Dia 30 de janeiro é comemorado o Dia Nacional dos Quadrinhos. Você sabia que, no Brasil, as histórias em quadrinhos começaram a ser publicadas no século XIX? Elas vinham em formas de tiras, nos jornais, e, geralmente, eram sátiras e comédias. Com o surgimento da internet, muita coisa mudou no consumo dos leitores e na produção dos ilustradores. Aqui em Fortaleza, por exemplo, existe em uma galera muito legal que faz arte o tempo todo e, fora da internet, nem sempre tem onde mostrar suas produções. No último “Sana Fest”, que aconteceu dos dias 20 a 22 de janeiro deste ano, quem visitasse a Artist’s Alley poderia ver, conversar e comprar as ilustrações de muitas pessoas.
O Roteiro Nerd conversou com três artistas que estavam lá e fizeram bastante sucesso; Paloma Cabral, Talles Rodrigues e Nycolas Di.
A tartaruga de óculos
Paloma Cabral tem 23 anos, nasceu em Fortaleza e tem uma conta no instagram, @tartatugadeoculos, pra mostrar sua arte. “Acho que posso dizer que desenho desde que aprendi a segurar um lápis, mas só comecei a levar a coisa a sério no início de 2016”, explica. Por falta de oportunidades para pessoas com baixa renda e também pelo pouco apoio que a família proporcionava, Paloma viu a ilustração, por muito tempo, como um hobby. “Nunca imaginei que pudesse ganhar a vida fazendo isso, ser ilustradora não parecia ser algo real”.
Sua “volta” à ilustração se veio de uma forma até inesperada. Começou a tomar gosto pela área de computação gráfica e edição de fotografias (apenas por curiosidade, a ilustradora aprendeu a utilizar alguns softwares), até que descobriu o mundo da ilustração digital. “Acho que o marco principal pro começo da minha carreira como ilustradora, foi quando decidi criar uma conta para postar minhas ilustrações, e me vi no dever de sempre evoluir e mostrar que é possível crescer em algo que você gosta, independente da sua idade ou de quanto tempo tenha ficado sem praticar.” Com isso, ela começou a fazer pequenas artes de divulgação para diversos grupos na internet.

Foto: Divulgação
Ilustrador bagunçado
Estudante de design gráfico, Nycolas Di tem 22 anos e sempre quis transformar seu hobby em profissão. “Quando entrei na faculdade, encontrei pessoas que desenhavam bem melhor do que eu. O que foi ótimo, porque me deparei com o fato de que, se eu quisesse seguir nesse caminho, teria que buscar a evolução constante do meu trabalho”, explicou.
O ilustrador administra uma página no Facebook, o 4º Bagunçado, desde 2014, onde posta seus quadrinhos e processos criativos das ilustrações (e também há uma loja virtual). Nycolas foi na onda da internet e fez uma ilustração da famosa Carreta Furacão.
Quando falamos sobre influências, Di explicou que, apesar de sempre mudar suas referências, quem mais lhe influencia atualmente são David Aja, Gipi e JH Williams III. Ele trabalha em Fortaleza como ilustrador freelancer.

Foto: Divulgação
Um senpai da ilustração
Muito influenciado pelos mangás, Talles Rodrigues é o mais “famoso” dessa matéria. Isso porque ele tem quadrinhos publicados no Social Comics, “Os 7 hábitos dos assassinos altamente eficazes”, “Cortabundas”, “Mayara & Annabelle” e “Boys Love”.
Hoje com 28 anos, ele contou para nós que começou a trabalhar com ilustração em 2009, e teve seu primeiro quadrinho publicado em 2012. Uma de suas obras mais conhecidas é o “Cortabundas”, a história de um bandido que, reza a lenda, andava cortando a bunda das mulheres em um bairro de Fortaleza.

Foto: Divulgação
Social Comics?
Social Comics é um aplicativo que segue o estilo da Netflix, mas que, ao invés de disponibilizar filmes, lá você pode encontrar quadrinhos sobre todos os temas possíveis, e alguns são exclusivos da plataforma.

Foto: Divulgação