Veredito de Amores Materialistas

31/07/2025 - POSTADO POR EM Filmes
Post thumbnail

Pedro Pascal é figurinha carimbada neste mês nos cinemas brasileiros, depois de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, o ator estrela também Amores Materialistas, drama romântico escrito e dirigido por Celine Song (Vidas Passadas). O longa ainda conta com Dakota Johnson e Chris Evans no elenco. Confira agora nossas impressões.

Enredo

Lucy (Johnson) trabalha em uma empresa de relacionamentos que promete unir casais ideais com base em um algoritmo. Fria e metódica, ela vive sozinha até chamar a atenção de Harry (Pascal), um milionário encantador e cobiçado.

Mas, em seu caminho existe John (Chris Evans), um aspirante a ator que precisa trabalhar como garçom para se sustentar. No meio da vida calculada de Lucy, acabam acontecendo imprevistos que a colocam entre dois homens completamente distintos.

Imagem: Divulgação

Amor calculado

Amores Materialistas é um filme completamente diferente de Vidas Passadas (2023), adotando uma abordagem mais comercial e reflexões mais óbvias. Desta vez, Celine Song investiga o amor como uma espécie de acordo: um jogo de expectativas e escolhas. O que combina com o contexto da agência de encontros, a qual monta uma espécie de algoritmo para fazer os casais serem formados.

Mesmo com um apelo mais popular, o roteiro é bem estruturado. Apresenta de forma eficaz a rotina da protagonista, desenvolve conflitos e chega a um desfecho extremamente coeso, tudo em 1h57min sem excessos. Algumas subtramas não são resolvidas explicitamente, mas há pistas suficientes para que o público tire suas próprias conclusões.

Imagem: Divulgação

Mais do que um drama qualquer

Celine Song sabe muito bem como fazer seu público pensar e avaliar os relacionamentos, usando de um olhar extremamente sensível. Aqui, a diretora questiona sobre o amor romântico, o que é e se estamos dispostos a pagar seu preço — como em qualquer escolha da vida. No subtexto do longa, inclusive, existe uma pergunta sobre se é necessário pagar esse preço.

De certa forma, Song faz uma crítica ao casamento e à forma como queremos encontrar parceiros. Pois é altamente provável que todos já tenhamos uma ideia preconcebida de quem queremos nos apaixonar, logo será que estamos abertos realmente para amar ou só amamos aquilo que queremos?

É muito bonito como o drama é construído, evitando ao máximo a pieguice, mas não deixando de ter aquele encantamento do amor romântico. A diretoria realmente fez boas escolhas dentro dos temas atuais e tocantes do filme.

Imagem: Divulgação

Veredito

Amores Materialistas é um romance inteligente, com roteiro coeso e desenvolvimento envolvente. Evita clichês na maior parte do tempo, além de tomar muito cuidado ao abordar temas pesados, já que esse não era o plot inicial do longa.

Apesar disso, a escolha de Dakota Johnson como protagonista compromete o impacto emocional do filme. Ela simplesmente não sabe passar as emoções que deveria, sendo uma atriz muito linear para uma personagem que merecia uma maior profundidade.

Em contrapartida, Pedro Pascal se destaca ao dar vida a um quarentão vulnerável em busca de conexão. Chris Evans também cumpre bem seu papel, tornando o triângulo amoroso crível e interessante.

Pontos positivos:

  • Direção sensível
  • Roteiro bem estruturado
  • Protagonistas masculinos 

Pontos negativos:

  • Performance apagada de Dakota Johnson

NOTA: 8,5/10