Baseado na biografia do músico e vencedor do prêmio Nobel de Literatura Bob Dylan, Um Completo Desconhecido (2024) é estrelado por Timothée Chalamet. Conferimos o longa que foi indicado a 8 Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator. Você confere nossas impressões a seguir.
Enredo
Na década de 1960, o jovem Bob Dylan (Timothée Chalamet) sai de Minnesota para Nova Iorque para se dedicar à carreira musical. No começo, ele tocava músicas no estilo folk, até que na metade da década a popularidade da guitarra elétrica e das bandas de rock o influenciaram a abraçar um novo som em suas composições. No começo, isso não foi bem recebido, mas acabou influenciando toda uma geração.
Um Completo Desconhecido é um filme baseado na biografia de 2015 chamada Dylan Goes Electric! de Elijah Wald, que foi aprovada e elogiada pelo próprio Bob. O roteiro do longa é bem adaptado, mas há controvérsias. Apesar de mostrar como o artista era irresponsável em suas relações amorosas, ligando apenas para sua arte, vários pontos controversos da vida de Dylan na época não foram inseridos, como sua problemática relação com o álcool e as drogas.
O filme é praticamente um musical, já que poucos minutos se passam entre uma música e outra. Isso é um ponto acertado, já que não poderia ser deixado de fora. Além disso, Timothée é um excelente ator e cantor e conseguiu ajustar sua voz para um timbre praticamente igual ao de Dylan. Todos os atores que cantam no longa conseguiram entregar um excelente trabalho.
Imagem: Divulgação
Quem é Bob Dylan
Nascido em Minnesota em 1941, Robert Allen Dylan começou sua carreira ainda em sua cidade natal. Na infância, ele escreveu poemas e pouco mais tarde aprendeu a tocar piano e violão. Foi durante seu tempo na universidade que ele conheceu e se aproximou da música folk.
Durante o início da sua vida adulta em Nova Iorque na década de 1960, Bob teve contato com temas delicados e de extrema relevância como a Guerra Fria, a Guerra do Vietnã e a luta pelos direitos civis, o que influenciou bastante suas composições. Além disso, a poesia beat teve uma grande relevância em sua obra a partir de 1965.
Em 2004, Bob foi eleito pela revista Rolling Stone como o sétimo maior cantor de todos os tempos. Já em 2012, foi condecorado pelo então presidente dos EUA Barack Obama com a Medalha Presidencial. O prêmio Nobel de Literatura veio 2016 por ter criados “novas formas de expressão poética no quadro da tradição da música americana”.
Imagem: Divulgação
Veredito
Um Completo Desconhecido é um ótimo filme com um roteiro bem adaptado, mas que poderia ter um primeiro ato mais enxuto. As músicas do longa foram muito bem escolhidas e foram intepretadas com excelência por todos os atores. Vale comentar também que o departamento de figurino acerta na curadoria e é bem desenvolvido.
Em meio a um elenco brilhante, o protagonista de Timothée consegue fazer uma construção muito parecida com a personalidade de Bob Dylan, ainda que alguns vicios de atuação sejam perceptíveis e possam comprometer a imersão por completo do espectador. Por fim, a direção de James Mangold é bem feita e opta por sequências e enquadramentos que complementam a narrativa.
Pontos Positivos:
- Direção eficiente
- Curadoria do figurino
- Elenco brilhante
- Músicas bem escolhidas
Pontos Negativos:
- Primeiro ato lento
- Vícios de atuação de Timothée atrapalham a imersão do espectador
Nota: 8,5