Lista: 10 livros essenciais nos 10 anos da DarkSide

29/10/2022 - POSTADO POR EM HQs/Livros

Outubro de 2022 é um mês especial para a DarkSide. A editora completa 10 anos trazendo a magia, o obscuro e as histórias que fazem seus leitores celebrarem o medo que os lembram que estão vivos. Por isso, nós do Roteiro Nerd decidimos trazer uma lista especial para os fãs da editora. São 10 livros da DarkSide indicados por nós – que também entendemos que sonhos e pesadelos podem ter sim uma bela capa.

1) Lady Killers

Imagem: Divulgação

Tem como não começar a lista sem ser por essa obra? Parte da divisão Crime Scene, o livro parte da premissa de que quando pensamos em assassinos em série, pensamos em homens. Mais precisamente, em homens matando mulheres inocentes, vítimas de um apetite atroz por sangue e uma vontade irrefreável de carnificina.

Mulheres, porém, podem ser tão letais quanto os homens e deixar um rastro de corpos por onde passam. Então o que acontece quando as pessoas são confrontadas com uma assassina em série? Quando as ideias de “sexo frágil” se quebram e fitamos os desconcertantes olhos de uma mulher com sangue seco sob as unhas?

Inspirado na coluna homônima da escritora Tori Telfer no site Jezebel.com, Lady Killers: Assassinas em Série é um dossiê de histórias sobre assassinas em série e seus crimes ao longo dos últimos séculos, e o material perfeito para você mergulhar fundo em suas mentes. Com um texto informativo e espirituoso, a autora recapitula a vida de catorze mulheres com apetite para destruição, suas atrocidades e o legado de dor deixado por cada uma delas.

As histórias são narradas através de um necessário viés feminista. Telfer dispensa explicações preguiçosas e sexistas e disseca a complexidade da violência feminina e suas camadas. A autora também contesta os arquétipos — vovó gentil, mãe carinhosa, dama sensual, feiticeira traiçoeira, entre outros — e busca entender por que as mulheres foram reduzidas a definições tão superficiais.

Além disso, questiona a “amnésia coletiva” a respeito dos assassinatos cometidos por mulheres. Por que falamos de Ed Kemper e não de Nannie Doss, a Vovó Sorriso, que dominou as páginas dos jornais norte-americanos em 1950 por seu carisma e piadas mórbidas (ela matou quatro maridos)? Por que continuamos lembrando apenas de H.H. Holmes quando Kate Bender recebia viajantes em sua hospedaria (e assassinava todos que ousavam flertar com ela)? A linha que divide o bem e o mal atravessa o coração de todo ser humano.

2) BTK PROFILE: Máscara da Maldade

Imagem: Divulgação

Não podendo ignorar a magnitude da capa por si só, essa obra também faz parte da divisão  Crime Scene da editora, e vem narrar o quanto um monstro aterrorizava os moradores de Wichita, Kansas, ao longo de três décadas. Um assassino em série que amarrava, torturava e matava mulheres, homens e crianças, iludiu a polícia por anos a fio enquanto se vangloriava de suas terríveis façanhas para a mídia.

A nação ficou chocada quando os crimes de BTK — a sigla para os termos em inglês bind, torture, kill, que eram sua assinatura criminosa — foram enfim associados a Dennis Rader, um vizinho amigável, marido devoto e respeitado presidente da congregação de uma igreja local.

O jornal Wichita Eagle fez a cobertura do assassino em série desde seu primeiro ataque, em janeiro de 1974. Desde então, o jornal, a polícia e o assassino desenvolveram um intricado relacionamento. Foi por meio do Eagle que BTK enviou sua primeira mensagem, em 1974.

Foi ainda para o mesmo jornal que, alguns anos depois, o desesperado chefe de polícia de Wichita pediu ajuda para criar uma armadilha para o assassino. Foi em uma carta para o Eagle que BTK anunciou seu reaparecimento, em 2004. E foi por meio dos classificados do jornal que o chefe da investigação levou BTK a cometer um erro que resultou em sua captura, em 2005.

