Quem é o novo Pantera Negra do MCU?

17/11/2022 - POSTADO POR EM Filmes
Post thumbnail

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre chegou aos cinemas brasileiros depois de uma longa espera. Entre diversas perguntas a serem respondidas, a principal era: quem iria substituir Chadwick Boseman como Pantera Negra? A resposta veio, mas será que foi a melhor escolha? Vamos discutir isso a seguir.

ATENÇÃO! O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS DE PANTERA NEGRA: WAKANDA PARA SEMPRE.

Veja também:

VEREDITO DE PANTERA NEGRA: WAKANDA PARA SEMPRE

QUEM É NAMOR, O NOVO VILÃO DO MCU?

Nos quadrinhos

O herói Pantera Negra tem sua primeira aparição nos anos 60, dentro da história do Quarteto Fantástico, mas Shuri só aparece em sua vida nos anos 2000. Irmã mais nova do rei T’Challa, além de ser muito habilidosa nas artes marciais, ela tem um vasto conhecimento em tecnologia

Posteriormente, a jovem ainda se torna apta a substituir o irmão (devido a graves ferimentos) perante o ritual de Wakanda para a escolha do novo Pantera. Em 2018 a personagem ganhou seu primeiro quadrinho solo.

Imagem: divulgação

Shuri no MCU

No longa Pantera Negra (2018), Shuri (Letitia Wright) é uma personagem leve e engraçada. Dona de uma mente impressionante, ela fica responsável pelo traje de T’Challa (Chadwick Boseman) e suas melhorias, além de cuidar de toda a inteligência e pesquisa de Wakanda. Mesmo assim, a jovem não é avessa a combate, utilizando de força sempre que necessário, com sua tecnologia como suporte. Shuri também ajuda os Vingadores sempre que possível, fornecendo conhecimento e equipamentos de seu país.

Não é incomum Shuri substituir o irmão nos quadrinhos, mas no filme se tornou necessário perante a morte do ator Chadwick Boseman, vítima de câncer em 2020.

Com a chegada do segundo filme, não apenas para honrar a memória de Chadwick, os roteiristas decidiram realizar o que havia de mais óbvio para a história do Pantera continuar coesa, utilizar Shuri como sua substituta enquanto representa um luto pela perda não apenas do personagem que era seu irmão, mas do ator que trouxe o espírito do Rei de Wakanda à vida.

Imagem: divulgação

Isso é uma escolha

Mesmo que a decisão tenha sido aceita pela coesão com a história, não quer dizer que ela tenha sido feita de bom grado. Isso acontece porque a atriz Letitia Wright se meteu em diversas polêmicas durante a pandemia. A maior delas: ser anti-vacina.

Perante sua escolha (irresponsável) de publicar um vídeo desinformativo a respeito da vacina contra COVID-19 em 2020, Letitia logo tenha se retratou e apagou a mídia, mas a postagem só fez com que os fãs criassem um alerta vermelho contra ela, principalmente perante os números de mortes no período. Posteriormente o diretor, Ryan Coogler, e produtores de Wakanda Para Sempre negam que a atriz tenha causado qualquer problema nesse sentido perante as gravações.

Esse alerta que surgiu em relação à atriz perante os fãs refletiu no filme. Mesmo que não se possa negar que o roteiro fica coeso, não é possível ter qualquer empatia pela personagem Shuri em sua continuação. Antes vista como um frescor e uma porta para novidades, agora fica apenas sua atuação forçada e uma falta de química com todo o elenco. 

Talvez seja esse o motivo que a Disney tenha utilizado para fazer o que fez na cena pós-crédito. De qualquer forma o momento deu um sopro de esperança, para um personagem tão importante e representativo quanto o do Pantera Negra.

Agora nos resta esperar para saber quais próximos passos serão tomados para que a história de Wakanda e seu reinado continue nas telas da Marvel.

Imagem: divulgação