Veredito de Rivais

25/04/2024 - POSTADO POR horarios para ganhar no fortune tiger EM Filmes

O aguardado Rivais finalmente chegou aos cinemas! O filme é dirigido por Luca Guadagnino, que se destacou por Me Chame Pelo Seu Nome (2017), e tem Zendaya (Homem-Aranha de Volta ao Lar, Duna) como protagonista. Conferimos o longa e vamos contar nossas impressões. 

Enredo

Tashi (Zendaya) é uma jovem tenista que precisou interromper a carreira promissora após uma grave lesão. A paixão pelo esporte prevaleceu e ela passou a trabalhar como treinadora de tênis de seu marido Art (Mike Faist), um jogador que não se destacava tanto nas quadras. 

Porém, durante um torneio, seu ex-namorado, Patrick (Josh O’Connor), entra em cena. O encontro dos três pode ser capaz de reacender velhas rivalidades dentro e fora da quadra e resultar em um rumo diferente para a carreira de todos.

Imagem: Divulgação

Não tire os olhos da partida

Rivais tem uma premissa interessante, colocando a personagem de Zendaya como uma “devoradora de homens”, que seria aquela mulher extremamente sedutora sem fazer nenhum esforço. Parece um tanto machista, mas não é. 

O filme nos faz ter admiração por Tashi, por sua segurança e por não baixar sua cabeça. O roteiro em nenhum momento a subjuga, muito pelo contrário, a exalta e coloca os dois protagonistas masculinos como pessoas que não teriam tanto futuro na vida, caso ela não surgisse na vida deles.

A montagem do filme está excelente, e o que se destaca é que sua narrativa é contada como uma partida de tênis, onde os atos são divididos como se fossem os sets. Por vários momentos temos a visão da bola, da quadra, da plateia e dos jogadores, o que deixa tudo dinâmico e interessante. O único problema é que o último ato se prolonga demais e não combina em nada com o dinamismo do filme, dando muitas voltas.

Imagem: Divulgação

Divulgação característica

É interessante como até na divulgação Zendaya se mostra bem alinhada com a narrativa. Na turnê de Rivais, a atriz, assessorada por seu stylist Law Rouch, está usando nos tapetes vermelhos peças que remetem ao universo do tênis, sem caricatura. 

Marcas como Lacoste, Loewe, Ralph Lauren e Vivienne Westwood ajudam a compor looks com silhuetas rodadas, cores sóbrias e toda a estética luxuosa esporte presente no filme, que já se tornou uma nova tendência chamada de tenniscore e tem Zendaya como um ícone a ser seguido.

Imagem: Divulgação

Veredito

Rivais é um excelente filme, com um roteiro consistente, mas que tem o pequeno problema de não saber onde terminar. A direção de Guadagnino facilmente se destaca, com momentos de tirar o fôlego.

Além disso, a trilha sonora do filme é incrível, assim como os efeitos sonoros. As músicas escolhidas combinam com os momentos em que está sendo tocada.

O longa ainda tem méritos por abordar muito bem a sensualidade da personagem Tashi, sem a hiper sexualizar. Aliás, a figura da personagem é muito mais lembrada pela sua força e altivez, que por seu corpo ou beleza.

Pontos positivos:

  • Direção 
  • Roteiro
  • Boa construção de personagens 
  • Trilha sonora

Pontos negativos:

  • Terceiro ato é inchado

NOTA: 9,5/10