Veredito de Spy x Family

17/07/2022 - POSTADO POR EM Animes / Mangás
Post thumbnail

Spy x Family é um anime baseado no mangá shounen de mesmo nome, publicado na Jump+ desde 2019. Criado pelo mangaká Tatsuya Endo, a história caiu nas graças do público, e com sua primeira temporada disponível no Crunchyroll, nós do Roteiro Nerd viemos lhe entregar nosso veredito.

Atenção, a matéria a seguir pode conter SPOILERS.

O espião, a telepata e a assassina

A história de Spy x Family foca inicialmente no espião de codinome Twilight, ou Loid Forger, famoso entre seus pares por sua incrível capacidade e abordagem de missões, assim como por seus inimigos pelo perigo que ele traz com suas habilidades. Mas eis que ele recebe uma das maiores missões de sua carreira: para destruir os planos e prender um habilidoso Ditador, ele precisa “formar uma família” o mais rápido possível.

Eis então que ele conhece Anya, uma garotinha órfã que, embora ele não saiba, pode ler mentes. Acreditando que ganhou na loteria, o jovem espião logo adota a garota, e começa a primeira fase de seu plano, fazer a garota entrar na mesma escola de prestígio que o filho do seu alvo… Mas antes, ele percebe que vai precisar de uma mãe.

Eis que então surge Yor, ou Thorn Princess, uma mulher que é estabanada com tudo em sua vida, menos em cuidar de crianças (tendo experiência com seu irmão mais novo) e matar de forma eficiente seus alvos, mas que para evitar ser capturada e interrogada pelo governo, precisa arrumar um marido pra ontem. Ela e Loid se conhecem por um acaso, e logo conseguem resolver seus problemas, formando uma família feliz. Agora, com a identidade de Yor assegurada e o segredo de Annya guardado, basta que Loid consiga passar para a fase seguinte de sua missão.

Imagem: Divulgação

Dinâmica Familiar

Mesmo que Loid seja o protagonista principal, você percebe que a história busca também um protagonismo para Yor e Anya, tendo o foco dos episódios variando de acordo com a narrativa necessária para aquele momento. O narrador é onisciente, e vai contando fatos ou observações necessárias para que possamos entender algum acontecimento específico.

É bom apontar que, mesmo sendo um shounen, a história nem sempre vai se voltar para algum tipo de ação concreta ou violência – apesar de que, se observarmos bem, em todos os episódios é exibida pelo menos uma forma de atuação das habilidades dos protagonistas.

A dinâmica deles é de segredo. Enquanto Loid precisa manter sua identidade como espião segura a qualquer custo, Yor busca maneirar em sua força dentro de casa e manter suas armas muito bem escondidas. Anya, mesmo sendo uma criança, sabe que tem uma habilidade única, não podendo divulgá-la a ninguém – mesmo que ela conheça o segredo de seus pais.

Imagem: Divulgação

Veredito

A narrativa possui um ritmo bom, podendo ser lento para alguns, e até mesmo dar um susto quando começa a ter questões sérias apontadas, como ditadura, violência e mortes. Da forma que é abordada, contudo, tudo acaba fazendo sentido, e logo quem assiste se acostuma.

Os personagens coadjuvantes são muito carismáticos, o que torna sua história muito cativante, mesmo que seu tempo de tela não seja o mesmo que os protagonistas. A trilha sonora e animação também não possuem defeitos. A primeira temporada, com 12 episódios de uma média de 25 min, já está disponível no Crunchyroll, e tem sua segunda temporada confirmada para outubro. O mangá de Spy x Family também já chegou ao Brasil pela editora Panini.

Pontos Positivos

  • Personagens carismáticos
  • Narrativa bem estruturada
  • Animação e Trilha Sonora

Ponto Negativo

  • Ritmo

Nota: 9,5