Lista: 5 motivos para ler a saga As Provações de Apolo

25/11/2020 - POSTADO POR EM HQs/Livros

Conhecido pela suas séries de livros que misturam lendas, realidade e nosso mundo contemporâneo, Rick Riordan, decidiu lançar em 2016 uma nova saga dentro do universo de Percy Jackson. Chamada de As Provações de Apolo, ela é focada em um novo protagonista em uma perspectiva totalmente nova.

A Intrínseca está lançando esse mês A Torre de Nero, o quinto e último volume da saga, e pensando nisso o Roteiro Nerd resolveu criar uma lista com cinco motivos pelos quais você deveria ler essa série incrível.

1. Um olhar divino

Diferente das outras quatro séries jovens que Rick Riordan já publicou – Percy Jackson & Os Olimpianos, As Crônicas dos Kane, Os Heróis do Olimpo e Magnus Chase e os Deuses de Asgard, todas lançadas pela Intrínseca -, As Provações de Apolo é contada pela perspectiva de um deus. Isso mesmo. O próprio Apolo é o protagonista. 

Essa ideia veio ao escritor enquanto ele fazia uma pesquisa para Percy Jackson, e descobriu que na mitologia grega Zeus já havia transformado o Deus do Sol e das Artes outras duas vezes em um adolescente. Tomado por essa curiosidade, o autor decidiu fazer isso com Apolo uma terceira vez, e o colocar diante de uma série de provações.

Imagem: Divulgação

2. Mortalidade e puberdade

Uma das primeiras provações do novo protagonista é a puberdade. Seu charme e encanto foram substituídos por espinhas, gordura e frustrações pelas quais todo adolescente passa, o que gera cenas hilárias na série. Até o nome ele perde, e passa a ser chamado por Lester. Outra questão bastante nova para Apolo é sua mortalidade. Ao contrário dos demais protagonistas, ele não é um semideus, mas sim um humano normal, o que o torna mais vulnerável em suas aventuras.

Imagem: Divulgação

3. Semideuses presentes

Apenas porque ele não é um, não quer dizer que não há nenhum semideus na saga. Apolo é sim ajudado por vários semideuses, inclusive alguns de seus filhos e outros seres durante suas provações. Sua maior companheira, com quem tem bastante interação e um relacionamento muito interessante, é Meg, uma garota que vive nas ruas e tem um gênio bastante forte. Além disso, outros personagens que já conhecemos retornam na saga.

Imagem: Divulgação

4. Sexualidade e inclusão

Apolo é um adolescente de 16 anos, então houve uma abertura para Rick Riordan abordar assunto mais adultos se comparados às outras séries dele. Por isso temas como abuso e abandono são explorados dentro desta saga, além da inclusão mais aprofundada da sexualidade dos personagens. E aqui vai a maior dica para aqueles que não se lembram (ou simplesmente não sabem): é um fato da mitologia grega a bissexualidade do Deus do Sol. E o autor não deixou esse detalhe passar despercebido.

Imagem: Divulgação

5. Antigos conhecidos e rapidez na trama

Como citados antes, aparecem aqui personagens conhecidos dentro da saga. Nico e Will fazem parte da trama, além de vermos também Percy e Annabeth, já com seus 20 anos, pois a série se passa logo após Os Heróis do Olimpo. Outros deuses também acompanham Apolo em sua jornada, mas não quer dizer que sua trama seja tão complicada e grandiosa quanto as demais, e talvez isso ajude os livros a acontecerem de forma mais rápida e fluida.

Imagem: Divulgação