Depois de estrelar Hereditário (2018) e A Escada (2022), Toni Collette volta para as telonas com a nova comédia da Paris Filmes Mafia Mamma (2023) ao lado de Monica Bellucci. O longa é assinado por Catherine Hardwicke, mesma diretora de Crepúsculo (2008). Conferimos o filme e contamos nossas impressões a seguir.
Enredo
Kristen (Toni Collette) é uma mulher de meia idade que vivia uma vida bem simples e cômoda nos Estados Unidos, até que seu avô morre e deixa uma herança inusitada, a chefia de uma das famílias que controlavam a máfia italiana. Ela não sabia exatamente do que se tratava quando aceitou ir à Itália e acabou descobrindo o que a esperava.
O roteiro do filme é bem clichê, mas cheio de piadas irônicas com referências diretas e indiretas à franquia O Poderoso Chefão. O texto propõe uma reflexão muito superficial sobre como a mulher é colocada sempre em segundo plano e precisa muitas vezes renegar seus desejos em nome da família. Existem algumas piadas que são um tanto forçadas, mas no geral o roteiro consegue ser leve e entreter.
Sobre o elenco, não há muito o que dizer. Toni consegue entregar uma protagonista interessante, mas atrapalhada, algo parecido com alguém comum e entediada. O único problema do elenco está no antagonista, que desde o momento inicial se mostra como o vilão do filme, o que acaba se tornando algo chato e atrapalha a imersão.
Imagem: Divulgação
Representação Feminina
Este não é o primeiro longa lançado pela Paris Filmes que aborda a questão de mulheres se descobrindo depois dos 40 anos. É muito bom observar que finalmente a indústria vem mudando a forma de olhar para o feminino, mesmo que de forma tímida e às vezes não tão polida.
Isso provavelmente está muito relacionado com os valores que a nossa sociedade está tentando assimilar, principalmente quando o assunto é o etarismo e o propósito feminino. Muito tem se falado sobre como mulheres maduras podem (e estão) repensando as suas vidas, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.
É claro que ainda precisamos avançar muito quando o assunto é a representação feminina e existirão muitos erros até chegarmos perto do “ideal”, mas quanto mais o assunto estiver sendo retratado nas mídias, mais a sociedade pode abrir os olhos para a importância do assunto.
Imagem: Divulgação
Veredito
Mafia Mamma é um filme de comédia leve com muitos problemas no roteiro. São inúmeros clichês, além de furos e também soluções completamente sem sentido, o que acaba dificultando que o espectador compre a narrativa. Apesar disso, o ponto de partida da trama é interessante.
O elenco é coeso e consegue fazer um bom trabalho, em especial Toni Collette e Monica Bellucci, que são os dois grandes nomes do filme. Entretanto, o antagonista acaba se revelando quando o texto não pedia. A direção é um pouco confusa, com alguns cortes muito secos e forçados, mas algumas sequências de ação engajam o espectador, trazendo uma dinamicidade bem-vinda e enquadramentos fora da caixa.
Pontos Positivos:
- Trama interessante
- Boas piadas
- Atuação de Toni Collette
Pontos Negativos:
- Clichês
- Cortes secos
- Antagonista
Nota: 6,5