Começa neste sábado, 20 de setembro, a 35ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, com abertura no Cineteatro São Luiz, a partir das 18h30. Na solenidade, a atriz Mariana Ximenes receberá o Troféu Eusélio Oliveira, em reconhecimento à sua contribuição à dramaturgia brasileira, com destaque para o cinema.
A primeira exibição da noite será o curta “Cada um na sua tomada”, produzido por estudantes de escolas públicas de Fortaleza, que participaram do Compartilha Animação, projeto que integra a rede de ações de responsabilidade social da Enel Ceará, em parceria com a Associação Cultural Cine Ceará. Na sequência, será exibido “Gravidade” (Ficção. 90’. Brasil. 2025. Première Mundial), filme do pernambucano Leo Tabosa, abrindo a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem.
DOMINGO COM DEBATES E EXIBIÇÕES
No domingo (21), a programação começa às 10h, no Hotel Sonata de Iracema, com o debate sobre o longa “Gravidade”, com a presença do diretor, Leo Tabosa, e das atrizes Hermila Guedes, Danny Barbosa e Clarisse Abujamra. Às 14h, começa a Mostra Olhar do Ceará no Cinema do Dragão. Serão exibidos os curta-metragem, “Fortaleza Liberta” (Natália Maia e Samuel Brasileiro. documentário, 16’, Ceará, 2025), “Vermelho de bolinhas” (Joedson Kelvin e Renata Fortes. documentário, 19’, Ceará, 2025, e “Faísca” (Bárbara Matias Kariri. híbrido, 12’, Ceará, 2025), e o longa-metragem “Verbo ser” (Nívia Uchôa. documentário, 76’, Ceará, 2025). Após as sessões, haverá debate com os realizadores.
À noite, no Cineteatro São Luiz, a programação começa às 18h com “Minha mãe é uma vaca” (Moara Passoni. ficção, 15’, Mato Grosso do Sul / São Paulo, 2024), abrindo a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem. Na sequência, acontece a exibição especial de “Para Vigo me voy!” (Lírio Ferreira e Karen Harley. documentário. 99’, Brasil, 2025) e de quatro curtas do programa Directors’ Factory Ceará Brasil, realizados com mentoria do diretor Karim Aïnouz (Motel Destino, A Vida Invisível) : “A fera do mangue” (Wara e Sivan Noam Shimon. ficção, 14’, Brasil/França, 2025), “A vaqueira, a dançarina e o porco” (Stella Carneiro e Ary Zara. ficção, 10’, Brasil/França, 2025), “Ponto Cego” (Luciana Vieira e Marcel Beltrán. ficção, 19’, Brasil/França, 2025), e “Como ler o vento” (Bernardo Ale Abinader e Sharon Hakim. ficção, 14’, Brasil/França, 2025).
Até o dia 26 de setembro serão exibidos 13 longas-metragens e 29 curtas, distribuídos entre as mostras Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem, Olhar do Ceará e exibições especiais. Além disso, haverá debates com diretores, produtores e elenco e nos dias 25 e 26, ocorrerá a mostra Cinema na Praça, com exibições ao ar livre na Praça dos Leões, no Centro, próximo ao Cineteatro São Luiz.
Para conhecer a programação completa acesse o site da mostra em www.cineceara.com.
ACESSO PARA AS EXIBIÇÕES DOS FILMES
Os ingressos para as sessões do 35º Cine Ceará serão distribuídos de maneira diferente nos dois locais de exibição. Para as sessões no Cineteatro São Luiz, os ingressos estarão disponíveis, exclusivamente, através da plataforma Sympla, sempre no dia anterior à exibição, a partir das 14h. Já para as sessões no Cinema do Dragão, os ingressos poderão ser retirados diretamente na bilheteria, 1 hora antes do início de cada sessão. Cada pessoa poderá retirar até 2 ingressos por sessão.
SERVIÇO
35° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – De 20 a 26 de setembro de 2025 em Fortaleza. Informações: www.cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook: Festival Cine Ceará. E-mail: contatos@cineceara.com. Toda a programação tem acesso gratuito.