Assassinos da Lua das Flores é o mais novo longa do premiado diretor Martin Scorsese. Com mais de três horas de duração, o filme protagonizado pelo vencedor do Oscar Leonardo DiCaprio e pela celebrada Lily Gladstone já chegou aos cinemas brasileiros. Confira a seguir o nosso veredito.
Herança
A história do filme retrata os diversos assassinatos que aconteceram contra o povo indígenas dos Osage, na Oklahoma de 1920. No longa, seguimos a perspectiva de Ernest Burkhart (Leonardo DiCaprio), um veterano da Primeira Guerra Mundial, que chega na cidade a pedido do tio, William “King” Hale (Robert De Niro), que possui um plano para assegurar o futuro de sua família.
O plano de Hale consiste basicamente em receber e herdar a maior quantidade de concessões (direitos) de terra dos Osage, seja da forma que for. E uma das formas que William encontra para alcançar seu objetivo é através do casamento entre seus parentes e os membros dos Osage.
Enquanto isso, Mollie Kyle (Lily Gladstone) é uma Osage de “puro-sangue”, solteira, independente e herdeira de uma vasta terra abastecida com óleo, que vive nos arredores da cidade. Sofrendo de diabetes, a mulher busca manter sua família segura e bem abastecida, enquanto observa que diversos membros de seu povo vêm sofrendo diversos “acidentes“, e nenhuma investigação está acontecendo.
Nesse contexto, Mollie e Enerst se conhecem e desenvolvem um interesse mútuo um pelo outro, o que resulta em casamento. É uma ótima oportunidade para que o tio William execute seu plano contra o povo Osage.
Contexto
O longa é baseado no livro de mesmo nome do autor David Grann, publicado no Brasil pela Companhia das Letras em 2018.
Focado na história do povo Osage, a obra apresenta o contexto político-social dos Estados Unidos da época, trazendo a origem da população indígena de Oklahoma e narrando como, a partir da lei de terras do país, as pessoas originárias daquele local se tornaram as mais ricas da época.
O chamado “ouro negro” pertencia aos Osage, divididos em lotes, mas seus ganhos eram controlados por “curadores”, que quase sempre eram homens brancos. Assim se deu o estopim para que os assassinatos começassem de forma misteriosa. Com a periodicidade diminuindo, e as mortes aumentando, o primeiro caso de uma das mais famosas agências de Investigação Federal do mundo, o FBI (Federal Bureau Investigation), surgiu.
Veredito
Assassinos da Lua das Flores é um filme muito longo. Com cenas que poderiam ser descartadas facilmente, o ritmo do roteiro também não ajuda para que quem assiste se sinta focado na história.
Scorsese ganhou diversos pontos ao realizar um ótimo trabalho de consultoria histórica e social da época, e por isso, a simbologia utilizada nas cenas faz com que a fotografia seja importante ajuda para compreender o contexto em que o filme se passa. Outro ponto a ser destacado são os personagens retratados de forma tão viva na tela, graças a uma atuação espetacular de todo o elenco, independente de sua fama ou prêmios.
Esses fatores apontam a certeza de indicações que o filme deve receber dos mais importantes prêmios do cinema, e ressaltam a importância do quanto a história de um povo jamais pode ser esquecida.
Pontos Positivos
- Contexto histórico-social
- Atuações espetaculares
- Fotografia instigante
- Direção sensível e calculada
- Simbologia inteligente
Pontos Negativos
- Filme longo, com um roteiro que poderia ter um ritmo mais constante
Nota: 8.5