3) Reino das Bruxas

Imagem: Divulgação

Mas a editora também tem seu lado romântico. Em sua divisão DarkLove, a DarkSide também trás a nova série de livros de Kerri Maniscalco, que conta a história de Emilia e sua irmã gêmea Vittoria, que são bruxas e vivem secretamente entre os humanos. Uma noite, Vittoria perde o turno do jantar no renomado restaurante da família. Preocupada, Emilia vai atrás dela e encontra seu corpo totalmente profanado. Arrasada, ela parte em busca do assassino de Vittoria, desejando vingança a qualquer custo — mesmo que isso signifique usar magia das trevas.

Em sua investigação, Emilia conhece Ira, um dos príncipes do Inferno dos quais foi alertada a vida toda para ficar longe. Charmoso, sarcástico e astuto, o príncipe demoníaco afirma estar do lado de Emilia, incumbido de desmascarar o responsável pelos assassinatos de mulheres — bruxas — que estão acontecendo em Palermo. Mas, quando se trata dos Perversos, nada é o que parece…

4) A Pequena Sereia – Reino das Ilusões

Imagem: Divulgação

Quem não gosta de um Conto de Fadas? Usando a lente do conto original de Hans Christian Andersen e as coloridas lentes dos desenhos animados, o selo DarkLove resgata a história da Pequena Sereia de uma forma talvez menos popular, mas tão fascinante quanto.

Comece esquecendo as histórias sobre sereias que você conhece. Esta é uma história diferente — e necessária. E tudo começa no fundo do mar. Com uma garota chamada Gaia, que sonha em ser livre de seu pai controlador, fugir de um casamento arranjado e descobrir o que realmente aconteceu à sua mãe desaparecida.

Em seu aniversário de quinze anos, quando ela finalmente sobe à superfície para conhecer o mundo de cima, Gaia avista um rapaz em um naufrágio e se convence de que precisa conhecê-lo. Mas do que ela precisa abrir mão para transformar seu sonho em realidade? E será que vale a pena?

5) Ed & Lorraine Warren – Vidas Eternas

Imagem: Divulgação

Mesmo quem não é ligado ao mundo do terror deve conhecer esse casal. Ed & Lorraine Warren: Vidas Eternas traz os os detalhes do caso de assombração da família Smurl, da Pensilvânia. Escrito pelo jornalista Robert Curran, o livro foi compilado a partir de testemunhos dos oito residentes do número 328-330 da Chase Street, assim como de outras 28 pessoas que vivenciaram fenômenos sobrenaturais ligados à família Smurl.

Ed e Lorraine Warren estiveram envolvidos com o caso desde o início de 1986 e, entre muitas outras coisas, organizaram os exorcismos que foram executados na casa. A vasta experiência da dupla ajudou a família Smurl a lidar com o pesadelo pelo qual estavam passando — e os detalhes vão abrir os olhos dos leitores a respeito de como o mal age.

Manifestações tenebrosas, vultos perturbadores, marcas inexplicáveis e torturas excruciantes faziam parte do dia a dia da família, dentro e fora de casa. Por que um demônio escolheu provocá-los? Embora não haja resposta fácil para isso, e muitos rituais tenham sido performados para livrar a todos do mal (amém), aparentemente o demônio sempre retorna. Sempre.

6) Drácula – Dark Edition

Imagem: Divulgação

Os fãs vampirescos também têm voz na DarkSide. A obra atemporal de Bram Stoker narra, por meio de fragmentos de cartas, diários e notícias de jornal, a história de humanos lutando para sobreviver às investidas do vampiro Drácula. O grupo formado por Jonathan Harker, Mina Harker, Dr. Van Helsing e Dr. Seward tenta impedir que a vil criatura se alimente de sangue humano na Londres da época vitoriana, no final do século XIX.

