Veredito de Laura Dean Vive Terminando Comigo

29/03/2021 - POSTADO POR EM HQs/Livros

A HQ Laura Dean Vive Terminando Comigo é uma produção de Mariko Tamaki e Rosemary Valero-O’Connell. Chegando ao Brasil pelas mãos da Editora Intrínseca, nós garantimos um exemplar para trazer até você o veredito dessa história, que fala de maneira sensível sobre relacionamento abusivo. Confira agora!

Ciclo vicioso

Freddy é uma adolescente normal de ensino médio que tem seus hobbies, seus amigos e um trabalho legal em um restaurante de comidas orgânicas. Já faz um ano que a garota está namorando Laura Dean e essa é a terceira vez que elas terminam.

Laura é a típica menina popular da escola, ela está sempre rodeada de pessoas, garotas principalmente, mas acabou escolhendo Freddy para ser sua namorada. O problema é que as duas sempre terminam durante alguma data comemorativa, mas um tempo depois voltam como se nada tivesse acontecido. 

Os amigos de Freddy e ela própria já estão achando aquela situação ridícula, mas a garota está presa dentro de um ciclo de termina-e-separa, no qual acaba perdendo um pouco da própria personalidade para estar ao lado da namorada, além de se tornar uma péssima amiga durante esse processo. Porém, como fazer para dar um fim definitivo a tudo?

“A parte mais difícil, além do fato de que levar um fora é pior que intoxicação alimentar, é a sensação de que vivo perdendo uma pessoa que estava aqui agora mesmo.

É como se Laura tivesse sumido, mas não sumiu. Ainda sinto o cheio do desodorante dela nos lençóis.”

Laura Dean Vive Terminando Comigo, pág. 31.

Relacionamento bate-e-volta

A HQ foi vencedora de três prêmios Eisner, maior prêmio do universo dos quadrinhos, nas categorias Melhor Roteirista, Melhor Artista e Melhor Publicação Para Adolescentes. Sua história é relativamente curta, com uma arte muito bonita e detalhada e que chega em um formato mais parecido com o de livro, com orelha e tudo.

Ao longo das suas 304 páginas somos apresentados ao relacionamento de Laura Dean e Freddy, e logo no início já entendemos a dinâmica que se dá entre as duas. Numa das primeiras cenas vemos Frederica olhando para o celular esperando uma mensagem da namorada, que está atrasada para o baile da escola, e que logo depois chega se recusando a falar sobre onde estava. O casal começa a dançar, mas minutos depois Laura é chamada por uma das amigas e deixa a outra garota para trás.

Isso já denota o que precisamos saber sobre a relação, e é uma cena que se repete ao longo da história: Laura Dean gosta de ficar na presença de Freddy, contanto que o contato seja breve. Ela passa o tempo que deseja na companhia da namorada, apenas enquanto acha interessante, depois vai em direção à outra atividade que mereça mais a sua atenção.

Freddy percebe que está presa dentro desse ciclo de termina-e-volta com sua companheira, mas ela não consegue se desvencilhar. Laura é sempre aquela que termina e Freddy a que sempre aceita voltar, sendo que as duas entendem que é dessa maneira que a sua relação funciona e que deve continuar assim caso ninguém procure fazer algo a respeito.

Imagem: Divulgação

Mas como sair?

O relacionamento delas não é violento, não há restrições ou troca de insultos, nada que uma pessoa normalmente associaria a algo abusivo, porém nem por isso ele deixa de ser. Para Freddy é como um beco sem saída: ela deseja ter uma namorada e ela ainda acredita gostar de Lara Dean, mas ao mesmo tempo entende que uma relação saudável não deveria ser daquela maneira.

Nos últimos anos, a sociedade tem se preocupado mais em tentar entender sobre relações tóxicas, como elas afetam os indivíduos e como escapar delas. Isso acontece principalmente por conta dos altos números de violência doméstica, mas novamente, esse não é o único indício de que um relacionamento é abusivo. O fato de você possuir qualquer relação em que se sinta presa dentro dela já é um enorme sinal vermelho.

Essa maneira mais “branda”, por assim dizer, de ver a coisa é o que torna a história um pouco mais palatável. É fácil ver uma pessoa apanhando e deduzir imediatamente que ela deve se afastar do companheiro, mas e quando não há sinais físicos visíveis? Quando é algo que simplesmente te afasta dos amigos, da família e de quem você realmente é? A partir daí já se faz necessário cortar laços.

É interessante ver que para Freddy o ponto de virada são suas amizades. Os amigos já entendem que Laura Dean não faz bem para a garota, principalmente a sua melhor amiga Doodle, porém eles procuram continuar apoiando-a. Mas a partir do momento que Frederica vê o quanto ela está ignorando aqueles que sempre estiveram ao seu lado, aí sim começa o seu momento de abrir os olhos para a situação.

“Como você se sente amando alguém que sempre termina e depois quer voltar? O que você ganha com esse amor? Você é feliz amando essa garota? Esse amor te ajuda a ser uma pessoa melhor?”

Laura Dean Vive Terminando Comigo, pág. 269.

Veredito

Laura Dean Vive Terminando Comigo traz a problemática dos relacionamentos abusivos de uma maneira sensível, mostrando como o problema está até mesmo nas menores atitudes. Voltado para o público jovem, a história fala de uma questão importante, mas sem parecer que deseja dar uma aula e de um modo altamente identificável. 

É muito fácil se colocar na pele dos amigos de Freddy, vendo a garota tomar atitudes erradas para permanecer ao lado da namorada, mas não ter muito o que fazer além de aconselhar e torcer pelo melhor. A arte delicada da HQ contribui para trazer leveza ao tema, com cada quadro sendo repleto de detalhes, e trazendo uma boa mistura do preto, branco e rosa para as imagens.

No fim, somos brindados com uma história bonita de crescimento pessoal e que tem um desfecho satisfatório. Teria sido positivo ver melhor desenvolvida a relação de Freddy com a família, ou até mesmo ver um pouco mais sobre os seus amigos, porém isso não atrapalha a trama principal, que é certeira em seus ensinamentos.

Pontos positivos

  • Arte bonita e delicada
  • Trama bem desenvolvida
  • Tema importante tratado de modo sensível

Pontos negativos

  • Falta de desenvolvimento na relação da protagonista com a família e outras subtramas

NOTA: 9,5