Lista: 5 filmes para conhecer o cinema coreano

25/04/2020 - POSTADO POR EM Filmes

A Coreia do Sul é berço de produções de alta qualidade há anos, chegando com “Parasita” a um tardio reconhecimento de sua contribuição para a sétima arte, sendo o primeiro filme de língua não inglesa a levar Melhor Filme no Oscar

Se o longa de Bong Joon-ho foi o último filme coreano que você assistiu, montamos uma lista de longas que vão ajudar a conhecer ainda mais esse vasto universo cinematográfico coreano, lar de cineastas influentes que não param de impressionar. 

1. O Lamento 

Começando a lista com os dois pés na porta, temos um dos melhores filmes de horror da última década. “O Lamento” nos leva à uma pequena vila coreana onde um policial busca explicações para uma doença desconhecida que começa a se espalhar. 

A atmosfera de mistério é alavancada pela introdução de misticismos locais sobre espíritos, demônios e xamãs à investigação. Sem a necessidade de jump scares para desenvolver o terror, a tensão é construída de forma paciente por Na Hong-jin, diretor do também excelente “O Caçador”. 

2. Primavera, Verão, Outono, Inverno… e Primavera

Passando para águas mais tranquilas, acompanhamos a rotina de um monge e seu jovem aprendiz em um lago isolado num vale pacífico. A energia do espaço sagrado é retratada nos ciclos das estações, assim como a vida do rapaz que ainda está aprendendo as filosofias de seu mestre neste território completamente isolado. Porém, a chegada de uma mulher à ilhota altera o status quo presente e desperta no jovem interesses que ele desconhecia. 

Uma história simples do diretor Kim Ki-duk, conhecido por explorar o silêncio muito bem em suas obras, mas que nos prende no pacífico com eficiência. 

3. Certo Agora, Errado Antes

Todo mundo deseja ter a oportunidade de mudar um 1° encontro com alguém em alguma fase da sua vida. “E se eu tivesse feito isso em vez daquilo?…”

Em “Certo Agora, Errado Antes”, acompanhamos em um formato quase documental um encontro entre um famoso diretor coreano com uma pintora que não conhece suas obras. 

Entre uma dose de saquê e conversas sobre os planos para seus futuros, vemos a dificuldade de ambos em se conectar ao longo do dia.  Porém, logo a fita volta e um novo encontro – um sonho, uma expectativa, talvez? – entre ambos muda de direção dessa vez. 

Hong Sang-so trabalha com longos planos abertos e deixa o talento e a naturalidade dos atores prevalecer em cena. 

4.  Lady Vingança 

O último da “Trilogia da Vingança” de Park Chon-wook (“Oldboy”, “A Criada”), Lee Guem-ja é acusada injustamente pelo assassinato de um garoto de 6 anos. 

Em seu tempo atrás das grades, arquiteta seu plano para encontrar o verdadeiro culpado e fazê-lo sofrer não só pelas suas mãos, mas pelas de todos que enfrentaram o luto pela morte da criança. 

Uma vingança bem planejada com tons de surrealismo e gore que tornam o arco de redenção da protagonista um thriller um grande fechamento para a trilogia. 

5. Memórias de um assassino

O criador de “Parasita” não poderia ficar fora da lista. Em somente seu 2° longa, Bong já demonstra total controle do suspense e da comédia, dessa vez numa longa investigação em busca do criminoso que estuprou e matou uma adolescente na década de 80. 

A obsessão para achar o assassino, que continua agindo às escuras, traz problemas para o trabalho do detetive Park Doo-man (Song Kang-ho), responsável pela força tarefa montada. 

Seu desespero para solucionar os casos transforma  a procura pela verdade em um jogo de gato e rato ao longos dos anos, brincando com a percepção de Park e até do próprio espectador acerca da identidade do assassino. 

Anos depois, “Zodíaco” de David Fincher se tornaria uma referência no subgênero de filmes de investigação com uma trama muito similar ao longa coreano. Porém, “Memórias de um Assassino” não fica para trás em nenhum nível e merece receber tantos méritos quanto o filme de 2007.