você basicamente tem um título incrível em um portátil, um benefício que deve ser levado em conta. Para que tenham uma noção melhor do que estamos falando, o título da Bethesda roda no dock (TV) com resolução máxima de 1280 x 720, enquanto no modo portátil, a resolução máxima cai para 1088 x 612. No que diz respeito à taxa de quadros, Doom Eternal segura 30FPS. Entretanto, nas cutscenes, a taxa cai para 20 de FPS no modo portátil. 

E claro, como estamos falando de port de uma geração como PS4 e Xbox One para Switch, é perceptível que alguns elementos e iluminações saiam para garantir uma melhor experiência do jogador. Entretanto, não desanime, você terá uma joganativa incrível no seu console da Nintendo

Confira agora um vídeo mostrando um pouco da performance de Doom Eternal no Switch:

Gameplay de tirar o fôlego 

Sangue, sangue e mais sangue!! Não tem jeito. Doom Eternal investe na fórmula que deu certo e amplia tudo que havia sido feito. Esteja preparado para encontrar diversos modelos de armas e fazer muitos updates, para enfrentar demônios nunca vistos antes. Então, já sabe, né? Uma coisa que você não terá é paz durante toda a sua jornada. Gritar “inferno” pode ser uma forma de aliviar a tensão! (rsrs) 

Não se engane: a jogabilidade é frenética de tão boa. O game todo não deixa o jogador respirar e os raros momentos de pausa são sempre pontuados por muito barulho proposital, para não deixar o usuário largar o controle.  E o melhor: é possível melhorar sua mira utilizando o giroscópio integrado do Joy-con. A opção pode ser usada em conjunção com a mira tradicional, usando os botões analógicos do controle para a mistura perfeita entre imersão e precisão. Essa é uma experiência única que só terá no Switch, visto que não está disponível nos demais consoles e PC.

Imagem: Divulgação

Veredito

A espera valeu a pena! Doom Eternal é tudo que os fãs gostariam de ver e jogar no Nintendo Switch. Com o fator portátil do console, você poderá jogar tranquilamente em qualquer lugar, com a mesma emoção e jogabilidade de consoles mais potentes, como PS4

Para os fãs, fica ainda mais claro o belo trabalho realizado pela Panic Button, que conseguiu garantir bons gráficos alinhado ao gameplay frenético sem grandes problemas ou travamentos. E sim, fica certo que Doom Eternal será uma das melhores experiências para você que ama jogos de tiro! É imperdível. 

Pontos positivos

  • Gameplay frenético sem engasgos ou travamentos;
  • Gráficos impressionantes;
  • História com 16h a 20h de duração;
  • Sangue e mais sangue!

Pontos negativos:

  • História poderia mais clara e organizada; 
  • O jogo acaba (rsrs). 

NOTA: 9