Análise de TMNT: Shredder’s Revenge

18/06/2022 - POSTADO POR EM Jogos
Post thumbnail

Desde seu anúncio em 2021, TMNT: Shredder’s Revenge vem chamando atenção dos fãs, principalmente daqueles que jogaram o clássico de Super Nintendo. E para nós brasileiros ainda tem uma novidade mais que especial: o jogo está localizado em português graças ao excelente trabalho da Agência Masamune.

A Publisher Dotemu e a desenvolvedora Tribute Games, em parceria com a Nickelodeon, foram responsáveis pelo projeto, que está disponível para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e Game Pass.

Confira agora o que achamos desse retorno das Tartarugas Ninjas aos games! 

>> Leia também o veredito de The Quarry.

Nostalgia pura de TMNT

Sem dúvida alguma esse era um dos jogos mais esperados de 2022. Claramente o mesmo foi criado para despertar nostalgia entre os jogadores, e isso fica claro com o uso de diversas referências do desenho animado, brinquedos e games clássicos. Segundo o co-fundador da Tribute Games, Jean-Francois Major, “este jogo é tanto um tributo a uma era incrível das Tartarugas Ninja, quanto à comunidade espetacular que manteve este estágio da série ativo com todo o amor pelas Tartarugas Ninja clássicas.”

Em Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge, começamos a nossa aventura com seis personagens jogáveis: Leonardo, Donatello, Raphael, Michelangelo, Mestre Splinter e April O’Neil.  E, ao terminar a campanha, liberamos mais um aliado: Casey Jones. Vale ressaltar que cada um possui ataques e características únicas, que são distribuídas entre alcance, velocidade e força. 

Ao todo são 16 fases distribuídas em um longo mapa animado, com missões secundárias disponíveis para ajudar a upar os personagens e fortalecê-los. Fique tranquilo que há fases novas 100% originais e também as antigas remodeladas, como os esgotos de Nova Iorque e os cenários pré-históricos de Turtles in Time (1991). Neste aspecto, o jogo brilha muitooo na construção de cada detalhe. É simplesmente sensacional “visitar” o shopping e ver os ninjas jogando Game Boy ou chupando picolé. Tudo funciona de forma orgânica e natural no 16 bits.

Imagem: Divulgação de TMNT

Campanha ou arcade

Aqui, não tem muito segredo. Você pode escolher entre dois modos: campanha ou arcade. A primeira é focada em trazer uma nova experiência ao jogador com colecionáveis, desafios e progressão por personagem. Já a segunda oferece o estilo clássico, sem direito a vida extra e “save”, e pode ser “zerada” em três horas sem grandes problemas. 

Também temos a possibilidade de jogar online com seis jogadores. Fiz alguns testes e a experiência foi positiva no quesito conectividade, não havendo problema de travamento e delay. Porém, não indico jogar com seis jogadores, pois é caótico. Quatro é o número ideal para se divertir e deixar o desafio mais equilibrado

Imagem: Divulgação de TMNT

Gameplay divertido 

Basicamente você vai andar pelas ruas de Nova Iorque e derrotar todos os inimigos. Os controles se dividem entre ataque básico, esquiva e golpe especial. Particularmente, achei muito bom que escolhessem essa lógica, pois deixa o gameplay mais simples e intuitivo. Então, criança ou adulto podem jogar e não terão dificuldade alguma. 

Em paralelo a isso, existe a mecânica de “Up” dos personagens no modo campanha. É possível subir o nível do personagem para desbloquear poderes e fortalecer suas habilidades, como força, velocidade e barra de poder especial. Não há uma árvore de habilidades como os jogos atuais, e nem precisa disso. 

Há um elemento que talvez nem caiba aqui, mas acho importante falar porque impacta na jogabilidade. O painel de escolha dos personagens não está incluso como um ponto dentro do mapa no modo campanha. Isso atrapalha porque o jogador precisava voltar ao menu para trocar o personagem, quando na verdade, os desenvolvedores poderiam só ter incluído essa opção no mapa para facilitar a troca sem tanto prejuízo e loading

Imagem: Divulgação de TMNT

Veredito

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge é um dos melhores jogos indies de 2022. A Publisher Dotemu e Tribute Games realizaram um excelente trabalho e conseguiram entregar um produto com inovação e nostalgia. Apesar da história não ser o forte da coisa, certamente irá se apaixonar pelos personagens, cenários e easter eggs

Outro ponto para parabenizar é a localização em português realizada pela Agência Masamune. Os textos são bem construídos e apresentam boas referências ao desenho clássico das Tartarugas Ninjas

O jogo tem preço sugerido de R$94,99 e indico para todos que querem uma boa diversão de final de semana com os amigos. 

Imagem: Divulgação de TMNT

Pontos positivos

  • Localizado em português 
  • Nostalgia pura 
  • Personagens cativantes

Pontos negativos

  • Modo online funcional, porém sem tantos jogadores 
  • Seleção de personagem nada prático 

NOTA: 9