Um clássico absoluto do terror, Bram Stoker define em Drácula a forma como nós entendemos e pensamos os vampiros atualmente. Mais que isso, ele traz esse monstro para o centro do palco da cultura pop do nosso século e eterniza o vilão de modos refinados e comportamento sanguinário.

7) Saboroso Cadáver

Imagem: Divulgação

Para os fãs de ficção com pitadas realistas, a editora também dá vez. Diz o antigo ditado que “Você é o que você come”. No romance Saboroso Cadáver, de Agustina Bazterrica, esse ditado é levado às últimas consequências. O livro conta a história de um vírus que se espalha entre os animais de todo o planeta e torna sua carne mortal aos humanos.

Impossibilitados de utilizar os animais para a alimentação, a sociedade regulariza a criação e a reprodução de seres humanos como animais de abate, transformando o mundo num lugar cinzento, cínico e inóspito. Nesse romance visceral, grotesco, repleto de descrições vívidas e nauseantes capaz de nos alimentar na medida certa, vamos acompanhar a rotina de Marcos Tejo, funcionário do frigorífico Krieg, que recebe de presente uma mulher viva, considerada “carne de primeira”.

Ironicamente, o nosso funcionário protagonista parece ser o mais humano nesse mundo terrível. Seguindo seus passos, presenciamos o processo metódico da criação de pessoas, abates, experimentos de laboratório, caçadas humanas e suntuosos jantares canibais. Uma leitura intensa e transportadora.

8) Bom Dia, Verônica

Imagem: Divulgação

Fã de nacionais? A DarkSide não se esqueceu de você. A rotina da escrivã de polícia Verônica Torres era pacata, burocrática e repleta de sonhos interrompidos até aquela manhã. Um abismo se abre diante de seus pés de uma hora para outra quando, na mesma semana, ela presencia um suicídio inesperado e recebe a ligação anônima de uma mulher clamando por sua vida.

Verônica sente um verdadeiro calafrio, mas abraça a oportunidade de mostrar suas habilidades investigativas e decide mergulhar sozinha nos dois casos. Um turbilhão de acontecimentos inesperados são desencadeados e a levam a um encontro com o lado mais sombrio do coração humano.

9) Grimório das Bruxas

Imagem: Divulgação

As bruxas estão por toda parte. Dentro e fora da ficção, sua presença imemorial nos fascina e assombra em igual medida. Combinando história, folclore, mito e mistério, a figura da bruxa desperta curiosidade e inspira muitas reflexões sobre sua natureza, sua origem e até mesmo sua existência. Muito se especula sobre as bruxas, mas será que realmente sabemos do que estamos falando?

Grimório das Bruxas nos convida a vislumbrar um futuro onde o medo do desconhecido e o espanto diante do diferente não conduzem a humanidade pelos caminhos sangrentos de outrora. Entender a história da bruxaria é o primeiro passo para que possamos inaugurar sob nossos pés uma estrada rumo a um amanhã cada vez mais mágico.

10) Arquivo Serial Killers

Imagem: Divulgação

Fãs de True Crime já ouviram falar pelo menos uma vez em Ilana Casoy, a autoridade no que diz respeito a mentes criminosas e resolução de crimes no Brasil. Para escrever LOUCO OU CRUEL?, a escritora mergulhou em arquivos da polícia e da Justiça, do FBI e da Scotland Yard, além de ter feito uma pesquisa rigorosa em diversas outras fontes para compor um inquietante roteiro de como, por que razão e com que métodos os serial killers agem.

Em MADE IN BRAZIL, Casoy dedicou-se a investigar os serial killers brasileiros, no que viria a ser o primeiro livro do gênero dedicado aos assassinos em série do Brasil. Foram cinco anos de pesquisas, visitas a arquivos públicos, manicômios e penitenciárias, além de entrevistas cara a cara com personificações do mal em terras tupiniquins, para produzir um dossiê sobre o lado mais sombrio do ser humano. Perturbador e por muitas vezes comovente, o relato de Casoy nos apresenta histórias que nem a ficção e o cinema conseguiriam imaginar.