Veredito de Barbie

18/07/2023 - POSTADO POR EM Filmes

Finalmente veio aí o filme da boneca mais famosa do mundo! Barbie (2023) chega aos cinemas dia 20 de julho, mas desde o seu anúncio gerou muito burburinho. Conferimos o título em uma sessão especial e vamos contar nossas impressões.

Enredo

Barbie (Margot Robbie) vive na Barbieland, um lugar em que todos os dias são perfeitos. Porém, aos poucos a boneca percebe que há algo de errado com ela. 

Buscando encontrar respostas para esse problema, Barbie, acompanhada de Ken (Ryan Gosling), parte em uma jornada para o mundo real, porém as coisas lá não são como ela espera.

Imagem: divulgação

Acertos e mais acertos

O roteiro do filme é excelente, com piadas inteligentes e humor levemente ácido com ironias. Em algumas cenas o texto quebra a quarta parede, dialogando direto com o espectador. A narrativa é dinâmica, conseguindo romper as expectativas e surpreender, além disso os momentos em que há uma explicação mais explícita são feitos de forma a não subestimar o público.

A escolha do elenco foi sensacional, não só quando o assunto é a própria Margot, mas todos os outros atores escalados. As Barbies em si são um show à parte, mesmo com pouco tempo de tela todas conseguem chamar a atenção para sim. Além disso, o Ken de Gosling também brilha, cantando e dançando muito bem e com uma atuação que parece ter trazido o próprio boneco à vida.

O núcleo corporativo da Mattel, liderado pelo personagem de Will Farrell, funciona muito bem na maior parte do filme, principalmente por conseguir fazer um contraponto entre a Barbieland e o mundo real de forma didática. Entretanto a função dada a ele no último ato foi bem desconexa com o restante do longa, sendo este o único ponto negativo da trama.

Imagem: divulgação

Uma breve história da Barbie

A Barbie foi criada em 1959 por Ruth Handler, uma das fundadoras da marca de brinquedos Mattel. Ruth se inspirou em uma boneca alemã chamada Bild Lili, durante uma viagem à Europa nos anos 50.

A criação acabou transcendendo o nicho de brinquedos, virando um símbolo da cultura pop e da moda. Em uma época que as mulheres não podiam ir muito além da vida doméstica, a Barbie era um ícone com inúmeras profissões tidas como “masculinas”.

No mundo da moda, a Barbie teve coleções criadas pela Mattel inspirada pelas grandes grifes de alta costura, como Dior, Chanel, Givenchy, Gucci e outras na década de 1990. Hoje, esses itens são considerados de colecionador, sendo bem raras. Inclusive toda a divulgação visual do novo longa evocou bastante o aspecto fashionista da boneca, com Margot Robbie utilizando diversos looks icônicos dela

Imagem: divulgação

Veredito

Barbie é um filme que vai totalmente na contramão de quem espera por algo superficial e bobo. O roteiro é cheio de críticas, com piadas ácidas, irônicas e inteligentes. A narrativa tem várias camadas e é por isso que esse é um filme que permite ser assistido várias vezes.

A direção de Greta Gerwig é espetacular e em conjunto com o roteiro permite que as piadas e a quebra de parede sejam funcionais e interessantes. O figurino está simplesmente perfeito, cheio de referências às roupas das Barbies. O design de produção ainda conseguiu reproduzir de modo fiel o modo como as crianças brincam de boneca, como evitar que tenham líquidos nos copos ou paredes nas casas.

O elenco está coeso e muito bem escalado. Margot Robbie foi a escolha perfeita para dar vida à boneca, já Ryan Gosling entrega um Ken coerente, mostrando todo seu talento a cada minuto de tela.

Pontos positivos:

  • Direção
  • Elenco
  • Figurino
  • Design de produção
  • Roteiro

Pontos negativos:

  • O núcleo do Will Farrell parece desconexo no último ato

NOTA: 9,5/10