Veredito de O Golpista do Tinder

18/02/2022 - POSTADO POR EM Filmes

Se você passou pela Netflix no último mês, deve ter visto a recomendação desse documentário, ou até mesmo alguém comentando a respeito, porque O Golpista do Tinder é uma história que precisa prestar atenção. Vem com a gente que nós vamos contar o motivo.

O conto de fadas moderno

Quem nos dias de hoje não quer encontrar um parceiro na vida romântica, não é mesmo? E, com o tempo que temos gastado de forma cada vez mais rápida, fica difícil parar um pouco para conhecer pessoas novas, então os aplicativos de relacionamento surgem para ajudar nessa parte.

Basta arrastar pra direita se não curtiu, e esquerda pra, quem sabe, dar um match. Mesmo assim, antes de sair com aquela pessoa, você faz o mínimo: joga ela no Google. E talvez nem assim você esteja livre de levar um golpe. E é justamente sobre isso que o documentário O Golpista do Tinder vai falar sobre.

Shimon Hayut, ou Simon Leviev, como ficou mais conhecido, é um vigarista que se passou como milionário na rede de relacionamento mais conhecida no mundo atualmente, o Tinder, para aplicar golpes financeiros em mulheres por toda a Europa.

Imagem: Divulgação

O golpe tá aí

O filme foca em três mulheres específicas, apenas de não se saber exatamente quantas foram as vítimas do golpista. O documentário resolveu focar nessas mulheres porque elas são fundamentais para a captura de Simon.

A norueguesa Cecilie Fjellhoy, que mora em Londres, acreditava que tinha tirado a sorte quando deu match com Simon Leviev, que se passava por um herdeiro de um império de diamantes. Mas logo ela viu que na verdade era tudo um pesadelo, quando o homem começou a vê-la cada vez menos, mas pedir quantias absurdas de dinheiro prometendo o retorno em breve. Para ajudar quem acreditava ser seu namorado, Cecilie se envolveu em dívidas e empréstimos inacreditáveis, até que chegou ao fundo do poço, e com o desaparecimento de Simon, a moça finalmente percebeu o que tinha acontecido.

Pernilla Sjöholm é uma holandesa que nunca teve envolvimento romântico com o golpista, e mesmo assim, Simon conseguiu arrancar uma boa quantia da mulher. Ela perdeu todo seu dinheiro tentando ajudar, até aquele momento, um grande amigo. Até que Leviev também se recusou a devolver o empréstimo.

E por fim, Aylee Charlotte, a última vítima que Simon faria antes de ser preso. Com um controle total de nervos, a jovem prometia ajudar o golpista, enquanto maquinava seu próprio golpe no homem e se comunicava com a polícia.

Imagem: Divulgação

A realidade

Depois que Cecilie consegue recuperar parte de seu emocional, ela conseguiu contactar um jornal, para que eles pudessem ajudá-la em sua investigação contra Simon. O jornal foi o grande responsável pela exposição que Leviev recebeu, e junto com Pernilla, eles conseguiram expor o rosto do golpista para todo o mundo, incluindo autoridades europeias e iranianas (terra natal de Simon) e também outras atuais e possíveis vítimas.

Contudo, mesmo com esses esforços a realidade para um homem é bem diferente da expectativa que as leis nos proporcionam. Enquanto as mulheres, vítimas de seus golpes milionários, ainda lutam para se reerguer. Como isso foi acontecer? É uma ótima pergunta para ser respondida após você conferir o documentário.

Imagem: Divulgação

Veredito

Ao assistir o filme, é impossível você primeiro não pensar: vou desinstalar o aplicativo agora. Mas logo essa ideia some, e passamos a perceber que não se trata de apenas contar o caso de um crime recente, mas de mulheres que não fizeram nada de errado ao confiar em alguém na busca de um parceiro, um amor, e que viram esse sonho se tornar um pesadelo por causa de um homem manipulador e sem caráter.

Através de entrevistas podemos simpatizar com as mulheres presentes no caso. Além disso, o documentário também traz filmagens cruas e honestas dentro da investigação jornalística ocorrida, até chegar ao desfecho da história.

Isso tudo, porém, deixa você bem decepcionado com o desenrolar dos acontecimentos, que demonstram o quanto é bom ser homem cis em uma sociedade patriarcal, machista e feita para beneficiar sujeitos que não possuem lugar entre pessoas de caráter. O Golpista do Tinder também demonstra como nós, mulheres, temos pouco respeito, independente da cultura e país.

Pontos positivos

  • Exposição de fatos e acontecimentos.
  • Filmagens.
  • Entrevistas.

Pontos negativos

  • Muito bom ser homem cis hétero em qualquer lugar do mundo.

NOTA: 9