O anime Blue Period e a arte do esforço

24/01/2022 - POSTADO POR EM Animes / Mangás

Você, que ainda é um estudante, ou até mesmo alguém em uma carreira infeliz, que está pensando em como será sua vida nos próximos anos, porque tem o medo de se arriscar e principalmente das escolhas que faz. Afinal, talvez você goste de algo que não pareça dar uma estabilidade financeira, ou emocional, tão certa assim. E pra fechar o combo você ainda é um otaku, aqui tem um anime pra gente conversar: Blue Period.

Vários tons de azul

Pra começar, deixa eu te dizer que Blue Period é originalmente um mangá, ilustrado e escrito por Tsubasa Yamaguchi. A autora é uma mangaka bastante premiada nos últimos anos e também uma artista formada pela Universidade de Artes de Tokyo.

Blue Period é o seu primeiro trabalho em série, publicado na revista Gekkan Afternoon, da editora Kodansha desde 2017, e no Brasil pela Panini, com um total de, até o momento, 11 volumes. A adaptação para anime conta com 12 episódios e estreou na Netflix no final de 2021.

A história nos apresenta Yator Yaguchi, um garoto bastante inteligente, que não tem certeza do que quer na vida, e por isso, está decidido a aproveitar sua juventude com seus amigos antes que a temível fase adulta chegue. 

Frustrado e com uma enorme sensação de incerteza, Yaguchi fica maravilhado com uma obra do Clube de Artes. Finalmente se sentindo inspirado, o jovem passa a visualizar o mundo com outros olhos, e vários tons de azul do céu de Shibuya parecem ajudar nesse caminho. Mesmo cheio de dúvidas, ele decide então, além de entrar no clube, ser um artista formado pela competitiva Universidade de Artes de Tokyo.

Imagem: Divulgação

Técnicas e criação

O anime é uma ótima recomendação em diversos aspectos e para vários públicos que apreciam o poder e o mundo da arte. E não, você não precisa ter conhecimento prévio para apreciar tudo o que Blue Period tem para te mostrar.

Blue Period tem a delicadeza de não focar apenas na beleza, mas também a ensinar a quem lhe assiste a respeito de técnicas diversas de um artista e como seu caminho pode ser trabalhoso, mas muito recompensador perante um processo criativo. Isso mostra que “dom” é uma desculpa, e não uma realidade. Inclusive, no próprio enredo somos capazes de observar esse mito infundado do mundo atual, de uma forma sutil.

A crítica de que alguém que se dedica diariamente, mesmo tendo um início tardio dentro da arte, é uma das melhores narrativas de Blue Period, que também busca ensinar e incentivar a quem o acompanha.

Imagem: Divulgação

Por onde começar

O título é uma analogia ao chamado “Período Azul” de Picasso. Para algumas pessoas isso já pode trazer uma insegurança para apreciar sua história, que tende a ser muito explicativa em alguns pontos, mas é importante também perceber o seu foco real: a escolha de uma carreira no mundo adulto.

Enquanto o protagonista é muito elogiado por obter boas notas, nós podemos perceber que isso não significa nada quando ele entra para o programa de artes, já que seus demais concorrentes estudam o assunto há mais tempo, e possuem diferentes habilidades. Por isso, Blue Period pode trazer paz a todos aqueles que acreditam não estarem aptos para seguir seus sonhos, mostrando que Yaguchi não é um prodígio, e sim que ele se esforça e se frustra na busca de seu futuro.

Outra questão positiva do anime é a sua inclusão a diversos assuntos referentes à juventude e questões como sexualidade e romance, trazendo um roteiro rico e sensível, apesar de focar no público masculino.

Imagem: Divulgação