Veredito de Diários de Uma Apotecária

12/07/2025 - POSTADO POR EM Animes / Mangás

Diários de uma Apotecária (Kusuriya no Hitorigoto) é um anime baseado no mangá e light novel de mesmo nome. Criada por Natsu Hyuuga, a história é publicada desde 2011 e em 2024 recebeu sua primeira adaptação para animação. O anime, disponível na Netflix, Amazon Prime e Crunchyroll, tem alcançado grande sucesso e você confere o nosso veredito a seguir.

Palácio

Maomao é uma jovem de 16 anos que vivia numa simples província próxima ao Palácio Imperial. Filha de uma cortesã, ela passou grande parte da vida realizando tarefas dentro do bordel. Maomao foi adotada por um velho médico, que a ensinou tudo o que ela precisa saber sobre medicamentos e, mais importante, venenos, incluindo como administrá-los e reconhecê-los.

A jovem sempre evitou chamar atenção, mas mesmo assim, ela acaba sendo sequestrada e vendida para trabalhar no Palácio como uma simples camareira, uma aparente prática comum da época. Aceitando o seu atual destino ela passava despercebida, até que uma tragédia aconteceu no Palácio interno, onde o Imperador vive com seus familiares e concubinas.

Identificando rápido o problema, Maomao não consegue deixar o assunto de lado, o que acaba chamando a atenção do enigmático Jinshi, o responsável em manter a ordem do Palácio.

Imagem: Divulgação

Apotecária

Apotecários são o que nós hoje conhecemos como farmacêuticos. E durante a época em que a história se passa, apenas homens de altas classes poderiam exercer a função, já que o conhecimento básico, como o da leitura, não era um direito amplamente difundido.

Maomao não apenas sabe ler e administrar remédios, como também tem uma capacidade dedutiva enorme, e por isso passa a trabalhar como a provadora oficial de comida de uma das principais concubinas do Imperador, um cargo muito perigoso em todos os sentidos.

Uma personagem carismática, complexa, feminina e sagaz, Maomao ganha o público não apenas por ser a protagonista, mas principalmente por ser muito bem desenvolvida, assim como os demais personagens presentes em Diários de uma Apotecária.

Imagem: Divulgação

História

Outro fator muito positivo pra história é o fator histórico, que busca ser bastante fiel à época na qual ela se passa. Vemos um China Imperialista e suas características mais formais e cruas, incluindo não apenas o papel das mulheres nessa sociedade, como também a formação estrutural da sociedade, com crimes, intrigas e caracterização dos papéis dentro e fora do Palácio.

Eunucos, empregadas, cortesãs e concubinas são alguns dos papéis que nos são apresentados e aprofundados em seus cotidianos, tornando a história complexa e realista. Por fim, também é bom ressaltar o quanto Diarios de uma Apotecária consegue tratar assuntos polêmicos, como virgindade, e crimes como a pedofilia dentro de um contexto de animação, fazendo o público refletir a respeito.

Imagem: Divulgação

Veredito

O maior problema de Diários de uma Apotecária está na passagem etária; Mesmo que a história se apegue demais a alguns detalhes, ela acaba deixando quem a assiste confuso quando se trata de idade, deixando a linha do tempo algumas vezes desconexa e ressaltando alguns furos de roteiro.

Tudo isso, no entanto, consegue ser deixado de lado devido a uma animação muito bem desenvolvida, uma trilha sonora impecável e personagens criativos. A indicação vai para quem gosta não apenas de um shoujo, mas também de história e de personagens femininas fortes.

Pontos Positivos

  • Personagens criativos 
  • Trilha sonora impecável 
  • Animação bem desenvolvida 

Pontos Negativos

  • Linha etária confusa

Nota: 9.5