Veredito de Uma Sombra na Brasa

18/10/2023 - POSTADO POR EM HQs/Livros

Uma Sombra na Brasa é o primeiro prequel (história que se passa antes da trama original) da série literária De Sangue e Cinzas, da autora estadunidense Jennifer L. Armentrout. Confira a seguir nossa opinião sobre o mais novo capítulo da saga de livros de fantasia, publicada no Brasil pela Editora Galera.

Mais uma Donzela

Há duzentos anos, uma promessa foi feita entre o Rei de Lasania, Roderick Mierel, e o Primordial da Morte para que o reino fosse salvo. Esse acordo envolve o casamento entre o poderoso ser e a primogênita do rei. E, finalmente parece que a barganha será cumprida com o nascimento de Seraphena.

Sabendo que não pode fugir do seu destino, Seraphena treina e estuda arduamente para cumprir o objetivo de se casar com o Primordial e manter seu reino a salvo. Acontece que ser a Donzela de alguém que representa a morte não é tão interessante quanto parece, principalmente quando o maior foco de seu casamento é torná-la viúva.

Os limites ficam ainda mais difíceis quando falhas não são toleradas – o que se torna uma fonte de pânico para Seraphena.

– Todo mortal sabe que não deve interferir nos assuntos de um Deus.

Engoli em seco, toda a admiração desmoronando.

Uma Sombra na Brasa, pág. 53

Amor como fraqueza

Seraphena não apenas precisa se casar, mas seduzir seu noivo, Nyktos, uma vez que a maior fraqueza de um Primordial seria o amor. Naturalmente, não é nada fácil fazer a Morte admitir algo assim. Por isso, o livro se encontra na categoria “de inimigos a amantes” do romance fantástico, e a química dos protagonistas é bastante satisfatória para o público aficionado na vertente.

Com esse prequel, é notório o quanto a autora evoluiu em seu universo, já que é possível melhor desenhar os cenários, lutas e diálogos, além de trazer cenas mais marcantes para o leitor que acompanha a saga como um todo. Vale lembrar que nem tudo são flores, e para quem tem uma visão crítica elevada, Jennifer deixa a desejar quando o assunto é inovação no roteiro. Há cenas que são muito próximas a Poppy e Castell em De Sangue e Cinzas.

Veredito

Sem entregar o que acontece, Uma Sombra na Brasa possui uma história bem envolvente, que vai além de sedução e conflitos, incorporando elementos como deveres e ética na narrativa.

A química entre os protagonistas é tão boa (senão melhor) quanto a dos protagonistas da série De Sangue e Cinzas. Os demais personagens ajudam muito a incrementar o roteiro. Quem é fã da saga, vai notar alguns nomes já citados na série principal, o que expande ainda mais o universo criado por Jennifer.

E ele havia voltado. Como disse que faria.

Meu coração disparou no peito.

Ashley parou na beira da cama.

Uma Sombra na Basa, pág. 518

O segundo livro da série Carne e Fogo, intitulado Uma Luz na Chama, já está nas prateleiras de livrarias e lojas, bem como em plataformas digitais e sites. O livro continua a desenvolver a trama de Seraphena e Nyktos para melhorar ainda mais a contextualização com a série principal na saga.

Pontos Positivos

  • Química dos protagonistas
  • Enemies to Lovers instigante
  • Expansão do universo literário

Pontos Negativos

  • Semelhança com o roteiro da primeira série

Nota: 8