Attack on Titan: Veredito do Especial 1 da Temporada Final

15/03/2023 - POSTADO POR fortune tiger bet365 EM Animes / Mangás

Não vai ser dessa vez que o anime de Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) finalmente chegará ao fim. A Crunchyroll lançou o Especial 1, de uma hora de duração, equivalente à primeira parte da terceira etapa da temporada final.

Sim, é desnecessariamente confuso, mas foi a solução encontrada pelo estúdio MAPPA para conseguir finalizar a produção. Isso que dá investir tanto tempo e dinheiro em obras medíocres – vulgo Chainsaw Man – e deixar seu carro chefe no forno.

Será que essa espera toda valeu a pena? Vamos discutir. Importante destacar que não li o mangá de Shingeki, então tudo o que ocorreu foi surpresa para mim. 

ATENÇÃO! O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS.

Sem misericórdia

O especial começa da forma mais gráfica para entendermos a escala do estrondo causado pelo Titã dos Fins dos Tempos de Eren

Em Marley, os Titãs literalmente passam arrastando tudo, matando quase a população por completo. 

São cenas de difícil digestão e que estabelecem de cara a posição irredutível do agora vilão e dos produtores da série: ninguém será poupado e as mortes serão mais pesadas que o normal para não sobrar margem de empatia pelo Titã de Ataque/Fundador.

Imagem: Divulgação

O início do fim

Seguindo o Rugido da Terra que desencadeou um verdadeiro apocalipse ambulante, a Divisão de Reconhecimento não tem mais tempo para elaborar planos A, B e C para derrotar Eren na forma do Titã Final. Apenas a ofensiva direta pode render esperanças para a humanidade.

Diante da situação, o sacrifício de Hange foi o menos sofrido se comparado ao de outros coadjuvantes. Vê-la voar para derrubar e atrasar os Titãs Colossais enquanto ela reafirmava sua paixão pelo o que trouxe a ruína ao continente fez sua morte mais compreensível.

Ainda mais com a bela cena do sonho no outro plano com os colegas falecidos. Uma pausa para respirar, relembrar e se despedir de vez de quem marcou a série.

Um adeus digno de uma comandante que lutou até o fim sem medo. Um toque dramático excelente antes do clímax.

Imagem: Divulgação

Veredito

Os minutos finais nos preparam para o gran finale com um último contato entre Armin e Mikasa com Eren nas Coordenadas, ainda na tentativa dos antigos amigos de arranjar uma conciliação via diálogo. 

A única alternativa apresentada por Jaeger foi a luta física, para a alegria dos fãs. A sequência do salto do avião em direção a Zeke incorporado ao esqueleto de Eren é tudo o que esperávamos visualmente. 

A prova reforçada de que Attack on Titan é um dos melhores animes da história reside nesses momentos de conjunção perfeita da dinâmica 3D das batalhas, com uma trilha alucinante, aliada à uma trama complexa.

Não há mais paciência para papo ou estratégias. Agora é porrada da forma mais desesperada possível. Uma pena que vá demorar até outubro para o Especial Final.

Pontos negativos

  • Demora absurda devido às quebras na produção

Pontos positivos

  • Opção por unir episódios que ficariam isolados em um especial maior
  • Manutenção do nível da animação nas sequências de ação 

NOTA: 9/10