Veredito da HQ Umbrella Academy: Dallas

22/08/2020 - POSTADO POR EM HQs/Livros

Depois da nossa matéria sobre a primeira HQ de Umbrella Academy, Suíte do Apocalipse, chegou a hora de falar sobre o segundo volume da publicação. Intitulado Dallas, aqui veremos os irmãos Hargreeves enfrentando novas ameaças depois de escapar por um triz do fim do mundo. A edição foi enviada à nós pela editora Devir e agora você confere tudo o que achamos dela.

Importante lembrar que esse texto contém pequenos spoilers do primeiro volume da série, Suíte do Apocalipse, então é melhor você ler a HQ antes de conferir esse veredito.

Pós-apocalipse 

Em Dallas vemos como estão os irmãos Hargreeves depois do “quase fim do mundo”. Vanya sobreviveu, mas está com muitas sequelas que a deixam praticamente sem movimento; Alison está cuidando dela, apesar de ainda não ter recuperado sua voz do acidente acontecido no volume anterior.

Spaceboy perdeu a vontade de combater o crime e passa o dia na frente da tv, enquanto isso Diego prossegue perseguindo bandidos e Klaus colhe os louros de ter sido aquele que salvou o mundo. Número Cinco é finalmente confrontado pela agência temporal que o contratou, eles mandam dois agentes especiais para eliminar a ele e toda a sua família.

Mate o presidente!

A segunda HQ explora mais os conceitos de viagens temporais do universo de Umbrella Academy, principalmente por conta do personagem Número Cinco. Aqui descobrimos sobre o seu envolvimento com os Temps Aeternalis, uma agência que se preocupa com o funcionamento do espaço-tempo contínuo. 

Ao tentar voltar para casa depois de ficar preso em um mundo pós-apocalíptico, Cinco dá de cara com os indivíduos dessa agência, que o recrutam e o transformam em uma máquina de matar. Ele resolve largar o trabalho quando estava responsável por um ponto crucial da história: a morte do presidente Kennedy. Os Temps Aeternalis retornam em busca dele para que conclua a missão, o que em algum ponto acaba envolvendo Alison, Luther e os outros.

Viagens e novos rostos

Dallas consegue trazer uma narrativa ainda mais no-sense do que a primeira edição. Com a adição da agência temporal, seus dois assassinos mascarados psicóticos e divertidos, Hazel e Cha-Cha, e seu chefe-peixe Carmichael; a gama de novos personagens traz ainda mais estranheza para a trama.

A relação entre os irmãos e suas individualidades lutando para trabalharem juntas ainda é um ponto alto da HQ. Eles desenvolvem histórias paralelas, divididos em grupos, o que permite explorar mais de seu passado e suas personalidades.

Veredito

Ao contrário de sua antecessora, que serve como uma história fechada, Dallas tem um tom mais capitular e funciona melhor se tivermos acompanhado o trabalho anterior e entendermos bem cada um dos personagens. 

A trama consegue expandir o nosso conhecimento sobre os irmãos Hargreeves, adicionando informações que nos permitem compreender melhor cada um deles; talvez a única a que falte esse desenvolvimento é Vanya, que continua acamada e com pouquíssimos movimentos. Os novos personagens também são uma boa adição e se encaixam no universo esquisito em que a narrativa habita.

Pontos positivos

  • Bom desenvolvimento dos protagonistas
  • Adição de personagens novos interessantes
  • Continuação pertinente para a trama

Pontos negativos

  • Não explora o suficiente os personagens novos

NOTA: 9