Você lembra de Jogos Vorazes? Após a publicação do livro de Suzanne Collins em 2008 (e de suas sequências, Em Chamas em 2009 e A Esperança em 2010), a saga ganhou uma adaptação cinematográfica e emergiu como um novo fenômeno adolescente após o sucesso de franquias como Harry Potter e Crepúsculo.
Agora, a autora da trilogia lançou um novo livro situado no mesmo universo: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes. Mas do que exatamente se trata essa nova história? Vamos te ajudar e relembrar algumas coisas para entender melhor o que vem por aí.
No começo da década de 2010, os livros de Jogos Vorazes ganharam grande atenção e há quem diga (nós) que as adaptações para o cinema são as melhores dentre as sagas de sua época. Ao passo que a trilogia original acompanha a história de Katniss (Jennifer Lawrence), que se voluntaria para participar dos Jogos Vorazes e se torna símbolo de uma revolução, o novo livro é uma prequel, ou seja, se passa antes dos eventos originais, e conta a história de um jovem presidente Snow. Aqui, você confere um panorama do que precisa saber para ler A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes.
O mundo de Panem
Na trama, depois de uma grande guerra mundial, o que restou da América do Norte passou a ser um único país – Panem, governado por um presidente. A nação é dividida em distritos que vão de 1 a 12 além da capital, que é o lar dos mais ricos e influentes. De acordo com o sistema econômico de Panem, cada distrito deve distribuir parte significativa de sua produção para suprir as necessidades da capital. Mineração, agricultura, extração de madeira… São produções variadas.
A história da saga nos mostra que, cansados da exploração, em algum momento 13 distritos se uniram para lutar contra a capital – e perderam. O 13º foi destruído por um ataque nuclear e muitos soldados morreram nesta tentativa de revolução, conhecida como os Dias Escuros.
A origem dos jogos
Ao fim da guerra, os distritos se renderam e tiveram de assinar o Tratado de Traição para lembrar sempre que a tentativa de tomar o poder da capital foi um erro imperdoável. Como punição, o governo decidiu criar uma espécie de competição cruel entre os distritos – os chamados Jogos Vorazes.
Neste evento, dois jovens de cada distrito eram escolhidos por meio de sorteio (a Colheita) para irem até uma arena na capital e lutar até a morte. O último tributo sobrevivente seria coroado vencedor e poderia voltar para seu distrito de origem. A cada nova edição, os Jogos Vorazes se transformavam em um espetáculo para o público da capital – que tinha uma noção de vida diferente das pessoas dos distritos.
É nesse cenário em que Katniss e Peeta entram na história. Na 74ᵃ edição dos Jogos Vorazes, os “amantes desafortunados” do Distrito 12 são selecionados para participar da competição mortal e precisam utilizar tudo o que aprenderam em suas vidas pobres e sofridas para tentar sobreviver. Suas trajetórias, porém, se tornam extremamente significativas em um plano para uma nova rebelião contra a Capital e uma tentativa de derrubar o Presidente Snow, líder autoritarista da nação.
Quem é o Presidente Snow?
Coriolanus Snow é o comandante supremo de Panem. Suas aparições públicas são sempre cheias de pompa e circunstância e ele tem muita influência sobre todos os cidadãos. Está sempre com uma rosa branca e perfumada presa ao paletó – o que se tornou sua marca registrada.
O governante já tem certa idade, mas viaja para tratar de negócios e situações militares pessoalmente. É perceptível que teve boa educação e que governa seu país com punhos de ferro. Além das poucas vezes em que, nos filmes, vemos sua família, detalhes sobre sua relação com outras pessoas são desconhecidos. Sabe-se que ele tem filhos e netos e que todos vivem bem, mas não muito além.
A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes promete contar a história do que aconteceu com Snow antes que ele chegasse à presidência de Panem. Muitos fãs ficaram apreensivos sobre o que a autora Suzanne Collins escreveria. O motivo seria uma possível justificativa para a maldade de Snow. Será?
Onde a história se encaixa?
A narrativa do novo livro se inicia na manhã da Colheita da décima edição dos Jogos Vorazes, 64 anos antes dos jogos de Katniss e Peeta. O jovem Coriolanus Snow, com 18 anos, é um estudante selecionado para ser o mentor de um dos tributos dos distritos. É a sua chance de alcançar a glória e reverter a maré de infortúnios da Casa Snow, que apesar de manter as aparências, se encontra em uma situação difícil financeiramente.
Acontece que Snow, contra a sua vontade, é designado para ser o mentor do tributo feminino do Distrito 12, Lucy Gray Baird. Desde aquela época, o paupérrimo Distrito 12 dos mineradores de carvão estava longe de ser considerado um forte concorrente nos jogos – mas veremos que com a ambição de Snow e o talento de Lucy frente as câmeras, tudo pode acontecer.
O futuro
(SPOILERS da trilogia original de Jogos Vorazes a seguir)
Sabemos que no fim de A Esperança, Katniss e Peeta vivem em um mundo governado por novas pessoas, uma nova democracia em que os Jogos Vorazes não existem mais. A vida de Snow chega ao fim após um julgamento e execução pública. As consequências de mais uma guerra assolaram novamente o país, mas, aparentemente, a reconstrução do distritos estava acontecendo de maneira mais gentil – sem a exploração dos recursos e da população.
Apesar de ser contra, Katniss acaba tendo filhos com Peeta e convive com a ideia de criar as crianças para serem felizes e ressignificar um cenário onde antes havia tanto sofrimento. É como se ela tivesse criado novas vidas para que elas tenham a oportunidade de ter a felicidade e liberdade que ela não teve.
O que esperamos de A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes?
Para finalizar, deixamos registrado aqui o que esperamos do novo livro. Quando concluirmos a leitura, faremos o nosso veredito. Se você tem outras expectativas ou já leu, conta pra gente nos comentários! Pelo que conhecemos dos trabalhos anteriores da autora, temos fé em Suzanne Collins e acreditamos que ela saberá conduzir a história da melhor forma possível.
Expectativas da Marília:
- Explicações sobre política e a forma de governo que há em Panem. Como são escolhidos os governantes?
- O que há de importante para saber sobre Snow e porque sua história é válida de ser contada? Gostaria muito de ver isso.
- Saber por onde andaria algum personagem ou família de personagem que já conhecemos dos outros livros.
Expectativas do Henrique:
- Conhecer a índole do jovem Snow. Ele sempre foi uma pessoa perversa ou foi moldado pelas circunstâncias?
- Entender a mecânica e os bastidores dos primeiros Jogos. O quanto do formato permaneceu através das décadas e o quanto ele se transformou.
- Ter um vislumbre maior dos Dias Escuros e como eles afetaram a organização, a política e mente dos cidadãos de Panem. Investigar possíveis paralelos com a sociedade atual.
Em breve, falaremos se nossas expectativas foram atendidas!