O maior evento de cultura pop e geek do Norte/Nordeste começou nesta sexta-feira, 15/07, no Centro de Eventos do Ceará, com um público estimado de 16 mil pessoas.
Este ano, o Sana comemora duas décadas do anime Naruto. E para começar a série de atrações em homenagem a essa data, o palco Art&Fest realizou um papo irreverente sobre os 20 anos da obra, com Heráclito Aragão, Breno Kriger e Renata Vermelha. Na ocasião, Heráclito explanou sobre as referências utilizadas pelo autor da saga: “Naruto utiliza-se dos mitos orientais para produzir uma narrativa de cultura pop”.
Um dos principais nomes do mercado de cultura pop do Brasil, Érico Borgo, fez uma sessão de autógrafos da sua autobiografia “Nerd – Minha Jornada dos Sonhos de Infância ao Maior Evento da Galáxia e Além”. No sábado, o fundador do Omelete e da CCXP, fará uma palestra no Sana.
O Palco Dijjo é uma novidade do Sana em homenagem ao colorista e designer gráfico cearense Dijjo Lima, conhecido por diversos trabalhos para a Marvel e a DC Comics, e que faleceu em maio deste ano. Nesta sexta, subiram ao palco José Wellington, criador da obra Cangaço Overdrive, e Amaro Braga, que fez uma palestra sobre ondas de publicação do mangá brasileiro.
Os shows ficaram por conta do Denilson Sanfoneiro, que fez covers de diversas músicas de anime; e do VMZ, rapper cearense, diretamente de Maracanaú, que fez sucesso no Sana Reencontro.
“Estamos muito felizes com a participação do público nesse primeiro dia de Sana 2022. Preparamos um festival cheio de atrações regionais, nacionais e internacionais para marcar esse evento que já faz parte do calendário cultural de férias do Estado”, afirma Ricardo Busgaib, diretor do Sana.
Leia também: